O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Quinto dia)

terça-feira, 15 de junho de 2010

por Daniax Brandão

RONALDO Luís Nazário de Lima

Idade: 33

Copa(s): 1994, 1998, 2002, 2006

Partidas pela seleção: 97

Gols pela Seleção: 62

Esteve na delegação que conquistou o tetracampeonato na copa do mundo de 1994, nos EUA, com apenas 17 anos. Mesmo sendo campeão sem jogar, todos já sabiam do seu potencial.

Na copa do mundo de 1998, na França, já era considerado a grande estrela da seleção, ostentando o titulo de ter sido escolhido pela FIFA por duas vezes o melhor jogador do mundo (1996 1997). Marcou cinco gols na competição.Na grande final contra a anfitriã França, foi acometido por uma misteriosa convulsão, o que gerou profundo mal estar no grupo, pois Zagallo então técnico da seleção, optou por colocar Edmundo na grande final, porém, alguns defendiam a presença de Ronaldo que dizia estar apto a jogar.No fim, foi escalado como titular.Ronaldo mal andou em campo, e a França deu um baile nos brasileiros, levantando o troféu após um sonoro 3x0.

No mundial de 2002 na Coréia do sul/Japão, foi chamado por Felipão para a disputa do mundial, ainda que demonstrasse falta de ritmo e uma enorme cicatriz no joelho, decorrente de dois anos antes, onde viveu o momento mais delicado de sua carreira. Na partida contra a Lazio, quando ainda atuava pela inter de Milão, em seu primeiro drible o joelho cedeu, saindo do lugar.A partir desse instante foram oito longos meses até a recuperação.

Foi decisivo no mundial, l marcando oito gols, tornando-se artilheiro da competição. A Final foi contra a Alemanha, cujo jogo a seleção verde e amarelo ganhou com dois gols do “fenômeno”(2x0), um deles, o melhor jogador do torneio o goleiro Oliver Kahn, “bateu roupa” e deixou a bola nos pés do craque, que só empurrou para as redes, o Brasil seria assim pentacampeão mundial.

Em 2006, na Alemanha, fez parte do pífio quadrado mágico (que contava ainda com Ronaldinho, Kaká e Adriano) montado por Parreira, ainda assim Ronaldo marcou três gols, que o fez ultrapassar Gerd Muller e tornar-se, com 15 gols o maior artilheiro das copas do mundo. Contudo nas quartas de final, reencontraram o algoz Zidane e a seleção francesa, que mais uma vez saiu vitoriosa (1x0),com Zizou tendo uma ótima exibição.

Em clubes teve passagens por times que se rivalizam, na Itália defendeu a Internazionale a depois o Milan. Na Espanha defendeu o Barcelona, onde ganhou o apelido de “fenômeno” e anos depois foi jogar no Real Madrid.

Atualmente defendo o Corinthians, depois de jurar amor eterno ao clube de “coração” Flamengo.

1 comentários:

Gigante Colorado 16 de junho de 2010 às 05:20  

Pra mim esse cara é uma lição, quisera todos os times tivessem pelo menos um jogador como ele!
Porque eu digo isso??
Porque o cara gosta do que faz, uma pessoa que já passou por tudo que ele passou e ainda continuar jogando, nossa, tem que amar mesmo o que faz!
Sem falar que é um crack NATO, pode estar fora de forma, mas sempre consegue desconcertar os zagueiros! rsrsrs

Beijoooo (Gabriela)

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO