Última chamada para a África
domingo, 15 de novembro de 2009
Uruguai, França, Portugal e Rússia. Estas quatro seleções saíram na frente pelas últimos passaportes em aberto para a Copa do Mundo do ano que vem na África do Sul. A repescagem que vai chegando ao final, decide até quarta-feira as seleções que faltam para o maior campeonato do mundo. Apenas Grécia x Ucrânia ficaram no 0 x 0 e permanecem com a situação indefinida e sem favoritismo.
Nas eliminatórias americanas, que reúne o 5ºcolocado da Conmebol contra o 4ºda Concacaf, o Uruguai levou a melhor sobre a Costa Rica, vencendo fora de casa por 1 x 0, gol de Diego Lugano. A Celeste Olímpica colocou um pé na África do Sul, já que decide em casa sua classificação, sob o olhar de sua apaixonada torcida. A partida será na quarta-feira as 21h (horário de Brasília) no estádio Centenário de Montevidéu.
A França, a exemplo do Uruguai, também venceu fora de casa e ficou mais perto da África. Com um gol de Nicolas Anelka os “Bleus” que sofreram na fase de grupos das eliminatórias, agora decidem em casa a vaga. Para esta partida o treinador Raymond Domenech não poderá contar com o meia Jeremy Toulalan e o lateral Eric Abidal. Ambos saíram da partida sentindo lesões e desfalcarão a França no jogo decisivo.
Em Atenas, Grécia x Ucrânia fizeram um jogo previsível. Com equilíbrio e absolutamente nenhum favoritismo as duas equipes não saíram do 0 x 0. A seleção ucraniana leva a vantagem de decidir em casa a vaga para a copa do mundo, mas pelo futebol apresentado pelas duas seleções no sábado, fica impossível apontar um favorito.
Na base do sofrimento, assim como foi em toda campanha nas eliminatórias, os portugueses conseguiram sair na frente da Bósnia, ao vencerem por 1 x 0 no estádio da Luz em Lisboa. Desfalcado do atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, a seleção lusitana levou um sufoco nos minutos finais, mas conseguiram sair vitoriosos. Com o resultado, Portugal joga por um empate na Bósnia para carimbar o passaporte.
EMOÇÃO NA ÁFRICA
No jogo mais emocionante da rodada, Egito x Argélia decidiam a últiam vaga africana para a Copa. A seleção egípcia, atual campeã da copa africana, precisavam de uma vitória por 3 gols de diferença para conseguir a vaga direta. Sob inspiração ed um estádio lotado, o time conseguiu 2 x 0 e ficou rigorosamente empatada com a Argélia na classificação final: 13 pontos, 4 vitórias, 9 gols marcados, 4 sofridos. No confronto direto, houve vitória da Argélia por 3 a 1, mas a regra não dá vantagem por gol marcado fora de casa. Com isso as seleções irão decidir num jogo extra em campo neutro a última vaga.
Ambas as seleções buscam a terceira classificação à Copa do Mundo. O Egito se classificou em 1934 e 1990. já os argelinos marcaram presença em 1982 e 1986. O destaque negativo ficou por conta da briga entre as duas torcidas. No final do jogo torcedores egípcios apedrejaram vários ônibus da torcida argelina presente no estádio.
O jogo decisivo entre Egito x Argélia, será disputado em Cartum, capital do Sudão.
Quarta feira saem as decisões. Cancele seus compromissos e se ligue na TV. O último trem para a África do Sul está partindo...
Postar um comentário