Tudo pronto para o sorteio da UEFA EURO 2012!
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Logo da Eurocopa 2012, em frente a uma catedral em Kiev, na Ucrânia. Em ano de Copa do Mundo, a UEFA pede passagem com o sorteio das chaves para as eliminatórias.
Varsóvia, capital da Polônia, será palco do sorteio dos grupos das eliminatórias para a Eurocopa, no próximo Domingo. As eliminatórias para a competição, que ocorre em Junho de 2012, começam no mês de Setembro deste ano e terminam no fim de 2011, quando as 14 seleções classificadas se juntarão a Ucrânia e Polônia, classificadas automaticamente por serem sede da UEFA Euro. Serão 9 grupos ao todo, sendo seis com 6 seleções e os outros três com apenas 5. Dentro dos grupos, as equipes fazem jogos de ida e volta e os primeiros colocados conseguem classificação direta para a Euro. Dos 9 grupos restantes, o segundo colocado com maior pontuação conseguirá classificação direta, sendo que nos grupos com 6 equipes será descartada a pontuação do segundo lugar contra o sexto da chave. Assim 10 seleções se classificam em uma primeira etapa e os outros 8 segundos colocados se enfrentam em playoffs para definir as 4 vagas restantes. O regulamento é difícil, mas é justo. Curioso é que Rússia e Geórgia não poderão ficar no mesmo grupo, assim como Azerbaijão e Armênia, devido aos conflitos políticos entre essas ex-repúblicas soviéticas. Confira os potes para o sorteio:
Pote 1: Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Croácia, Portugal, Rússia e França.
Pote 2: Grécia, República Tcheca, Suíça, Suécia, Sérvia, Turquia, Dinamarca, Romênia e Eslováquia.
Pote 3: Israel, Bulgária, Finlândia, Noruega, Irlanda, Escócia, Irlanda do Norte, Áustria, Bósnia-Herzegovina.
Pote 4: Eslovênia, Letônia, Lituânia, Hungria, Bielorrússia, Bélgica, Chipre, Macedônia e País de Gales.
Pote 5: Montenegro, Albânia, Estônia, Geórgia, Moldávia, Islândia, Armênia, Cazaquistão e Liechtenstein
Pote 6: Luxemburgo, Malta, Ilhas Faroé, Azerbaijão, Andorra e San Marino.Torneio do leste asiático! Goleiro japonês defende pênalti cobrado por Yang Hao. O empate por 0x0 com a China foi considerado mais um péssimo resultado para os nipônicos, que frequentemente tem sido vaiados por suas atuações apáticas.
Ushida briga pela bola com o chinês Shiang Sun. Em jogo brigado, China e Japão mostraram que vão lutar pelo título do torneio.
O Japão decepcionou na estreia do campeonato da Ásia Oriental, ao empatar por 0x0 com a China no estádio de Ajinomoto. Os nipônicos, que empataram com a Venezuela em amistoso nessa semana, foram bastante vaiados após a partida e o técnico TaKeshi Okada tem seu cargo ameaçado. O jogo foi equilibrado, mas a China foi quem levou mais perigo, apesar do maior volume de jogo dos japoneses. No primeiro tempo, os chineses tiveram grande chance em cobrança de pênalti de Yang Hao, brilhantemente defendida pelo goleiro Narazaki. No segundo tempo, O lateral Uchida desperdiçou a melhor chance do Japão, ao acertar a trave. Em seguida, o chinês Rong Hao fez cruzamento despretensioso, mas a bola surpreendeu Narazaki e só não entrou porque a zaga apareceu para salvar. No fim 0x0 e as duas seleções ficam na torcida por um empate no jogo de amanhã entre Hong Kong e Coréia do Sul, para tentarem assumir a liderança na segunda (e penúltima) rodada.
O técnico da seleção inglesa Fábio Capello decidiu retirar a faixa de capitão do zagueiro John Terry, envolvido em escândalo sexual com a esposa de Wayne Bridge. Após reunião de 12 minutos com o jogador, o técnico declarou: “após pensar muito, eu tomei a decisão de que é melhor para o time tirar a braçadeira de Terry. Como capitão, ele teve um comportamento extremamente positivo. No entanto, eu levei em consideração o que é melhor para a Inglaterra". Rio Ferdinand deve assumir a braçadeira de capitão. O English Team enfrenta Argélia, EUA e Eslovênia na primeira fase da Copa.
O técnico da seleção portuguesa Carlos Queiroz trocou socos com um jornalista no aeroporto de Lisboa, quando ambos aguardavam vôo para Varsóvia, local do sorteio para os grupos das eliminatórias da UEFA Euro 2012. Segundo testemunhas, o treinador deu dois socos no jornalista, após ríspida discussão. O fato, no entanto, foi diminuído por Queiroz, que em entrevista ao jornal “a bola” afirmou que houve apenas insultos e empurrões, sem socos. Os patrícios são um dos nove cabeças-de-chave para o sorteio, que terá acompanhamento ao vivo pelo site oficial da UEFA e pelo canal SPORTV, a partir de 9 de manhã (horário de Brasília) .
Em Togo, uma grande manifestação com cerca de 25.000 pessoas (segundo a imprensa local) contra a CAF, que arbitrariamente puniu a seleção togolesa, suspendendo-a das duas próximas edições da Copa Africana de Nações. Além da injusta suspensão, os revoltosos se manifestaram contra a escolha de Cabinda (uma região de guerrilha) para sediar o torneio. Vale lembrar que o ônibus de Togo foi metralhado por revoltosos e a CAF suspendeu a seleção por ter retornado ao país para velar seus mortos.
A FIFA já anunciou os 30 árbitros que estarão na Copa do Mundo de 2010. Pela escolha, 10 fazem parte da UEFA (Europa), 6 da Conmeboll (América do Sul), 4 da CAF (África), AFC (Ásia) e Concacaf (América do Norte e Central) e 2 da OFC (Oceania). São 28 nacionalidades ao todo, sendo que o Brasil será representado, mais uma vez, por Carlos Eugênio Simon. O brasileiro foi muito criticado nos últimos anos, devido a atuações desastrosas em jogos decisivos de campeonatos importantes, como no Brasileirão do ano passado, quando foi suspenso após anular gol legítimo do Palmeiras contra o Fluminense no Maracanã. A incoerência dos representantes da FIFA não parou por aí, já que o sueco Martin Hansson foi confirmado na lista. Para quem não se lembra, foi Hansson o grande responsável pela desclassificação da Irlanda durante as eliminatórias para a Copa de 2010, ao validar um lance bisonho de Henry, que ajeitou a bola com a mão duas vezes, antes de cruzar para Gallas empatar a partida para os bleus e eliminar os irlandeses. Se você pensa que parou por aí, o polêmico Massimo Buzaca que já urinou em campo e foi suspenso nesse ano por fazer gestos obscenos para a torcida, também foi confirmado na lista. Ou seja, promessas de muitas lambanças na África do Sul, com a benção da FIFA. A Irlanda, por outro lado, assistirá Henry, Martin Hansson e até um dos bandeirinhas daquele jogo, o também sueco Steffan Hittiberg, desfilar pelos gramados da África do Sul.
Postar um comentário