Em jogo chato, Paraguai derrota a Coréia do Norte.
sábado, 15 de maio de 2010
Os jogadores do Paraguai comemoram o gol da vitória contra a Coréia do Norte, marcado por Santa Cruz, de pênalti, aos 40 do segundo tempo.
Quem parou para assistir ao jogo entre Coréia do Norte e Paraguai, certamente se arrependeu. Em um estádio pequeno, em frente à sede da UEFA na cidade de Nyon (Suíça), era mais fácil ver mulheres conversando, crianças se divertindo e carros passando na rua de cima, do que torcedores apreensivos com um jogo que foi totalmente desinteressante. O Paraguai, que tem mais gabarito, entrou em campo com uma equipe mista, mas com jogadores visivelmente despreocupados em mostrar serviço para o técnico Gerardo Martino. Tanto é que não seria exagero dizer que os norte-coreanos jogaram melhor no primeiro tempo. Nos 45 minutos finais, com a entrada de alguns nomes mais conhecidos, o Paraguai “melhorou um pouco” e conseguiu a vitória. Os asiáticos, por sinal, já estão com o grupo fechado para a Copa do Mundo e, por isso, entraram em campo com uma equipe que pode ser a titular no jogo de estreia, contra o Brasil.
No primeiro tempo, a seleção sul-americana começou com maior volume de jogo e arriscando chutes de fora da área. O bom goleiro Ri Myong-Guk, porém, não fez nenhuma defesa complicada, afinal os paraguaios não acertavam a pontaria. A Coréia do Norte, por outro lado, caprichou na marcação e não dava espaços para o time de Gerardo Martino. Aos poucos, os adversários do Brasil na primeira fase foram equilibrando as ações e começaram a sair em rápidos contra-ataques, uma característica que deve ser observada por Dunga. Hong-Yong Jo, capitão e camisa 10, foi o principal nome do time e praticamente todas as jogadas de ataque passaram por seus pés. Cha Jong-Hyok, lateral direito, também participou muito, sempre apoiando com velocidade. O camisa 2, por exemplo, recuperou uma bola no campo defensivo, puxou o contra-ataque e lançou para Hong-Yong Jo, que deu uma assistência espetacular para Choe Kum-Chol que, ao tentar encobrir o goleiro, mandou para fora. Inexplicavelmente, Jong Tae-se (um dos destaques da seleção norte-coreana) entrou em campo somente aos 40 minutos do primeiro tempo.
A bronca de Gerardo Martino surtiu efeito e o Paraguai voltou mais ligado para a segunda etapa, buscando pressionar o adversário. Estigarribia quase marcou em chute cruzado, logo no início. Depois foi a vez de Jonathan Santana fazer boa jogada pela esquerda e cruzar para a área. Ao tentar cortar, Ri Jun-II quase marcou um gol contra. Ledesma, mais uma vez, mandou um petardo de fora da área e por muito pouco não fez o primeiro gol (a bola bateu na trave). Recuada, a seleção norte-coreana tentava segurar desesperadamente o empate. Aos 36 minutos, Hong yong-Jo teve a chance de fazer para a Coréia em lindo chute de fora área. Três minutos depois, no entanto, uma infelicidade de Pak Nam-Chol definiu a sorte das equipes. O zagueiro, ao tentar ajeitar uma bola dentro da área, tocou de leve com a mão (para mim, sem intenção). O árbitro, que pareceu ignorar o lance, voltou atrás e marcou o pênalti, muito bem convertido pelo bom e velho Roque Santa Cruz. No final do jogo, após cobrança de escanteio, o lateral Cha Jong-Hyok quase fechou sua participação com chave de ouro, ao pegar um voleio de primeira, que passou muito perto do gol paraguaio. No fim, 1x0 para os sul-americanos, que tem o argumento de ainda não contarem com o time titular para amenizar a péssima atuação. Já os norte-coreanos, que ficariam felizes em sair da Copa sem levar goleadas, estão no caminho certo e, dependendo do dia, quem sabe não arrancam um empate de Brasil, Costa do Marfim ou Portugal.
Outras notícias
Amanhã tem amistoso entre México x Chile, às 14 horas (horário de Brasília). Javier Aguirre, técnico da seleção mexicana, anunciou hoje o corte de mais dois jogadores de sua lista: Adrián Aldrete (Monarcas) e Valenzuela (América). Agora são 24 atletas a disposição do treinador, que precisa cortar mais 1 atleta até o dia 01.06 (data limite para que todas as seleções apresentem uma lista de 23 convocados). Confira:
Goleiros: Guillermo Ochoa (América), Óscar Pérez (Jaguares Chiapas) e Luis Ernesto Michel (Chivas Guadalajara).
Defensores: Rafael Márquez (Barcelona), Ricardo Osorio (Stuttgart), Héctor Moreno (AZ Alkmmar), Francisco Rodríguez (PSV Eindhoven), Carlos Salcido (PSV Eindhoven), Paúl Aguilar (Pachuca), Efraín Juárez (Pumas UNAM), Jonny Magallón (Chivas Guadalajara)e Jorge Torres Nilo (Atlas).
Meio-campistas: Gerardo Torrado (Cruz Azul), Israel Castro (Pumas UNAM), Jonathán dos Santos (Barcelona) e Andrés Guardado (Deportivo La Coruña).
Atacantes: Pablo Barrera (Pumas UNAM), Adolfo Bautista (Guadalajara), Alberto Medina (Chivas Guadalajara), Cuauhtémoc Blanco (Veracruz), Javier Hernández (Manchester United), Giovani dos Santos (Galatasaray), Guillermo Franco (West Ham) e Carlos Vela (Arsenal).
Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo, o meia Michael Ballack deixou toda a Alemanha apreensiva ao sair de campo machucado, na partida em que o Chelsea (seu clube) venceu o Portsmouth, pela Copa da Inglaterra. O lance aconteceu após entrada do também alemão Kevin Prince-Boateng, irmão do lateral Jerome Boateng, que está na pré-convocação da seleção. Joachim Löw, técnico da Alemanha, revelou agora a pouco que o jogador não sofreu fratura no tornozelo, que era uma preocupação do departamento médico do clube inglês. Löw afirmou que após ter conversado com o assessor de Ballack, está mais tranqüilo. O capitão da seleção alemão deve passar por novos exames amanhã, para ver se não houve nenhum problema nos ligamentos.
Huh Jung-Moo, técnico da Coréia do Sul, declarou que o amistoso de amanhã contra o Equador poderá ser a última chance para alguns jogadores mostrarem serviço. Park Chu Young, um dos destaques da equipe, está fora do confronto, pois se recupera de uma lesão na coxa. Park Ji Sung, por outro lado, já está liberado pelo Manchester United e deve ser titular no jogo contra a boa seleção sul-americana. Os equatorianos, por sinal, não contam com jogadores de destaque como Valência (Manchester United) e Christian Benitez (Birmingham City). A equipe equatoriana já está definida com Elizaga no gol, Ibarra, Hurtado, Fleitas e Nazareno na defesa, Ulisses de La Cruz, Hidalgo, Minda e Arroyo no meio de campo e a dupla de ataque formada por Quinonez e Kaviedes. O jogo entre Coréia do Sul e Equador acontece no Domingo pela manhã.O Mbombela Stadium, em Nelspruit, será inaugurado amanhã em amistoso entre África do Sul x Tailândia.
A fraca seleção da Tailândia, comandada por Bryan Robson, já está na África do Sul, onde enfrenta os “bafana bafana” amanhã. A partida, que marca a inauguração do estádio Mbombela (Nelspruit), é especial, pois marca o primeiro encontro entre as duas seleções na história. Todos os 30.000 ingressos colocados a venda já foram adquiridos pelos torcedores.
Postar um comentário