O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

França empata com a Tunísia! Inglaterra vira para cima do Japão e Chile vence dois jogos no mesmo dia!

domingo, 30 de maio de 2010

Ribery sofre entrada dura de Ifa, durante amistoso da França contra a Tunísia.

Em teste complicado, a França foi à Tunísia e saiu com um empate por 1x1 com a seleção local. As “águias de Cartago”, apesar de não terem se classificado para o Mundial, são uma das seleções mais fortes e tradicionais do continente africano. Eles têm mais time que a África do Sul, por exemplo. Enfim, Raymond Domenech voltou a armar a França no esquema 4-3-3. Ribery e Govou jogaram mais abertos, com Anelka centralizado. Na armação, Malouda se aproximou muito de Ribery, pelo lado esquerdo. Além dele, o talentoso Gourcuff tem liberdade para sair, deixando Toulalan mais preso na marcação. No papel, tudo é fantástico, mas na prática as coisas ainda não funcionaram. A Tunísia, inclusive, abriu o placar, logo no início da partida. Após boa jogada de Nafti, Bem Khalfallah apareceu sozinho pela esquerda e cruzou rasteiro para Jemaa completar para o gol de Lloris, que voltou a ser titular depois de Mandada jogar contra a Costa Rica. Com a vantagem no placar, a Tunísia continuou explorando os contra-ataques. O grande problema da França é a defesa. Evra e Sagna são jogadores que apóiam bem, mas não conseguem ter a mesma eficiência na marcação. O pior de tudo é que o ótimo lateral-esquerdo, Abidal, foi escalado como zagueiro pelo técnico Raymond Domenech. Com a improvisação de Abidal e com Gallas voltando de lesão, dá para entender os motivos que fazem a seleção francesa tomar tantos gols bobos. No segundo tempo, o técnico francês escalou Planus e Squillaci no lugar de Abidal e Gallas, que havia acabado de fazer, de cabeça, o gol de empate da França. O lance, inclusive, saiu em cobrança de falta de Gourcuff, um dos pontos fortes dessa seleção. Voltando ao primeiro tempo, Ribery foi o jogador que mais deu trabalho para a defesa tunisiana. No intervalo, porém, o jogador do Bayern de Munique saiu para a entrada de Henry. Govou e Anelka também saíram, para as entradas de Cisse e Gignac. O trio de frente, portanto, estava mudado e, mesmo assim, as chances de gol quase não aconteciam. Outras alterações foram feitas e Raymond Domenech ainda tem o amistoso contra a China, dia 04.06, para decidir os 11 titulares que enfrentam o Uruguai, no dia 11.06, pela Copa do Mundo. Acredito que apenas Ribery, Sagna, Evra, Lloris, Toulalan, Gourcuff e Malouda sejam titulares absolutos nesse momento. Gallas ainda precisa de ritmo de jogo, mas deve ser confirmado. A outra vaga na defesa, porém, está totalmente em aberto, principalmente depois da atuação ruim de Abidal. No ataque, Cisse, Henry, Gignac, Govou e Anelka lutam por duas vagas ao lado de Ribery. Essa é a França de Domenech, o contestado treinador que, no amistoso contra a China, vai se tornar o homem com o maior número de jogos no comando dos “bleus”.

Kawashima defende pênalti cobrado por Lampard! O goleiro bem que tentou salvar, mas a dupla de zaga do Japão não colaborou e fez os gols da vitória dos ingleses.

Somente os “samurais azuis” marcaram gols no amistoso entre Japão e Inglaterra, realizado neste Domingo. Se você acha que os japoneses venceram a partida, está muito enganado. Com um gol a favor e dois contras, a seleção asiática perdeu de virada, por 2x1. No primeiro tempo, a Inglaterra fez uma partida muito ruim. Com muitas mudanças em relação ao jogo contra o México, o técnico Fábio Capello aproveitou o amistoso para fazer algumas observações, como as entradas de Bent, Walcott, Lennon e Huddlestone entre os titulares. Gerrard, que teve problemas físicos durante a semana, foi poupado. Aos 7 minutos de jogo, o Japão saiu na frente com gol de Marcus Tulio Tanaka, que aproveitou cruzamento rasteiro, se adiantou a Glenn Johnson e mandou de primeira, para o fundo das redes. No intervalo, Fábio Capello promoveu a entrada de jogadores importantes como Joe Cole e Gerrard. Os ingleses melhoraram muito e passaram a ameaçar o goleiro Kawashima com maior frequência. Aos 9 minutos, Honda achou que era goleiro e, na barreira, subiu para espalmar a bola. Lampard foi para a cobrança e Kawashima defendeu o pênalti de forma brilhante. Honda e Hasebe, em chutes de fora da área, assustaram o goleiro Hart, que substituiu James no intervalo. A melhor chance, porém, foi de Morimoto, que obrigou Hart a fazer uma boa defesa. Pelo lado inglês, Rooney arriscou um bonito chute de fora da área, mas o bom goleiro Kawashima fez uma defesa complicada. Quando o Japão parecia equilibrado no jogo, Joe Cole fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para a área. Marcus Tulio Tanaka tentou cortar e mandou para as próprias redes. Dez minutos depois, Nakazawa “invejou” seu companheiro de zaga e também resolveu trair Kawashima, ao desviar cruzamento de Ashley Cole. Ou seja, a Inglaterra saiu com a vitória mais por incompetência do setor defensivo japonês do que pela pontaria de seus atacantes. Durante a semana, Fabio Capello vai anunciar os últimos cortes da convocação. A Inglaterra só volta a campo no dia 12.06, pela Copa do Mundo, contra os EUA. O Japão, do pressionado treinador Takeshi Okada, ainda tem amistoso contra a Costa do Marfim.

Paraguai! Em pé: Dario Veron, Justo Villar, Julio Cesar Caceres, Victor Caceres, Paulo da Silva e Estigarribia. Agachados: Aureliano Torres, Nestor Ortigazo, Osvaldo Martinez, Ledesma e Achucaro.
Costa do Marfim! Em pé: Kolo Toure, Romaric, Yaya Toure, Guy Demel, Dindane e Salomon Kalou. Agachados: Boubacar, Tiote, Drogba, Zokora e Siaka Tiene.

Na cidade de Evian-Les-Bains (França), Paraguai e Costa do Marfim empataram pelo placar de 2x2. O clima entre as duas seleções não era nem um pouco amistoso, já que a delegação marfinense não gostou da troca de estádio de última hora. Na realidade, os paraguaios não aprovaram as condições do gramado do primeiro estádio e, por isso, solicitaram a transferência do jogo para o Camille Fournier. Enfim, a partida aconteceu em um dia chuvoso. A Costa do Marfim, curiosamente, jogou com um uniforme excêntrico, que dá a impressão de que os jogadores estão sujos de lama. A tradicional cor laranja usada pelos “elefantes” não foi utilizada para não ser confundida com o primeiro uniforme do Paraguai. Em campo, Sven Goran Eriksson escalou quase todos os titulares da Costa do Marfim, enquanto que Gerardo Martino mandou a campo um Paraguai misto. Talvez pelo clima hostil que envolveu o pré-jogo, a partida foi muito violenta no primeiro tempo. Drogba, o grande nome da Costa do Marfim, foi muito bem marcado pela defesa paraguaia. A primeira chance do craque aconteceu aos 39 minutos, quando apareceu livre, mas cabeceou a bola para fora. No fim do primeiro tempo, os africanos esboçaram uma pressão e deram trabalho para o goleiro Justo Villar, mas o placar de 0x0 prevaleceu. Na etapa final, a Costa do Marfim manteve o domínio da partida. Aos 9 minutos, enfim, os africanos encontraram o caminho do gol, através de cobrança de falta de Drogba. Vinte minutos depois, os marfinenses ampliaram com Bamba. Com o placar de 2x0, a fatura parecia estar liquidada. Só parecia! Lucas Barrios, que entrou aos 25 minutos, recebeu cruzamento da esquerda, matou a bola no peito e mandou para o fundo do gol. Um golaço! O próprio Barrios, que é argentino naturalizado paraguaio, perdeu a chance de empatar a partida. Quando a peleja já caminhava para o final, Aureliano Torres cobrou falta e empatou para os sul-americanos. O resultado acabou sendo injusto, já que os marfinenses foram buscaram mais o jogo.

Cha Du-Ri (Coréia do Sul) e o jovem Anton Putilo (Bielorrússia) brigam pela bola em amistoso. Os europeus levaram a melhor e venceram por 1x0!
O nigeriano Obinna arrisca o chute em amistoso contra a Colômbia.

A Nigéria empatou outro amistoso contra uma seleção que não disputará a Copa do Mundo. Depois de ficarem no 0x0 com a Arábia Saudita no meio da semana, as “super águias” empataram por 1x1 com a Colômbia. O jogo, curiosamente, foi realizado com os portões fechados no estádio Upton Park, em Londres. Aos 29 minutos do primeiro tempo, os “cafeteros” abriram o placar com Valdez, que pegou de primeira após cobrança de escanteio. A Nigéria só achou o gol de empate aos 25 minutos da segunda etapa, através de Haruna. Se servir de consolo para os africanos, a Coréia do Sul (concorrente da Nigéria na Copa) perdeu para a Bielorrússia, que não disputará o Mundial. Jogando em Kufsten (Áustria), os bielorrussos fizeram o gol da vitória aos 8 minutos do segundo tempo, com Kisliak. Já a seleção mexicana, que perdeu amistosos para Holanda e Inglaterra recentemente, conseguiu uma boa goleada contra Gâmbia. Em jogo realizado em Bayreuth (Alemanha), os mexicanos não tiveram piedade e golearam os adversários por 5x1. Após um “passe açucarado” da zaga de Gâmbia, Javier Hernandez agradeceu o presente e abriu o placar. No início da segunda etapa, o novo atacante do Manchester United aproveitou cruzamento de Salcido pela esquerda e fez o seu segundo gol na partida. Aos 11 minutos, “Chicharito” saiu aplaudido pelos seus dois gols e deu lugar a Alberto Medina, que completaria a festa. Medina, primeiro, se livrou da marcação e tocou a bola para Adolfo Baustista, sem goleiro, só completar para as redes. Sohna, de cabeça, descontou para Gâmbia, mas Medina, outra vez, recebeu lançamento, matou a bola no peito e só não fez um golaço porque o goleiro Dembo espalmou. No rebote, adivinha quem estava lá para completar? Isso mesmo! Bautista só empurrou para as redes e fez4x1 para “El tri”. Medina ainda deixou o dele, após boa jogada individual, e completou a goleada mexicana. Na quinta-feira, o México enfrenta a Itália em amistoso.

Não é por acaso que o argentino Marcelo Bielsa, técnico da seleção chilena, é chamado de louco. Olha como a ideia do cara é, no mínimo, estranha! Para o mesmo dia, o treinador solicitou à federação que marcasse dois amistosos em cidades diferentes. Dessa forma, “la roja” teve dois compromissos neste Domingo. No primeiro, realizado em Chillán, os sul-americanos venceram a Irlanda do Norte por 1x0. O gol foi marcado por Esteban Paredes, aos 30 minutos do primeiro tempo. A formação do Chile para esse jogo foi a seguinte: Miguel Pinto, Pablo Contreras, Ismael Fuentes, Arturo Vidal, Mauricio Isla, Roberto Cereceda, Fierro, Mark Gonzales, Matias Fernandez, Marco Estrada e Esteban Paredes. Orellana, Ross e Felipe Gutierrez entraram na segunda etapa. O Chile dominou as ações do início ao fim, mas foi pouco efetivo na hora de concluir os lances de gol. Após a partida, a delegação viajou cerca de 100 quilômetros até a cidade de Concepción, onde goleou Israel por 3x0. Humberto Suazo, Alexis Sanchez e Rodrigo Tello fizeram os gols dessa partida. Inclusive, foi nesse jogo contra Israel, que o técnico escalou a equipe titular: Claudio Bravo, Gonzalo Jara, Gary Medel, Waldo Ponce, Rodrigo Tello, Valdivia, Carlos Carmona, Rodrigo Millar, Alexis Sanchez, Humberto Suazo e Jean Beausejour. Orellana e Felipe Gutierrez também entraram no segundo tempo dessa peleja e podem colocar no currículo que disputaram dois jogos pela seleção chilena no mesmo dia. Além deles, Bernardo Campo, Luis Sandoval e José Martinez foram testados pelo “loco” Bielsa.

Placar geral dos amistosos: Tunísia 1x1 França; Japão 1x2 Inglaterra; Paraguai 2x2 Costa do Marfim; Nigéria 1x1 Colômbia; Bielorrússia 1x0 Coréia do Sul; México 5x1 Gâmbia; Chile 1x0 Irlanda do Norte; Chile 3x0 Israel.

Mais notícias

Em território sul-africano, a Austrália treina para amistoso contra a Dinamarca, que acontece depois de amanhã.
Robben, sentindo dores nas costas, foi poupado do treinamento da Laranja. O craque do Bayern de Munique é dúvida para o amistoso contra Gana, na Terça.

Que Marcelo Lippi não será mais o treinador da Itália após a Copa, todos sabem. A novidade é que a Federação Italiana divulgou o nome do novo técnico: Cesare Prandelli, ex-Fiorentina. Segundo o jornal “La Gazzetta Dello Sport”, Giancarlo Abete (presidente da federação italiana) se encontrou com Prandelli na manhã deste Domingo e fechou um acordo de quatro anos. Marcelo Lippi espera deixar o comando da Azurra assim como deixou em 2006: com o título de campeão do mundo. Falando na seleção italiana, a equipe realizou um jogo-treino contra o Russi (clube da quarta divisão) e goleou por 8x0, com direito a três gols de Di Natale. No esquema 4-3-3, a Itália entrou em campo com: Buffon, Christian Maggio, Leonardo Bonucci, Cannavaro e Zambrotta; Gattuso, Pirlo e Marchisio; Iaquinta, Gilardino e Di Natale.

O técnico Dunga realizou neste Domingo o primeiro treinamento coletivo da seleção brasileira em Johanesburgo. As principais dúvidas da imprensa estavam na lateral esquerda (Michel Bastos ou Gilberto) e também quem seria o companheiro de Kaká no meio de campo (Elano ou Ramires). Enfim, na atividade de 45 minutos, a equipe titular foi formada por: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. O time titular dominou o treino, explorando muito o lado direito com Maicon. O placar, no entanto, ficou 0x0. Luis Fabiano e Júlio Baptista foram os jogadores da seleção brasileira que participaram da entrevista coletiva, que aconteceu durante o período da manhã. Dentre os vários assuntos, os dois reforçaram as críticas do goleiro Júlio César, disparando contra a Jabulani (bola da Copa) que, na opinião de Luís Fabiano, é “sobrenatural”.

Acabou a novela! O zagueiro luso-brasileiro Pepe vai disputar a Copa do Mundo de 2010, depois de ser liberado pelos médicos da seleção portuguesa e do Real Madrid, clube em que joga. Depois de diversos exames, os especialistas se reuniram neste Domingo e constataram a recuperação do atleta, que realizou uma operação no joelho e não joga futebol desde Dezembro do ano passado. Dessa forma, o técnico Carlos Queiroz deve anunciar o corte de Zé Castro, afinal ele trabalha com 24 atletas e precisa anunciar a lista final, com 23 nomes, até o dia 01.06.

Que azar é esse? A Alemanha perdeu mais um jogador para a Copa do Mundo. O zagueiro Westermann, do Shalke 04, se contundiu no amistoso contra a Hungria, realizado ontem, e não terá condições de disputar a competição. Tecnicamente falando, o jogador teve uma lesão no osso escafóide do pé esquerdo. Além dele, Joachim Löw já perdeu Ballack, Traesch, Rolfes, Rene Adler e Enke, que se suicidou no fim do ano passado.

Kevin-Prince Boateng, o responsável por tirar Ballack da Copa de 2010, foi confirmado na convocação de Gana. Boateng nasceu na Alemanha, chegou a jogar com os germânicos em campeonatos de base, mas conseguiu nacionalidade ganesa e vai defender as “estrelas negras” no mundial. Boateng, de forma direta, tirou da Copa o principal jogador de uma concorrente direta por vaga nas oitavas de final, mesmo porque Alemanha e Gana estão no mesmo grupo. Mas o castigo veio na mesma moeda, afinal a seleção africana não poderá contar com Essien, que não se recuperou de uma lesão. Os dois craques, coincidentemente, jogam no Chelsea. Confira a lista:

Goleiros: Richard Kingson (Wigan-ING), Daniel Agyei (Liberty Professionals), Stephen Aholu (Heart of Lions).

Defensores: John Pantsil (Fulham-ING), John Mensah (Sunderland-ING), Samuel Inkoom (Basel-SUI), Hans Sarpei (Bayer Leverkusen-ALE), Rahim Ayew (Zamalek-EGI), Lee Addy (Bechem Chelsea), Isaac Vorsah (Hoffenheim), Jonathan Mensah (Granada-ESP).

Meio-campistas: Kwadwo Asamoah (Udinese-ITA), Anthony Annan (Rosenborg-NOR), Sulley Muntari (Internazionale-ITA), Kevin-Prince Boateng (Portsmouth-ING), Quincy Owusu-Abeyie (Al-Sadd-CAT), Stephen Appiah (Bologna-ITA), Andre Ayew (Arles-FRA), Derek Boateng (Getafe-ESP).

Atacantes: Asamoah Gyan (Rennes-FRA), Prince Tagoe (Hoffenheim-ALE), Dominic Adiyiah (Milan-ITA) e Matthew Amoah (NAC Breda-HOL).

A Inglaterra se sagrou campeã da Eurocopa sub-17 neste Domingo. Após superar República Tcheca, Grécia e Turquia na primeira fase, a garotada inglesa precisou tirar a forte seleção francesa na semifinal para decidir o título contra a Espanha, que é uma potência da categoria. Para você ter uma ideia, a Espanha sub-17 venceu duas das três últimas edições do campeonato europeu, que é disputado todo ano. A fase final, disputada desde o dia 18.05, aconteceu em Liechtenstein. Na decisão, a Espanha começou melhor e saiu na frente, com um gol de Gerard. Mas com gols de Andre Wisdom e Connor Wickham, a Inglaterra virou a partida para 2x1. Esse foi o primeiro título europeu dos ingleses na categoria.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO