O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

África do Sul 1x1 México!

sexta-feira, 11 de junho de 2010






Guarde essa data: 11.06.2010. Para a África do Sul, a abertura oficial da Copa do Mundo nesta sexta-feira, não significa apenas a realização de um sonho. Para esse povo, que passou anos sofrendo com a política do apartheid, receber a maior competição de futebol do mundo é mais que um presente. Infelizmente, o herói sul-africano, Nelson Mandela, não pôde comparecer ao estádio para dar o pontapé inicial, devido a uma tragédia familiar, em que sua bisneta de 13 anos faleceu em um acidente de carro. Mesmo com esse clima, a festa de abertura foi homérica. Com o estádio colorido de amarelo e verde, cores de África do Sul e México, o evento enfatizou a cultura africana, como um todo. Foi legal acompanhar o ritmo e a alegria desse povo. Gostei muito da apresentação das bandeiras de todas as seleções envolvidas, inclusive nas eliminatórias. A entrada das seleções em campo, com o árbitro Ravshan Irmatov (Uzbequistão) pegando a bola, foi outra imagem muito legal de se ver. Antes dos hinos nacionais, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o da FIFA, Joseph Blatter, fizeram um discurso, declarando o início do Mundial.
Enfim, África do Sul e México não fizeram um grande jogo tecnicamente. Javier Aguirre colocou “el tri” no 3-4-3, enquanto que Parreira armou a África do Sul em um 4-2-3-1. O apoio dos alas foi o ponto forte da seleção mexicana no primeiro tempo, principalmente o lado direito, com Paul Aguillar. Dali surgiu à primeira chance, logo no início do jogo, quando Aguillar cruzou, Khune soltou e Giovani dos Santos acabou não conseguindo concluir para as redes. Aos 19, Giovani dos Santos fez boa jogada individual e disparou bem, mas a bola passou por cima do travessão. Depois desse lance, os “bafana bafana”, que estavam visivelmente nervosos, equilibraram o jogo. No fim do primeiro tempo, Tshabalala fez boa jogada individual pela esquerda e cruzou, mas Mphela não alcançou. O primeiro tempo terminou mesmo 0x0. No intervalo, Parreira trocou Thwala por Masilela, afinal era pelo setor de Thwala que o México levava mais perigo. Bom, os mexicanos começaram pressionando, mas a África do Sul encaixou um contra-ataque rápido e fez o primeiro gol da Copa de 2010. Dikgacoi fez lançamento preciso para Tshabalala, que se livrou da marcação e disparou para o gol. Delírio no Soccer City, com o gol dos “bafana bafana” aos 9 do segundo tempo. Giovani dos Santos, cinco minutos depois, fez boa jogada e chutou bem, mas o goleiro Khune salvou. Modise ainda teria duas boas chances para a seleção sul-africana. Na primeira ele aproveitou bate-rebate da zaga e mandou para fora. Na outra, ele foi desarmado por Francisco Rodriguez, em lance que me pareceu pênalti. Quando o jogo parecia estar sob controle para os donos da casa, veio o balde de água fria. Guardado, pelo lado esquerdo, cruzou, a defesa tentou fazer linha de impedimento e saiu, mas Mokoena seguiu e deixou Rafa Marquez em condições de empatar o jogo. Aos 44, Khune bateu forte o tiro de meta e encontrou Mphela que se livrou do zagueiro, bateu bem, mas a bola caprichosamente bateu na trave de Oscar Pérez. Placar final de 1x1!

1 comentários:

Gigante Colorado 11 de junho de 2010 às 12:51  

Muito legal o teu blog, viu????
Gostei muito mesmo!!!!
Afim de parceria????

Passa lá no Gigante Colorado!!! ;)

Beijooo da colorada aquiiii :P

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO