O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Uruguai 0x0 França!

sexta-feira, 11 de junho de 2010






Confesso que eu esperava mais das duas seleções. Os uruguaios continuaram com o mesmo futebol burocrático dos últimos tempos. Por sinal, a “celeste” só tem chegado ao Mundial depois de campanhas ruins nas eliminatórias, sempre precisando passar pela repescagem. É um desperdício uma dupla de ataque tão perigosa como Forlan e Suarez, simplesmente não receber a bola em condições de fazer o gol. Oscar Tabarez, coitado, não tem o que fazer. Arma o time no 3-5-2, dando liberdade aos alas Alvaro Pereira e Maxi Pereira. Perez e Arévalo são verdadeiros cães de guarda do trio de zaga. A criação, então, fica por conta de Ignacio Gonzales. Ele, por sinal, teve atuação apagada na partida e acabou substituído por Nicolas Lodeiro, um garoto de muito talento, mas que perdeu a cabeça e acabou expulso. O Uruguai, pobre em criação, ameaçou pouco durante o jogo. No primeiro tempo, Forlan fez boa jogada individual e chutou para defesa de Lloris. Na etapa final, Suarez ajeitou uma bola para ele, que pegou mal e mandou para fora. Por outro lado, se o objetivo dos uruguaios é defender, com certeza eles estão felizes com a partida de hoje. Os sul-americanos anularam as principais peças da França e mantiveram o ataque francês bem longe do gol de Muslera.
Pelo lado da França, Domenech armou o time no 4-2-3-1. Eu, particularmente, acho que o Anelka não leva jeito para ponta. Talvez fosse hora de mudar o esquema para o 4-4-2, mantendo Ribery aberto pela esquerda, como ele gosta de jogar. A novidade foi a presença de Diaby no lugar de Malouda. A França não fez uma boa partida. Até que começou bem, principalmente pela qualidade de Ribery, um jogador diferenciado. Gourcuff, o homem das bolas paradas, deu trabalho. Enquanto todo mundo esperava um cruzamento em cobrança de falta, ele mandou direto e quase surpreendeu Muslera. Na etapa final, os franceses mantiveram uma pequena pressão, mas sem criar chances claras de gol. Na realidade, é difícil encontrar melhores momentos em um jogo que foi muito truncado e me lembrou a Copa de 2006. Espero que Argentina, Espanha, Holanda e Inglaterra quebrem essa tendência.

Minha vuvuzela!

Quando uma Copa do Mundo começa, todo mundo espera grandes jogos, jogadas bonitas e muitos gols. Não foi isso o que vimos hoje. Em 2006, por outro lado, o Mundial começou com 8 gols no primeiro dia, com a Alemanha vencendo o jogo de abertura contra a Costa Rica por 4x2 e o Equador batendo a Polônia por 2x0. Passado isso, a Copa foi ficando chata, as equipes recuadas e os jogos caíram de rendimento. Eu não seria nem louco, portanto, de taxar que o comportamento das seleções no primeiro dia será o mesmo de todas as outras que ainda estão por estrear. A Copa de 2010 promete e nem a partida ruim entre França e Uruguai é capaz de mudar minha opinião. Nas circunstâncias dos jogos, que marcaram a abertura oficial da competição, é normal que as seleções estivessem nervosas. O México, por exemplo, não é o mesmo dos amistosos anteriores, quando pressionou (e muito) Inglaterra e Holanda e veio para a Copa após vencer a Itália, categoricamente. A África do Sul fez o que dela se esperava e, mesmo limitada tecnicamente, conseguiu entrar no clima da torcida e partir para cima dos mexicanos. No amistoso contra a Dinamarca, os sul-africanos marcaram um gol muito parecido com o que fizeram hoje, encaixando um contra-ataque mortal, através de passes precisos. Simplesmente não sei o que dizer de Uruguai e França. É possível que a “celeste” adote o mesmo sistema defensivo nos dois próximos jogos e, por isso, dificilmente será derrotada nessa fase. A França é uma incógnita. Enfim, mantenho o meu prognóstico e acho que cada seleção tem 25% de chances de classificação. Possivelmente, África do Sul e Uruguai será um jogo defensivo, mas a partida entre França e México promete muito, afinal o sistema ofensivo das seleções poderá ser colocado em prática, sem nenhum ferrolho para atrapalhar. Encerrando, amanhã a bola rola para três jogos. A inspiração das seleções defensivas, Grécia, encara a Coréia do Sul, que é um time rápido. A Argentina, que tem os melhores atacantes da Copa, pega a Nigéria, que é bem mais fraca do que era em 1994 e 2002. Mesmo assim, pela qualidade de gregos e sul-coreanos, pode ficar com a segunda vaga. E, por último, o tão aguardado EUA e Inglaterra, que sai das quatro linhas para virar motivo de preocupação com atentados terroristas. O “English Team” é um timaço, mas pega uma seleção emergente no futebol mundial. A rodada promete!

Agenda

Hoje: África do Sul 1x1 México (A); Uruguai 0x0 França (A).
Amanhã: Coréia do Sul x Grécia (B); Argentina x Nigéria (B); Inglaterra x EUA (C).

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO