O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Figurinhas carimbadas da Copa! (Falta 1 dia)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

por Daniax Brandão



THIERRY Daniel HENRY

Idade: 32

Copa(s): 1998, 2002,2006

Partidas pela seleção: 121

Gols pela seleção: 51

Iniciou sua carreira profissional no Mônaco, levado pelo então técnico do clube, Arsene Wenger. No time francês conquistou a Ligue 1 (1996/1997).

Devido ao seu grande talento, logo se transferiu para um gigante europeu: a Juventus. Entretanto, na Juve, Henry não foi tão eficaz como costuma ser. Fez apenas 16 partidas, das quais marcou 3 gols.

Em 1999, seu mentor e treinador de outrora ,Arsene Wenger, o leva ao Arsenal. No clube londrino, Henry ganha títulos e atinge marcas surpreendentes. Na temporada 2003/2004 comandou junto com Pirés e Bergkamp “os imbatíveis de Wenger”, nome propício para um clube que conseguiu a marca de 49 jogos invictos, entre a premier league e demais competições europeias. Nessa mesma temporada os “gunners” conquistaram a premier league e a FA cup.

Após oito temporadas vestindo a camisa do Arsenal, ele se transfere para o Barcelona em 2007, por 16,1 milhões de Libras. No entanto, no clube catalão não repetiu o sucesso e o respeito que tinha no Arsenal. Na temporada passada, foi pouco utilizado pelo treinador Pepe guardiola, e está cotado a deixar o clube catalão.

Na seleção francesa, participou da conquista inédita do Mundial, em 1998, marcando três gols e sendo o artilheiro francês na copa.

Em 2002, na copa do mundo disputada na Coréia do Sul/Japão, fez parte da pífia campanha francesa, não se classificando sequer às oitavas-de-final.

No mundial realizada na Alemanha, em 2006, anotou três gols, inclusive contra a seleção brasileira, que acabou por decretar a eliminação canarinho nas quartas-de-final. Na semifinal, a França passou por Portugal, todavia, perdeu a grande final para a Itália.

Para o mundial na África do Sul, Os Bleus contaram com uma "mãozinha” de Henry, que será novamente “figurinha carimbada da copa”.

É justamente com Henry, essa figura tão emblemática, que encerramos a sessão "figurinhas carimbadas". A partir de amanhã, o blog volta com outro especial diário, que ficará no ar entre 11.06 e 11.07. Ele se chama "Lendas da Copa" e vai tratar de grandes jogadores que fizeram história na maior competição de futebol do mundo. Vale a pena conferir!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO