Figurinhas carimbadas da Copa! (Faltam 8 dias)
quinta-feira, 3 de junho de 2010
por Daniax Brandão
ANDREA PIRLO
Idade: 31
Copa(s): 2006
Partidas pela seleção: 65
Gols pela seleção: 8
Pirlo tem uma curiosidade incomum em sua carreira, hoje um meio campista com excelente técnica, passes precisos, cobranças de falta magistrais, uma tranquilidade e segurança acima do comum, antes um atacante sem muito destaque.
Começou no Brescia e “rodou” por vários clubes menores da Itália, até ser contratado pela Internazionale, onde não teve muitas chances e então foi para o Milan.
No rossonero, tornou-se um jogador indispensável e considerado o melhor na sua posição. Extremamente fundamental no esquema tático milanista, ajudou na conquista de vários títulos, dentre eles: um cálcio (2003/2004), duas UEFA champions League (2002/2003, 2006/2007) e o mundial interclubes (2007).
Na Seleção Italiana, participou de duas Olimpíadas (o único italiano com tal feito) em 2000 e 2004, e também jogou duas Eurocopas (2004 e 2008).
O Ápice de Pirlo com a Azzurra foi no mundial de 2006, na Alemanha. Nessa Copa teve participação direta no tetra italiano. Na estreia do mundial marcou o gol da vitória sobre Gana(2x0) e foi eleito o melhor jogador em campo. Na semifinal deu um passe milimétrico para Grosso marcar contra a Alemanha e colocar a Itália na Grande Final.
Na Final, depois de um empate no tempo normal e na prorrogação (1x1) frente à França, bateu e converteu o primeiro pênalti, no fim Grosso decretou a vitória italiana (5x3) convertendo a última cobrança.
Foi eleito pela FIFA o Bola de Bronze (perdendo para Zidane e Cannavaro), prêmio concedido ao terceiro melhor jogador do mundial, o que para muitos foi uma heresia, pois Pirlo teria sido o melhor da competição.
Em 2010, na África do Sul, ele é mais uma figurinha “carimbada da copa”.
Postar um comentário