O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

A hora da verdade!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Desde Dezembro, quando foi realizado o sorteio da Copa do Mundo, começamos as especulações de quais seriam as seleções classificadas. De lá para cá, muita coisa mudou. A África do Sul, por exemplo, era a menos cotada em grupo com França, Uruguai e México. Hoje, eu já não tenho essa opinião. Os “bafana bafana” não perdem há 12 jogos, venceram os quatro últimos, incluindo um confronto contra a Dinamarca. Claro que é amistoso, mas a empolgação da torcida local (com suas vuvuzelas) pode empurrar o time para uma inédita classificação para a segunda fase. Raymond Domenech, técnico da França, teria lugar no programa “os trapalhões”. Sem Zidane, para carregar o time nas costas, é possível que os “bleus” repitam a campanha da Euro 2008, quando ficaram na primeira fase (apesar da qualidade de jogadores como Gourcuff, Evra e Ribery). O Uruguai e o México, curiosamente, chegaram aos trancos e barrancos, mas chamaram a atenção nos amistosos de 2010. Se antes eu acreditava que França e Uruguai passavam, hoje eu acho que cada seleção tem 25% de chances. No grupo D, a situação é parecida. A Alemanha perdeu Ballack, mas Joachim Löw aposta em uma garotada que pode explodir na África do Sul. A Sérvia tem grandes jogadores, passou bem pelas eliminatórias, mas o trauma de 2006 (quando ainda como Sérvia e Montenegro foi última da Copa) pode pesar depois de derrota para a fraca Nova Zelândia, em amistoso. Sem Essien, Gana perde muito, mas ainda é um time forte. A Austrália, com o mesmo conjunto de 2006, corre por fora. Eu mantenho meu palpite anterior, com Sérvia e Alemanha se classificando. Bom, os grupos B e C são tranquilos para Argentina e Inglaterra, respectivamente. Difícil é decidir entre Nigéria, Grécia e Coréia do Sul no B e Argélia, Eslovênia e EUA no C. Os norte-americanos, certamente, têm a melhor equipe entre essas seis citadas, mas o futebol defensivo da Eslovênia, responsável pela eliminação da Rússia, e a raça da Argélia, que tirou o Egito do Mundial, fazem com que as três equipes se equilibrem. Cá entre nós, entre Nigéria, Coréia do Sul e Grécia é difícil escolher qual é a menos pior. Acho que a Nigéria, por jogar em seu continente, pode se classificar. Dependendo da inspiração de Park Ji-Sung, os sul-coreanos têm boas chances. Se nada disso funcionar, a burocrática e defensiva Grécia fica com a última vaga.
Desde que acompanho Copas do Mundo, nunca vi uma seleção brasileira tão fraca. Mesmo assim, a tabela favoreceu e, possivelmente, o Brasil larga com 3 pontos, o que pode dar um impulso em difícil chave com Portugal e Costa do Marfim. Essas seleções, inclusive, fazem uma verdadeira decisão no dia 15.06. Sem Drogba, os marfinenses perdem a referência e podem perder a vaga. Portugal perdeu Nani, mas acredito nas peças de reposição. Enfim, o Brasil tem 34% de chances, com Portugal e Costa do Marfim com 33%. Que tal? A Holanda, assim como Inglaterra e Argentina, já pode pensar nas oitavas de final. Dinamarca, Camarões e Japão são seleções mais fracas tecnicamente. Os escandinavos brigam com os africanos pela segunda vaga, enquanto que o Japão dificilmente consegue algo a não ser atrapalhar a vida de alguma dessas seleções. No grupo H, passa a Espanha, enquanto que o Chile terá como principal adversário o seu treinador. Se Bielsa, que é um técnico excelente, não inventar nada de muito estranho, os sul-americanos podem até engrossar e brigar pela primeira colocação com a Espanha. Caso contrário, o ferrolho suíço vem aí. Deixei por último, o grupo da atual campeã do mundo, a Itália. A azurra tem um time muito envelhecido e sem criatividade no meio de campo. Acho que briga em condições iguais com Paraguai e Eslováquia pelas duas vagas do grupo. Eu me arrisco a dizer que os italianos têm chances reais de ficarem na primeira fase. Por outro lado, já aconteceu em outras oportunidades de a Itália chegar desacreditada e levantar a taça. Enfim, o Paraguai tem atacantes muito perigosos, como Barrios, Santa Cruz, Valdez e Oscar Cardozo. Já a Eslováquia tem um conjunto forte, sendo que Hamsik comanda o meio de campo. É bom essas seleções golearem a Nova Zelândia, afinal esse grupo pode ser decidido no saldo de gols.

Chile vence jogo-treino!

Amistoso ou jogo-treino? As seleções do Chile e da Nova Zelândia estavam uniformizadas e a torcida compareceu ao acanhado estádio de Knayamazane, em Nelspruit. Mas a partida ocorreu em três tempos de 30 minutos, algo que causou estranheza em quem acompanhou o confronto que, por esse motivo, teve cara de treinamento de luxo. Além disso, teve jogador que foi substituído e depois voltou (como foi o caso de Tello). Foi no “terceiro tempo” que o Chile fez os gols da vitória por 2x0, com Fierro e Paredes. Na próxima semana, as duas seleções voltam a campo, pela Copa do Mundo. A Nova Zelândia encara a Eslováquia na terça, enquanto que o Chile enfrenta a Espanha na quarta.

Na Suíça, a preocupação é com o atacante Alexander Frei, que sofreu uma lesão no tornozelo direito um pouco antes do embarque para a África do Sul. Durante o treinamento, o zagueiro Von Bergen entrou duro e machucou o principal jogador suíço. Frei tem péssimas lembranças da última grande competição que disputou, já que na Eurocopa 2008 acabou se machucando no jogo de abertura da competição, entre Suíça e República Tcheca, e perdeu o torneio. A gravidade da lesão ainda não foi divulgada pela imprensa.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO