Girando o mundo da bola
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Após o fim da Copa Africana de Nações, o ranking da FIFA sofreu algumas alterações. O Egito (campeão do torneio) subiu 14 posições e ocupa uma décima colocação inédita. A Nigéria também se beneficiou da terceira colocação obtida no torneio e está na décima quinta colocação, enquanto que Gana (vice-campeã) subiu sete postos e ocupa a vigésima sétima colocação. A Espanha lidera o ranking, o Brasil é o segundo colocado e a Holanda aparece em terceira.
O meia Deco anunciou sua aposentadoria da seleção portuguesa após a Copa do Mundo de 2010. O jogador do Chelsea confessou ainda que espera voltar a atuar por algum clube brasileiro antes de encerrar sua carreira. Na Copa do Mundo, Deco enfrentará o Brasil em jogo que pode ser de vida ou morte para as duas seleções, já que o confronto acontece na última rodada do complicado grupo G, que ainda conta com a presença da boa seleção da Costa do Marfim.
A Itália já tem três amistosos agendados antes da Copa do Mundo. No dia 03.03, a Squadra Azurra enfrenta Camarões em Mônaco. Dia 03.06, é a vez de enfrentar o México em Bruxelas e, por último, um confronto contra a Suíça em Genebra, no dia 05.06. A campeã do mundo em 2006 joga sua primeira partida na Copa do Mundo, no dia 14.06 contra o Paraguai.
A França jogará a Copa do Mundo conhecendo seu novo treinador. Segundo Jean-Pierre Escalletes, presidente da FFF, seria hipocrisia anunciar o novo comandante depois da Copa, já que está definido que o criticado Domenech não permanecerá no comando dos “bleus”. Domenech está à frente da seleção francesa desde 2004 e seu trabalho misturou campanhas horríveis como na Eurocopa 2008 e nas eliminatórias para a próxima Copa, com uma campanha memorável em 2006, graças ao talento de Zidane. Em 2010, a chance de sair por cima começa em um complicado grupo com Uruguai, África do Sul e México.
A novela Jonh Terry (que teve um caso com a esposa do companheiro de seleção Wayne Bridge) está perto de um desfecho. O técnico Fábio Capelo voltou a Londres e deve ter uma conversa particular com o zagueiro do Chelsea antes de anunciar sua decisão sobre o futuro jogador, ameaçado de perder a braçadeira de capitão. Em 1998, os EUA passaram por situação parecida antes da Copa do Mundo, quando o ex-capitão John Harkes teve um caso com a esposa de Wynalda. Após 12 anos de silêncio, o caso veio à tona nos últimos dias, quando o ex-treinador norte-americano Steve Sapmson resolveu abrir o jogo. Sampson, na época, cortou o jogador e agora atribuiu ao escândalo à fraca campanha dos americanos, que perderam os três jogos naquela Copa. Quanto a Inglaterra, a preocupação é justamente a de evitar que o caso envolvendo Terry atrapalhe o ambiente da seleção, cotada como uma das favoritas para a conquista do título.
Em Gana, tudo resolvido entre Muntari e o técnico Milovan Rajevac. O jogador, que foi punido por deixar a concentração da equipe antes de amistoso contra Angola em Dezembro do ano passado, não foi convocado para a disputa da Copa Africana de Nações e resolveu se desculpar com o técnico da seleção. Milovan Rajevac tenta agora a convocação de Balotelli, filho de imigrantes ganeses e adotado por italianos. Gana terá grupo encardido na Copa do Mundo, com Sérvia, Austrália e Alemanha.
Postar um comentário