O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 31 dias)

terça-feira, 11 de maio de 2010

A partir de hoje, o blog começa um trabalho falando sobre 31 seleções que chegaram à Copa do Mundo com grandes equipes, mas que não conseguiram o título. A intenção aqui não é definir quais são as melhores de todos os tempos, mas sim lembrar aquele time que, de alguma forma, encantou, seja nas eliminatórias ou na Copa, mas que escorregou na hora de decidir. Claro que você não concordará com alguns ou sentirá falta de outros. Nossa lista tentou ser o mais abrangente possível, obedecendo aos critérios da contagem regressiva para o início da Copa: 31 seleções para 31 dias. Para acompanhar, o Zakumi (mascote da Copa de 2010) conta algumas curiosidades da história dos Mundiais. Divirta-se!

Holanda- Copa 1974
Holanda, vice-campeã do mundo em 1974. Craques como Cruyff, Neskeens, Rep, Rensenbrink, Krol e o goleirão Jongbloed colocaram medo em todo mundo, menos na Alemanha Ocidental.

A lenda! Foi nessa Copa que a Holanda ganhou o apelido de “Carrossel.” A tática de Rinus Michels era uma novidade na época: laterais apoiando, zagueiros e volantes aparecendo no ataque e o time todo fazendo marcação sob pressão no campo de defesa do adversário. Dessa forma, atacando e defendendo em bloco, a equipe confundia os oponentes. Do ponto de vista tático, o futebol total holandês foi uma revolução na história do esporte bretão. A “Laranja Mecânica” de 1974, comandada pela criatividade de um gênio chamado Johan Cruyff, encantou o mundo, passando por cima de adversários de gabarito como Uruguai, Argentina e Brasil. Na decisão, porém, a “Laranja” não conseguiu vencer a fria Alemanha Ocidental, anfitriã do torneio. Antes desacreditado, o time de Rinus Michels chegou como favorito à decisão, mas com suas principais peças anuladas pela eficiente marcação alemã, acabou perdendo. Ao lado da Hungria de 1954, essa equipe merecia sorte melhor na Copa do Mundo.

Fala Zakumi!


* A Inglaterra não participou das três primeiras edições da Copa do Mundo, alegando que não precisava ser testada contra equipes inferiores. A primeira participação do “English Team” em uma Copa aconteceu no Brasil, em 1950, quando perdeu para a fraquíssima seleção dos EUA, naquela que é considerada uma das maiores zebras da história do futebol.

* Em 1970, Brasil, Uruguai e Itália brigaram com unhas e dentes pela posse definitiva da Taça Jules Rimet, que seria entregue ao primeiro tri campeão mundial. O desejo de vencer era tão grande, que os três times chegaram à semifinal. A seleção brasileira levou a melhor e passou por cima dos uruguaios (3x1) e dos italianos na final (4x1). Pena que o troféu foi roubado anos depois!

* Em 2002, o turco Hakan Sukur marcou o gol mais rápido da história das Copas. Com 11 segundos de bola rolando, o atacante balançou as redes da Coréia do Sul, na disputa pelo terceiro lugar. A Turquia venceu por 3x2 e recebeu a simbólica medalha de bronze.

1 comentários:

Vinicius Kexo 14 de maio de 2010 às 19:02  

Grande time, revolucionou o jeito de jogar futebol. Cruyff, Neeskens, Rensenbrink, Krol, Rep, Van Hanegem... infelizmente futebol não é um jogo justo, grande blog ja favoritei aqui. abraços

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO