O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes seleções que não levaram a taça! (Faltam 29 dias)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dinamarca- Copa 1986


Não é por acaso que o apelido desse time é “Dinamáquina!” Tudo começou em 1983, quando os dinamarqueses superaram os ingleses, em pleno estádio de Wembley, resultado que classificou os escandinavos para a Eurocopa seguinte e deixou os britânicos de fora. As surpresas não pararam por aí, já que na UEFA Euro, a Dinamarca atropelou a Iugoslávia (5x0) e depois eliminou a excelente seleção belga (3x2). Na semifinal, porém, os nórdicos foram freados pela Espanha, com derrota na disputa de pênaltis. E foi nesse contexto que a Dinamarca chegou ao México, para a disputa de sua primeira Copa do Mundo. Sepp Piontek, comandante da seleção entre 79 e 90, foi o responsável pela transformação do futebol no país. A dupla de ataque formada por Elkjaer Larsen e Michael Laudrup era uma das mais temida do mundo, principalmente depois da goleada por 6x1 sobre o Uruguai, pela primeira fase da Copa. Nesse jogo, Larsen marcou três vezes, enquanto que Laudrup, Lerby e Jesper Olsen completaram a goleada dos escandinavos. Na última rodada da fase de grupos, a “Dinamáquina” confirmou sua força ao vencer a poderosa Alemanha Ocidental (que seria finalista do torneio) por 2x0, gols de Jesper Olsen e Eriksen. Como haviam vencido também o primeiro jogo contra a Escócia, os nórdicos terminaram a fase de grupos com 3 vitórias em 3 jogos, marcando 9 gols e sofrendo apenas 1. Com esse desempenho (e mais os resultados dos anos anteriores), os jornalistas esportivos passaram a considerar o time comandado por Piontek como um dos principais favoritos ao título. Nas oitavas de final, a obsessão era se vingar da Espanha, algoz da Euro 1984. Irreconhecível, a forte “Dinamáquina” foi presa fácil para a “fúria”, que goleou por 5x1. Butragueño marcou 4 vezes, eliminando um time que, apesar de ter durado pouco na Copa do Mundo, fez história.

Fala Zakumi!


* Elkjaer Larssen, artilheiro da Dinamarca na Copa de 86, tinha um hábito incomum para jogadores de futebol: fumava cerca de 30 cigarros por dia.

* Em 2006, a Suíça protagonizou um fato inusitado ao ser eliminada da Copa sem tomar nenhum golzinho. Os suíços venceram Togo e Coréia do Sul por 2x0 e empataram com França e Ucrânia por 0x0. O jogo contra os ucranianos, pelas oitavas de final, só foi decidido na disputa de pênaltis, quando a Suíça perdeu todas as suas cobranças e acabou eliminada.

* O russo Oleg Salenko é o recordista de gols em um único jogo de Copa do Mundo. Pela Copa de 94, o atacante marcou 5 gols na goleada de 6x1 da Rússia sobre Camarões. Na mesma partida, outro recorde! O camaronês Roger Milla, autor do gol de honra de sua seleção, entrou em campo com 42 anos e 39 dias. Ele é, portanto, o jogador mais velho a disputar uma partida e também a marcar um gol na história das Copas do Mundo.

4 comentários:

GuilhermeOffspring 13 de maio de 2010 às 14:23  

Muito bom o blog, parabens! Viva o Brasil.

FabioZen 13 de maio de 2010 às 17:29  

Elkaer Larsen foi um grande centroavante,clássico.Todo o time da Dinamarca de 86 era muito bom .O Santos de hj lembra um pouco o futebol avassalador daquele time,que tinha tbm os irmãos Olsen.

Vinicius Kexo 14 de maio de 2010 às 11:37  
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Kexo 14 de maio de 2010 às 19:06  

Timaço, um dos resultados mais injustos do futebol a derrota de 5x1 pra Espanha... que time esse da Dinamarca.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO