Brasil 2x1 Coréia do Norte; Portugal 0x0 Costa do Marfim; Eslováquia 1x1 Nova Zelândia.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Brasil 2x1 Coréia do Norte
Mais uma seleção favorita decepcionou em sua estreia na Copa do Mundo. Depois de primeiro tempo fraco, o Brasil melhorou nos 45 minutos finais e venceu a Coréia do Norte pelo placar de 2x1. Com o resultado, a equipe do técnico Dunga alcançou a liderança do grupo G, já que Portugal e Costa do Marfim não saíram do 0x0. O Brasil não fez uma boa partida, especialmente no início do jogo. Com um futebol apático, o time não conseguia se livrar da forte marcação dos asiáticos, que foram taticamente perfeitos no primeiro tempo. Em alguns lances, diga-se de passagem, os norte-coreanos chegaram com perigo, explorando a velocidade do atacante Jong Tae-Se. Pelo lado brasileiro, pouca movimentação e nenhuma criatividade. Robinho, que jogou mais aberto, se destacou e procurou mais o jogo. Apesar do péssimo futebol, Dunga não fez alterações no intervalo. O time “melhorou um pouco” e conseguiu controlar as ações da partida. Logo no início, Michel Bastos bateu falta perigosa. Aos 9 minutos, enfim, saiu o gol brasileiro. Elano deu ótimo passe em profundidade para Maicon, que passou em velocidade pela zaga e disparou, mesmo sem ângulo. O goleiro, que esperava o cruzamento, falhou feio e o Brasil abriu o placar. Com o gol, o time se soltou. Aos 18, Robinho deu bom passe para Luís Fabiano, que chutou por cima. Aos 26, mais um gol da seleção brasileira. Robinho deu lindo passe para Elano, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. Dunga, pensando no saldo de gols, colocou Nilmar no lugar de Kaká (que melhorou no segundo tempo). Daniel Alves e Ramires entraram nos lugares de Elano e Felipe Melo, respectivamente. Depois de perder alguns gols, o Brasil falhou na marcação e Jong Tae Se passou de cabeça para Ji Yum Nam, que descontou para a Coréia do Norte aos 43 minutos do segundo tempo. A seleção norte-coreana, através de Jong Tae-Se, ainda tentou buscar o empate, mas os chutes foram sem direção. Agora o Brasil terá pela frente a forte seleção da Costa do Marfim, em jogo que será um verdadeiro teste para os canarinhos. A Coréia do Norte deve ser eliminada já na segunda rodada, quando enfrenta Portugal.
Costa do Marfim 0x0 Portugal
O jogo entre Costa do Marfim e Portugal me agradou. Sven-Goran Eriksson conseguiu dar consistência defensiva aos marfinenses, que conseguiram segurar o bom ataque lusitano, formado por Cristiano Ronaldo, Danny e Liedson. Quando vi a escalação, achei estranha a escalação de Zokora (volante de origem) fazendo dupla de zaga com Kolo Toure. Os “elefantes” marcaram bem e, portanto, Portugal dependia muito de seu craque, Cristiano Ronaldo. No início do jogo, o jogador do Real Madrid fez linda jogada e arriscou de fora da área, acertando a trave. Depois disso, porém, Cristiano Ronaldo não conseguiu fazer mais nada de sensacional. Pelo lado dos africanos, muita disciplina tática. Sem Drogba, as jogadas de ataque ficavam por conta de Dindane, Gervinho e Salomon Kalou. A equipe levava vantagem em jogadas pela ponta esquerda, o lado que Paulo Ferreira marcava. Mas chances claras de gol não aconteceram durante a primeira parte do confronto. Somente no início da segunda etapa, quando Gervinho limpou bem e mandou a bola em cima de Eduardo, que a Costa do Marfim criou uma boa oportunidade. Com um duelo tático interessante no meio de campo, a bola quase não chegava aos atacantes. Deco foi facilmente anulado e só conseguiu uma boa jogada quando chegou a linha de fundo e cruzou para Liedson, que não cabeceou bem e facilitou a vida do goleiro Boubacar Barry. O grande momento do jogo foi quando Didier Drogba entrou. Só não gostei da substituição de Eriksson, que poderia ter sacado Dindane e deixado a Costa do Marfim com Gervinho e Kalou mais abertos, com Drogba centralizado. Mas o treinador tirou Kalou, com quem Drogba tem entrosamento no Chelsea. Enfim, a partida se arrastou sem nada muito interessante e somente no finalzinho que Drogba apareceu bem e quase abriu o placar. O jogo foi tenso, afinal as duas seleções sabiam que uma derrota poderia valer a eliminação no grupo que ainda tem o Brasil, pentacampeão mundial. Na rodada que vem, A Costa do Marfim tem boas chances de se recuperar, afinal pega o Brasil, que não consegue jogar contra equipes retrancadas. O contra-ataque dos “elefantes”, ao contrário da Coréia do Norte, é mortal. E a defesa tem jogadores muito mais capazes de segurar os jogadores brasileiros. Fique de olho, afinal pode haver uma vitória africana contra os sul-americanos. Portugal, por outro lado, vai pegar a calculadora e ver quantos gols são necessários para ir para a última rodada sem sustos, já que enfrenta a fraca Coréia do Norte.
Nova Zelândia 1x1 Eslováquia
Muito criticado por alguns, eu gostei do jogo entre Eslováquia e Nova Zelândia. Ao contrário da Eslovênia e da Dinamarca, por exemplo, os eslovacos gostam de jogar, tem um meio de campo veloz e criativo. Além disso, o técnico escala o time com três atacantes: Sestak, Vittek e Jendrisek. Os neozelandeses me surpreenderam e entraram em um 4-3-3, o mesmo esquema da Eslováquia. O time, no entanto, é muito fraco tecnicamente e, por isso, se limitou a marcar. E conseguiu fazer direitinho o seu dever de casa. Os “All Whites” deram poucos espaços. Mesmo assim, um jogador talentoso, conhecido como o filho do técnico, deu trabalho para a defesa adversária. Vladmir Weiss (que tem o mesmo nome do seu pai) caiu bem pelas pontas e buscou o jogo. De seus pés saíram as melhores chances. Não gostei da atuação de Hamsik, escalado praticamente como um segundo volante ao lado de Strba. Enfim, as duas seleções criaram algumas chances, mas o primeiro gol só saiu mesmo no início do segundo tempo. Heiss saiu em velocidade e passou para Sestak, que cruzou na cabeça de Vittek, que impedido, mandou para as redes. Eslováquia 1x0 Nova Zelândia. Depois disso, a partida caiu de rendimento. Os eslovacos ainda criaram algumas chances, principalmente com Sestak. O show de horrores do goleiro da Nova Zelândia, Mark Paston, chamou a atenção. Aos 48, quando os eslovacos já comemoravam a vitória, Smeltz fez cruzamento da direita e Reid mandou para as redes. Eslováquia 1x1 Nova Zelândia. O placar, no fim das contas, foi surpreendente, afinal os representantes da Oceania eram cotados para serem um saco de pancadas. Na rodada de Domingo, a Eslováquia faz confronto direto e decisivo contra o Paraguai, enquanto que a Nova Zelândia tenta segurar a Itália.
Fala Zakumi!
Chile x Honduras
Encontramos, em nossos registros, cinco amistosos entre Honduras e Chile.
25.01.1997 Chile 3x2 Honduras (amistoso)
21.03.2000 Chile 5x2 Honduras (amistoso)
20.03.2001 Honduras 3x1 Chile (amistoso)
10.06.2003 Honduras 1x2 Chile (amistoso)
18.01.2009 Honduras 2x0 Chile (amistoso)
Espanha x Suíça
Já foram realizadas 18 partidas entre essas seleções e a Suíça nunca venceu a Espanha. Por duas vezes, houve um encontro entre elas em Copas do Mundo. Inclusive, foram os confrontos mais importantes entre suíços e espanhóis. A Espanha venceu as duas partidas, uma pela primeira fase do Mundial de 1966 e a outra pelas oitavas da final da Copa de 1994.
01.06.1925 Suíça 0x3 Espanha (amistoso)
17.04.1927 Espanha 1x0 Suíça (amistoso)
03.05.1936 Suíça 0x2 Espanha (amistoso)
28.12.1941 Espanha 3x2 Suíça (amistoso)
20.06.1948 Suíça 3x3 Espanha (amistoso)
18.02.1951 Espanha 6x3 Suíça (amistoso)
19.06.1955 Suíça 0x3 Espanha (amistoso)
10.03.1957 Espanha 2x2 Suíça (eliminatórias para a Copa do Mundo)
24.11.1957 Suíça 1x4 Espanha (eliminatórias para a Copa do Mundo)
15.07.1966 Espanha 2x1 Suíça (Copa do Mundo)
26.03.1969 Espanha 1x0 Suíça (amistoso)
21.03.1970 Suíça 0x1 Espanha (amistoso)
20.09.1977 Suíça 1x2 Espanha (amistoso)
27.04.1982 Espanha 2x0 Suíça (amistoso)
25.05.1984 Suíça 0x4 Espanha (amistoso)
04.06.1988 Suíça 1x1 Espanha (amistoso)
12.12.1989 Espanha 2x1 Suíça (amistoso)
02.07.1994 Suíça 0x3 Espanha (Copa do Mundo)
África do Sul x Uruguai
O confronto mais importante entre os “bafana bafana” e a “celeste” aconteceu pela Copa das Confederações de 1997, com vitória dos uruguaios por 4x3.
17.12.1997 Uruguai 4x3 África do Sul (Copa das Confederações)
12.09.2007 África do Sul 0x0 Uruguai (amistoso)
Postar um comentário