O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Clima de Copa!

quinta-feira, 10 de junho de 2010


O arcebispo Desmend Tutu (acima) divertiu o público. Shakira e Black Eyed Peas (abaixo) foram outras atrações da festa de abertura.



Para os apaixonados por futebol, chegou o momento tão esperado. Daqui a poucas horas, a bola rola para África do Sul x México e começa mais uma edição da Copa do Mundo. Pela primeira vez, a competição é realizada no continente africano, o que a torna ainda mais especial. Nesta quinta-feira, o pontapé inicial foi dado com uma grande festa em Johanesburgo. Black Eyed Peas, Juanes e Shakira foram alguns dos convidados para o super show, realizado no Orlando Stadium, no bairro de Soweto. A participação do arcebispo de Johannesburgo, Desmond Tutu, foi o ponto alto da noite. Ao lado de Mandela, Tutu foi um grande ativista do movimento que acabou com o apartheid. Os dois, inclusive, ganharam o prêmio Nobel da paz. Enfim, a festa foi muito bonita e apresentou ao mundo a alegria do povo sul-africano em receber uma competição tão importante. A África abre as portas para o mundo e a Copa de 2010 tem tudo para entrar para a história como um dos maiores eventos esportivos de todos os tempos.

O sueco Sven-Goran Erikson, técnico da Costa do Marfim, está otimista com a recuperação de Didier Drogba e já cogita a presença do craque no jogo de estreia dos “elefantes”, contra Portugal. Segundo o treinador, a evolução do atacante do Chelsea é surpreendente e, possivelmente, ele terá condições de jogo na terça-feira, data do confronto contra os lusos. Os marfinenses chegaram hoje ao país da Copa e treinaram no período da tarde, inclusive com a presença de Drogba, que participou das atividades normalmente (sem proteção no braço).

A Austrália desistiu da candidatura para a Copa do Mundo de 2018, para se concentrar na competição seguinte, em 2022. Os australianos acreditam que a próxima edição do Mundial vai ocorrer na Europa e seria incoerente continuar na briga. Dessa forma, apenas os EUA são candidatos fora da Europa, que tem candidaturas conjuntas de Portugal/Espanha e Holanda/Bélgica, além da Inglaterra.

Verdade que estamos em clima de Copa do Mundo, mas a FIFA divulgou nesta quinta-feira que o limite de 23 anos será mantido para as próximas edições do futebol nos Jogos Olímpicos. Na verdade, algumas confederações reivindicaram que o limite fosse reduzido para 20 anos, mas a FIFA decidiu não estragar ainda mais a categoria, que já é pouco divulgada nas Olimpíadas. A regra de poder chamar 3 atletas acima dos 23 anos foi mantida. Em 2012, o maior evento esportivo do mundo acontece em Londres.

O goleiro reserva da Austrália, Brad Jones, abandonou a Copa do Mundo, após saber de um problema de saúde de seu filho, que está com leucemia. A federação australiana confirmou hoje o corte do goleiro e a convocação de Eugene Galekovic, do Adelaide United. A FIFA já confirmou a solicitação dos “socceroos”, que jogam no Domingo, contra a Alemanha.

O fisioteraupeuta Dick Van Toorn, que está cuidando de Arjen Robben, confirmou que o craque holandês terá condições de enfrentar a Dinamarca, na segunda-feira. Segundo o especialista, o jogador já está recuperado e, por isso, refuta as declarações do técnico Bert Van Marwijk, que disse que vai poupar o craque da primeira rodada por causa dos problemas físicos. Enfim, na minha opinião, a Holanda deve preservar Robben no primeiro jogo, para que ele entre voando na partida seguinte, que será contra o Japão, no sábado (19.06).

Japão e Zimbábue fizeram um jogo-treino nesta quinta-feira e o placar não saiu do 0x0. Os “samurais azuis”, portanto, encerraram sua preparação e a próxima partida já será pela Copa do Mundo, contra Camarões, na segunda-feira. A preocupação de Takeshi Okada é grande, já que os japoneses perderam todos os amistosos contra seleções mais importantes. Se servir de consolo, no jogo contra a Inglaterra (considerado o mais complicado), os japoneses deram trabalho e perderam somente por 2x1.

Dois jogos abrem a Copa do Mundo amanhã. A partir de 11 horas, África do Sul e México se enfrentam no Soccer City, em Johanesburgo. As escalações, naturalmente, ainda não foram divulgadas. O México disputou inúmeros amistosos em 2010 e Javier Aguirre testou todos os jogadores. No gol, por exemplo, não sabemos se entra Oscar Pérez ou Guillermo Ochoa. No ataque, a dúvida é entre Javier Hernandez e Guille Franco. Giovani dos Santos e Vela, esses sim, estão certos no time titular, cada um em uma ponta (o esquema do México é o 4-3-3). Carlos Alberto Parreira também tem suas dúvidas. Nas laterais, Gaxa e Masilela eram titulares até pouco tempo, mas Sangweni e Thwala podem pintar na escalação. O meio de campo, por outro lado, parece um setor totalmente definido, com cinco jogadores: Letsholonyane, Dikgacoi, Tshabalala, Pienaar e Modise. Mphela é o atacante isolado. As possíveis escalações seguem abaixo:

África do Sul: Khune; Gaxa, Khumalo, Mokoena e Thwala; Letsholonyane, Dikgacoi, Tshabalala, Pienaar e Modise; Mphela.
México: Oscar Pérez; Paul Aguillar, Ricardo Osorio, Francisco Rodríguez e Carlos Salcido; Rafa Marquez, Gerardo Torrado e Efrain Juarez; Giovani dos Santos, Javier Hernandez e Vela.


Uruguai e França se enfrentam na Cidade do Cabo a partir de 15h30. Depois do vice-campeonato em 2006, a França acumulou fracassos, com campanhas pífias na Eurocopa e nas eliminatórias para o Mundial de 2010. Para piorar, os bleus conseguiram perder para a China no último amistoso antes do Mundial. Se avaliarmos jogador por jogador, a França tem time para brigar pelo título, mas a exemplo do Brasil de 2006, as estrelas não formam uma constelação. Raymond Domenech, o técnico francês, é muito excêntrico e, para mim, é um dos piores treinadores do Mundial de 2010. Depois de jogar muito tempo, no 4-4-2, o treinador ousou (pela primeira vez) e coloca a França no 4-3-3. Pelo lado do Uruguai, Oscar Tabarez volta a dirigir a seleção depois de 20 anos. Em 1990, o treinador levou a “celeste” às oitavas de final e sonha em repetir o feito. Suarez e Forlan formam uma das duplas de ataque mais temidas da Copa, mas o meio de campo é fraco tecnicamente. Se conseguir ser ofensiva, a seleção uruguaia pode conseguir surpreender no Mundial. Nos últimos treinamentos, Tabarez montou o time no 3-5-2. Na zaga, a dúvida é quem será companheiro de Godin e Lugano. Scotti e Victorino estão na briga pela posição. Gargano pode perder lugar no meio de campo, para a entrada de Eguren ou Arévalo. As possíveis escalações:

Uruguai: Muslera; Lugano, Godin e Victorino (Scotti); Maxi Pereira, Arévalo, Diego Perez, Ignacio Gonzales e Álvaro Pereira; Diego Forlan e Luis Suarez.
França: Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Gourcuff, Toulalan e Malouda; Govou, Anelka e Ribery.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO