O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Copa Africana de Nações 2012

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Poucos dias depois do fim da CAN 2010, as seleções africanas que não estarão envolvidas na disputa da Copa do Mundo já começam a se planejar visando classificação para a disputa da CAN 2012, que será realizada em dois países: Guiné Equatorial e Gabão. Hoje em Lubumbashi, capital da República Democrática do Congo, foi dada a largada para a competição com o sorteio dos grupos das eliminatórias. Com a injusta punição ao Togo mantida e a classificação automática dos dois países anfitriões, sobraram 44 seleções que brigarão por 14 vagas. A CAF dividiu essas seleções em 11 grupos de 4, sendo que a primeira colocada de cada chave garante a vaga, enquanto que os 3 melhores segundos colocados conseguem as vagas restantes. Confira os grupos:

Grupo 1- Mali- Cabo Verde- Zimbábue- Libéria

Mesmo com a aposentadoria de Kanouté, Mali é favorito nessa chave. No entanto, não é segredo pra ninguém que a relação dos jogadores com os “dirigentes” é tensa e isso tem prejudicado a boa seleção malinesa nos últimos tempos. Um bom treinador pode ajudar! Cabo Verde corre por fora!

Grupo 2- Nigéria- Madagascar- Etiópia- Guiné

Independente da campanha que fizer na Copa do Mundo, a Nigéria pode e deve sobrar nesse grupo. Um resultado contrário não seria surpresa, mas sim tragédia para as “super águias”. As outras três seleções têm condições de brigar pela segunda vaga e, quiçá, entrar no páreo pelo índice técnico.

Grupo 3- Zâmbia- Moçambique- Líbia- Ilhas Comores

A campanha na CAN 2010 empolgou os zambianos, mas Moçambique e Líbia estão prontos para brigar pela classificação. Enquanto os outros dois têm prestígio por terem disputado a CAN nesse ano, a Líbia se inspira no renascimento do futebol argelino para dar a volta por cima e reviver os bons tempos de CAN, quando chegou à grande final em 1982.

Grupo 4- Argélia- Marrocos- Tanzânia- República Centro Africana

Duas das mais tradicionais seleções do continente e representantes ilustres da África branca brigam pela vaga. Enquanto os argelinos ressurgiram das cinzas, os marroquinos tentam se encontrar depois de anos na penúria. No fim, eu torço para as que duas seleções passem.

Grupo 5- Camarões- Senegal- República Democrática do Congo- Ilhas Maurício

Camarões é o melhor e se não fizer muitos “gols contra”, pode confirmar o favoritismo e assegurar a vaga. Senegal é sempre uma incógnita e, como um vulcão, pode despertar a qualquer momento. Mais modesta, a República Democrática do Congo (duas vezes campeã africana) vai se fingir de morta e não me surpreenderia nem um pouco se superasse senegaleses e camaroneses.

Grupo 6- Burkina Faso- Gâmbia- Mauritânia- Namíbia

Nivelado por baixo, o grupo deve ter Burkina Faso e Gâmbia brigando pela primeira colocação. Mas com 4 seleções fracas, uma classificação da Namíbia não seria tão surpreendente assim.

Grupo 7- Egito- África do Sul- Serra Leoa- Niger

Não consigo acreditar que os “bafana bafana” façam frente ao atual tri-campeão africano. Mesmo assim, é bom o pessoal do Egito torcer para que a África do Sul seja um fiasco na Copa, afinal nunca se sabe até que ponto a motivação pode superar a qualidade técnica. Pra não ficar em cima do muro, cravo o Egito e a África do Sul com condições de se classificar para a CAN por índices técnicos.

Grupo 8- Costa do Marfim- Benin- Ruanda- Burundi

Se estiver motivada, a Costa do Marfim atropela todo mundo lá e cá. Se não estiver motivada, passa com facilidade. Se acontecer uma tragédia, passa assim mesmo. Isso tudo porque o concorrente mais próximo é Benin.

Grupo 9- Gana- Congo- Sudão- Suazilândia

Congo e Sudão foram campeões africanos na década de 70, mas hoje em dia estão longe de causar medo nas principais seleções do continente, muito menos na tetra-campeã Gana que deve deixar os dois brigando pela segunda vaga e garantir a classificação tranquilamente.

Grupo 10- Angola- Uganda- Quênia- Guiné-Bissau

A alegre torcida angolana pode comemorar a primeira vitória de sua seleção nas eliminatórias, já que a equipe entrou em um grupo fácil. O maior adversário de Angola é ela mesma (nervosismo na “hora H”) e essa é a única esperança das outras seleções, sobretudo de Uganda que pode ser uma pedra no caminho angolano.

Grupo 11- Tunísia- Maláui- Chade- Botsuana

Depois de fiascos nas eliminatórias para a Copa e na CAN 2010, as “águias de Cartago” têm obrigação de atropelar todo mundo nesse grupo. Por outro lado, o treinador malauiano certamente vai passar um vídeo da incrível vitória contra a Argélia na CAN para motivar os jogadores, mesmo porque tunisianos e argelinos têm muitas coisas em comum.

Uma geral do AFC CHALLENGE CUP 2010!

No último dia 16.02, começou na Sri Lanka mais uma edição do AFC CHALLENGE CUP. O torneio, que é disputado de dois em dois anos, dá ao campeão o direito de disputar a Copa da Ásia, em 2011. A Índia, por ter conquistado o título em 2008, já conseguiu esse direito e caso chegasse ao bi-campeonato, a vaga ficaria com o vice-campeão da edição desse ano. Mas isso não ocorreu, porque os indianos foram eliminados ainda na primeira fase. Vale ressaltar que esse torneio só é disputado pelos países que não participam das eliminatórias para a Copa da Ásia, que já está em fase final de apuramento.
O grupo A, formado por Sri Lanka, Tadjiquistão, Bangladesh e Myanmar, teve sua última rodada disputada hoje. Tudo começou na Terça-Feira, quando o Tadjiquistão foi surpreendido por Bangladesh, com derrota por 2x1. No outro jogo do dia, Myanmar atropelou Sri Lanka, com um placar de 4x0. Na segunda rodada (quinta-feira), o favorito Tadjiquistão se recuperou e passou pela Sri Lanka, com vitória por 3x1, enquanto que Myanmar chegou à liderança do grupo com vitória por 2x1 sobre Bangladesh. Os últimos jogos, que aconteceram hoje, causaram uma reviravolta na chave, com a boa vitória do Tadjiquistão por 3x0 sobre Myanmar, resultado que deixou os tadjiques na liderança do grupo. A seleção de Bangladesh, por outro lado, foi derrotada pela Sri Lanka por 3x0 e amargou a eliminação ao lado dos anfitriões. Tadjiquistão e Myanmar terminaram com 6 pontos e se classificaram, já Sri Lanka e Bangladesh ficaram com 3. Os tadjiques Rabiev, Raminov e Fatkhuloev marcaram dois gols cada um e dividem a artilharia do torneio com Garadanow (Turcomenistão) e Pai Soe (Coréia do Norte).
O Grupo B será decidido amanhã, com jogos entre Quirguistão x Turcomenistão e Índia x Coréia do Norte. A história da chave começou na quarta-feira, quando o Quirguistão bateu a Índia por 2x1 e Coréia do Norte e Turcomenistão empataram por 1x1. Os indianos, que optaram por levar uma seleção sub-23, pagaram caro e foram eliminados ainda na segunda rodada, ao serem derrotados por 1x0 para a seleção do Turcomenistão, gol de Garadanow. No outro jogo, a Coréia do Norte goleou Quirguistão por 4x0 e supera Turcomenistão na liderança do grupo, devido ao saldo de gols. Os norte-coreanos precisam de um empate com a Índia para garantir a vaga, mas o pensamento é vitória para terminar na primeira colocação e escapar de um confronto contra o maior concorrente pelo título: Tadjiquistão. Turcomenistão e Quirguistão brigam entre si por uma vaga, com os turcomanos jogando pelo empate. As semifinais ocorrem na próxima Terça (24.02) e a decisão será na Sexta (27.02).

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO