O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Brasil de Robinho vence a Irlanda!

terça-feira, 2 de março de 2010

Foto da seleção brasileira! Em pé: Maicon, Gilberto Silva, Júlio César, Juan, Adriano e Lúcio. Agachados: Ramires, Robinho, Kaká, Michel Bastos e Felipe Melo.
Foto oficial da Irlanda! Em pé: St. Ledger, Doyle, Lawrence, Andrews, Kelly e Whelan. Agachados: Given, McShare, Kilbane, Robbie Keane e Duff.
Implacável na marcação, Whelan tentou não dar espaços para os craques brasileiros. Faltou avisar Kaká, Robinho e companhia, que usaram de sua genialidade para superar a marcação irlandesa e construir a vitória no segundo tempo.

De uns tempos pra cá, enfrentar a Irlanda tem sido tarefa difícil para qualquer seleção do mundo. Por sinal, a França só passou pelos irlandeses nas eliminatórias, graças às “mãozinhas” de Henry e do juiz. Resumir a vitória de hoje do Brasil ao erro de arbitragem (Robinho estava impedido quando recebeu lançamento e concluiu para o lance do primeiro gol) seria demasiado exagero, mesmo porque a seleção canarinho fez um segundo tempo fantástico e poderia ter saído de campo com uma goleada histórica. De qualquer forma, mais um erro contra a Irlanda, a seleção mais azarada dos últimos meses.
De uma coisa Giovanni Trapattoni pode se orgulhar. O treinador italiano tem em suas mãos a melhor seleção irlandesa desde o início da década de 90, quando a equipe conseguiu bons desempenhos nas Copas de 90 e 94. De fato, a Irlanda de hoje é digna de ser admirada mais por causa do conjunto da obra, inclusive do ótimo trabalho de Trapattoni, do que pela qualidade individual de um ou de outro jogador. Isso, porém, não significa que a Irlanda tem time pra jogar de igual para igual com Brasil ou França, apesar de que a prática desmente essa tese. Hoje, por exemplo, os irlandeses fizeram um jogo duro, bem ao estilo Trapattoni. Armada no 4-4-2, com destaque para o bom meio-de-campo formado por Whelan, Andrews, Lawrence e Duff, a equipe europeia manteve a posse de bola e envolveu o Brasil durante o primeiro tempo. As melhores chances foram dos irlandeses, com boas intervenções de Júlio César em chute de Robbie Keane e em cabeçada de Doyle. A tática irlandesa, porém, era arriscada, afinal o Brasil se caracteriza por ser uma equipe forte nos contra-ataques. E foi em um lance de contra-ataque que Kaká encontrou Maicon, que lançou para Robinho gingar pra cima da zaga irlandesa e cruzar rasteiro para a área. O meia irlandês Andrews tentou cortar a bola, mas mandou para as próprias redes. Assim terminou o primeiro tempo, com o placar de Irlanda 0x1 Brasil.
A seleção brasileira foi superior durante todo o segundo tempo e poderia ter chegado ao placar de goleada tranquilamente. Atrapalhada, a defesa irlandesa perdeu bolas incríveis e deu a oportunidade para o Brasil perder gols mais bisonhos ainda. Dunga escalou a seleção no 4-4-2, com a dupla de ataque formada por Robinho e Adriano. No meio-de-campo, Ramires substituiu Elano, formando o setor ao lado de Gilberto Silva, Felipe Melo e Kaká. Enquanto os dois primeiros ficaram mais estáticos, preocupados com a marcação, Ramires deveria ser um dos responsáveis pela criação, ao lado de Kaká. Mas o ex-jogador do Cruzeiro esteve sumido e pouco foi notado durante o jogo. Na segunda etapa, ele deu lugar a Daniel Alves, que entrou para fazer uma dobradinha com Maicon pelo lado direito. Poucos segundos depois de entrar em campo, Daniel Alves roubou a bola de St. Ledger, driblou Given e perdeu um gol feito. Depois disso, os sul-americanos partiram pra cima e continuaram criando chances. Aos 24 minutos, após receber passe açucarado de Kaká, Robinho mandou por cima do gol uma chance clara. Mas aos 31, em linda de jogada com Kaká e Grafite (que entrou no lugar de Adriano), o atacante do “peixe” mandou para o fundo das redes e ampliou o placar. A já abatida seleção irlandesa não conseguiu ameaçar o gol brasileiro, enquanto que a equipe de Dunga cadenciou o jogo e esperou o apito final do árbitro. O amistoso contra a Irlanda serviu de teste para a Copa, mesmo porque um possível confronto contra a Suíça (seleção que tem um futebol parecido com o dos irlandeses) pode acontecer nas oitavas de final. Na primeira fase, o Brasil encara Portugal, Coréia do Norte e Costa do Marfim.

Mais notícias

Para o amistoso de amanhã contra a Áustria, o técnico da Dinamarca Morten Isen terá cinco desfalques: Jon Dahl Tomasson, Jesper Gronkjaer, Daniel Agger, Martin Jorgensen e Jakob Poulsen. O treinador ainda não definiu quem entrará no lugar dos jogadores, considerados titulares. Na Copa do Mundo, a Dinamarca encara Holanda, Camarões e Japão na primeira fase.

Um grande teste! Assim definiu Fábio Capello sobre o jogo da Inglaterra contra o Egito, amanhã. Para o treinador, os egípcios não venceriam a CAN por três vezes seguidas se não formassem um time de qualidade. Com a contusão de Ferdinand (novo capitão), a faixa será passada para Steven Gerrard. Na Copa, os ingleses encaram a Argélia, justamente a seleção responsável pela eliminação do Egito durante as eliminatórias. Os outros adversários da Inglaterra na primeira fase serão a Eslovênia e os EUA.

Bert Van Marwijk renovou seu contrato com a federação holandesa por mais dois anos e comandará a “laranja mecânica” na Eurocopa 2012, caso a equipe consiga a classificação. Antes disso, o prestigiado treinador tenta o primeiro título da seleção na história da Copa do Mundo, já que a laranja bateu na trave algumas vezes e é considerada como uma das seleções mais fortes do planeta bola. O primeiro passo será superar Camarões, Dinamarca e Japão na primeira fase.

Atualmente ele é ídolo do Napoli e terá a honra de disputar a primeira Copa do Mundo da história de sua seleção. Estou falando do meia Marek Hamsik, considerado ontem como o melhor jogador de seu país em 2009, e que disputará com a camisa da Eslováquia a primeira Copa da seleção como nação independente (a Eslováquia fazia parte da extinta Tchecoslováquia). No Mundial, o grupo dos eslovacos terá Paraguai, Nova Zelândia e Itália.

Após terremoto que devastou o Chile, a seleção norte-coreana (que seria adversária dos chilenos) conseguiu marcar dois amistosos contra a Venezuela, sendo o primeiro na quinta-feira. Curioso é que um dia antes, os venezuelanos encaram o Panamá. Confira os amistosos da semana:

Armênia x Belarus/ Macedônia x Montenegro/ Costa do Marfim x Coreia do Sul/ Grécia x Senegal/Angola x Letônia/Chipre x Islândia/Eslováquia x Noruega/Nigéria x RD Congo/Bósnia x Gana/Geórgia x Estônia/Moldávia x Cazaquistão/ Malta x Finlândia/ Turquia x Honduras/Argélia x Sérvia/Hungria x Rússia/ África do Sul x Namíbia/Romênia x Israel/Luxemburgo x Azerbaijão/Suíça x Uruguai/ Áustria x Dinamarca/Polônia x Bulgária/Albânia x Irlanda do Norte/Bélgica x Croácia/Alemanha x Argentina/Holanda x Estados Unidos/Itália x Camarões/Eslovênia x Catar/País de Gales x Suécia/Inglaterra x Egito/França x Espanha/Escócia x República Tcheca/ Portugal x China/Venezuela x Panamá/Athletic Bilbao x Paraguai/ (quinta) El Salvador x Guatemala/(quinta) Nova Zelândia x México/(quinta) Venezuela x Coréia do Norte/(sábado) Venezuela x Coréia do Norte.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO