O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Especial- Copa do Mundo!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Vem aí a Copa do Mundo! Como aquecimento, vamos conhecer um pouco das 32 seleções que estarão na África do Sul. Vale lembrar que as convocações só acontecerão em Maio. De quatro em quatro (por ordem alfabética) analisaremos as chances de cada time na competição.

África do Sul
Em pé: Mphela, Fransman, Khune, Khuboni, Mokoena e Snagweni. Agachados: Ngcongca, Modise, Davids, Tshabalala e Carnell.

Os “bafana bafana” jogam em casa e contam com o apoio de seus fanáticos torcedores (e de suas vuvuzelas) para desconcentrar os adversários. Em seu grupo, a África do Sul encontra dois campeões mundiais (Uruguai e França), além de uma potência da Concacaf (o México). A equipe, comandada por Parreira, é considerada a mais fraca das seleções africanas que estará na Copa. Nem isso é capaz de desanimar a seleção da casa, que conta com o brilhantismo de Steven Pienaar para surpreender o mundo. Além disso, os sul-africanos acreditam que a experiência de jogadores como Mokoena, McCarthy e Sibaya (todos já disputaram, pelo menos, uma Copa) pode dar frieza ao time em momentos decisivos.

Projeção: O grupo é complicado, mas, ao contrário do que muitos pensam, a África do Sul não será um saco de pancadas. Na teoria, a França deve se sobressair sobre os demais e a segunda vaga ficará em aberto, inclusive com chances de ficar com os “bafana bafana”. Se você acha isso impossível, dê uma olhada na história das Copas e veja quantos anfitriões iguais ou mais fracos que a África do Sul, conseguiram passar de fase. Existe uma energia diferente para os donos da casa e isso é fato! Mesmo assim, meu palpite é de que o time de Parreira brigará muito, mas não conseguirá a vaga.

Alemanha
Em pé: Hitzlsperger, Enke, Friedrich, Westermann, Mario Gomez e Ballack. Agachados: Trochowski, Podolski, Lahm, Beck e Cacau.

A Alemanha é o tipo de seleção que nunca pode ser desprezada. Em outras ocasiões, a tradição dos germânicos fez e a diferença e a equipe chegou longe. Em 2010, a seleção alemã não apresenta um elenco do nível de Espanha ou Inglaterra. Os destaques são os mesmos de 2006, com alguns não vivendo seus melhores momentos. Ballack, Klose, Podolski, Schweinsteiger e Lahm (figurinhas carimbadas) continuam formando a base do time. Pouco para ser Tetra Campeã?

Projeção: Complicado demais cravar alguma coisa quando se trata de seleções como Alemanha, Brasil, Argentina ou Itália. De qualquer forma, não seria surpresa pra mim uma eliminação dos germânicos ainda na primeira fase, mesmo porque TODOS os concorrentes do grupo D tem time pra brigar pela classificação. Se conseguir se salvar nesse grupo, a Alemanha pode chegar longe, afinal mata-mata nem sempre coloca os times mais fortes na decisão. Aliás, historicamente os tradicionais chegam (nem sempre são os melhores) e essa é a esperança dos europeus.

Argélia
Em pé: Halliche, Meghni, Yahia, Gaouaoui e Bougherra. Agachados: Matmour, Mansouri, Saifi, Ziane, Belhadj e Lemmouchia.

Responsável por tirar o Egito da Copa, a Argélia tem missão difícil na África do Sul. Se tudo sair como o esperado, a Inglaterra sobra e a segunda vaga fica entre EUA e Eslovênia, com a Argélia correndo por fora. Os africanos começaram bem o ano de 2010 e chegaram às semifinais da Copa Africana de Nações, eliminando a temida Costa do Marfim nas quartas de final. Porém, o reencontro contra o Egito na semifinal foi um desastre e, dessa vez, a seleção argelina perdeu a “cabeça” e levou uma goleada de 4x0. Na defesa, destaque para Belhadj, Yahia e Bougherra, que tiveram boa participação nas eliminatórias. No meio de campo, Ziane e Matmour são responsáveis pela ligação com o ataque.

Projeção: Acompanhei todos os jogos da Argélia na CAN 2010 e posso afirmar que o elenco é fraco, mas esforçado. E foi com garra que tiraram o Egito do Mundial e a Costa do Marfim da Copa Africana de Nações. O esforço deve ser dobrado no Mundial e a Argélia dependerá de uma vitória contra a Eslovênia no primeiro jogo (isso é perfeitamente possível) para tentar a vaga em confronto direto contra os EUA, na última rodada. Correndo por fora, as “raposas do deserto” podem chegar lá!

Argentina
Em pé: Dominguez, Romero, Veron, Datolo, Gago e Heinze. Agachados: Messi, Aguero, Zanetti, Papa e Mascherano.

Incógnita! Depois de campanha horrorosa nas eliminatórias, o que podemos esperar da Argentina na Copa? Bom, alguns vão dizer que a campanha será um fiasco. Mas os verdadeiros conhecedores do futebol avaliarão de outra forma. Em 2002, o Brasil foi um desastre nas eliminatórias e terminou como campeão do mundo. Voltando ainda mais no tempo, em 1986 a Argentina teve muitas dificuldades para superar o Peru nas eliminatórias, mas se classificou para a Copa e foi campeã. Ah! Na época, Maradona já tinha estourado, mas não conseguiu fazer uma boa Copa, na sua primeira participação em 1982. Alguma coincidência com Messi? Bom, o melhor jogador do mundo está devendo na seleção e pode mudar sua imagem com o povo argentino na Copa de 2010 e sob o comando daquele com quem ele é tão comparado: Maradona. A seleção argentina é muito forte e terá um dos melhores elencos da Copa. Um time que tem do meio pra frente jogadores como Mascherano, Gutierrez, Veron, Di Maria, Messi e Higuain é simplesmente fantástico. Além disso, Maradona ainda tem diversas opções para compor o banco de reservas.

Projeção: Há algum tempo eu diria que a Argentina se complicaria em seu grupo. Mas depois de acompanhar a segurança dos “hermanos” em amistoso contra a Alemanha no início do mês, percebi que certas coincidências não seriam tão incoerentes se acontecessem. A Argentina passa em seu grupo e depois tem tudo para seguir na Copa, quem sabe fazendo uma semifinal contra a Espanha. Para isto, basta a “fúria” e a Argentina ficarem na primeira colocação de seus grupos e depois eliminarem seus adversários de mata-mata. Um jogão entre Argentina e Espanha na semifinal seria de arrepiar!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO