O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

"Bafana Bafana" fazem 5x0 em amistoso!

segunda-feira, 31 de maio de 2010




Jogando no Peter Mokaba, em Polokwane, a África do Sul goleou a Guatemala por 5x0, nesta segunda-feira. Esse foi o último amistoso dos “bafana bafana” antes de Parreira anunciar a lista final dos 23 convocados. Benny McCarthy, que vem sendo muito criticado por causa de sua forma física, não entrou em campo e a mídia local espera que ele seja cortado da delegação que disputará o Mundial. O confronto foi histórico para o capitão Aaron Mokoena, que chegou a marca de 100 jogos com a camisa da África do Sul.
Diante de um público de 45.000 torcedores, a África do Sul partiu para cima desde o início do jogo. Com Pienaar entrando como titular, os “bafana bafana” ganharam criatividade no meio de campo. Mas o primeiro gol aconteceu em um lance irregular. Tshabalala arriscou o chute e a bola bateu não mão de Gustavo Cabrera, fora da área. O árbitro, inexplicavelmente, marcou pênalti, que foi convertido por Mphela. Ainda no primeiro tempo, Pienaar passou para Ngconga, que cruzou para a área, encontrando Letsholonyane que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. Surprise Moriri, com o perdão do trocadilho, foi a surpresa de Parreira para o segundo tempo. Logo aos 3 minutos, ele aproveitou assistência de Mphela e fez o terceiro gol. A partida era eletrizante e a Guatemala desperdiçou um pênalti com Guillermo Ramirez, defendido pelo goleiro Josephs, que substituiu o titular Khune (lesionado). Em seguida, aos 9 minutos, Mphela converteu outro pênalti e a África do Sul ampliou para 4x0, depois de Gustavo Cabrera colocar a mão na bola, dessa vez dentro da área. Inclusive, é bom avisar ao jogador de Guatemala que o esporte que ele pratica é futebol e não vôlei. Os atacantes Nomvethe e Bernard Parker entraram no segundo tempo, mas McCarthy continuou no banco de reservas, com a fisionomia fechada. E foi de Parker o quinto (e último) gol do jogo, depois de driblar dois jogadores e soltar uma bomba. A seleção sul-africana, com o resultado, completou 11 jogos de invencibilidade. Poucos adversários, porém, exigiram da equipe de Parreira. O teste de fogo antes da estreia contra o México, acontece no próximo dia 05.06, quando a África do Sul enfrenta a boa seleção da Dinamarca.

Placar geral dos amistosos: África do Sul 5x0 Guatemala.

Amistosos de amanhã: Dinamarca x Austrália; Suíça x Costa Rica; Holanda x Gana; Portugal x Camarões.

O zagueiro da Coréia do Sul, Kwak Tae-Hwi, foi cortado da lista de convocados após sofrer uma lesão no tornozelo durante o amistoso contra a Bielorrússia, realizado ontem. Como a recuperação deve durar cerca de 4 semanas, o jogador não teria condições de defender a seleção asiática no Mundial. Huh Jong-Moo, técnico da equipe, ainda anunciou a dispensa de mais três atletas: Ku Ja-Cheol, Shin Hyung-Min e Lee Keun-Ho. Dessa forma, o treinador pôde, enfim, divulgar os 23 convocados, inclusive com a presença de Lee Dong-Gook, que se recupera de lesão muscular. Olha a lista:

Goleiros: Kim Young-Kwang (Ulsan Hyundai), Lee Woon-Jae (Suwon Bluewings) e Jung Sung-Ryong (Seongnam Ilhwa)

Defensores: Kim Dong-Jin (Ulsan Hyundai), Kim Hyung-Il (Pohang Steelers), Oh Beom-Seok (Ulsan Hyundai), Lee Young-Pyo (Al Hilal-SAU), Lee Jung-Soo (Kashima-JAP), Cha Du-Ri (Freiburg-ALE), Cho Yong-Hyung (Jeju United) e Kang Min-Soo (Suwon Bluewings)

Meio-campistas: Ki Sung-Yong (Celtic-ESC), Kim Bo-Kyung (Oita Trinita-JAP), Kim Nam-Il (Tom Tomsk-RUS), Kim Jae-Sung (Pohang Steelers), Kim Jung-Woo (Gwangju Phoenix), Lee Chung-Yong (Bolton-ING) e Park Ji-Sung (Manchester United-ING)

Atacantes: Park Chu-Young (Monaco-FRA), Ahn Jung-Hwan (Dalian Shide-CHI), Lee Seung-Ryul (Seoul FC), Yeom Ki-Hun (Suwon Bluewings) e Lee Dong-Gook (Jeonbuk Motors).

Javier Aguirre, técnico da seleção mexicana, precisava dispensar apenas 1 jogador para finalizar a lista de 23 convocados. O escolhido foi Jonathan dos Santos, do Barcelona, de apenas 20 anos. Irmão de Giovani dos Santos (confirmado na Copa), Jonathan teve a oportunidade de mostrar serviço no amistoso de ontem, contra Gâmbia, mas não correspondeu. A decisão revoltou o ex-jogador Zizinho, pai de Jonathan e Giovani, que soltou o verbo contra Aguirre e Mário Carillo (assistente técnico). Zizinho ainda afirmou que Jonathan dos Santos não vestirá mais a camisa do “tri”. Confira a lista final dos mexicanos:

Goleiros: Oscar Perez (Chiapas), Guillermo Ochoa (America), Luis Ernesto Michel (Guadalajara)

Defensores: Rafael Marquez (Barcelona-ESP), Ricardo Osorio (Stuttgart-ALE), Francisco Rodriguez, Carlos Salcido (ambos do PSV-HOL), Hector Moreno (AZ-HOL), Paul Aguilar (Pachuca), Efrain Juarez (Pumas), Jonny Magallon (Guadalajara), Jorge Torres Nilo (Atlas)

Meio-campistas: Andres Guardado (Deportivo La Coruna-ESP), Gerardo Torrado (Cruz Azul), Israel Castro (Pumas), Giovani dos Santos (Galatasaray-TUR), Pablo Barrera (Pumas), Adolfo Bautista, Alberto Medina (ambos do Guadalajara)

Atacantes: Cuauhtemoc Blanco (Veracruz), Carlos Vela (Arsenal-ING), Javier Hernandez (Guadalajara, com transferência acertada para o Manchester United-ING), Guillermo Franco (West Ham-ING).

O sueco Lars Lagerback anunciou os 23 convocados da Nigéria para o Mundial. O veterano Kanu, além de ser confirmado na Copa, ainda ganhou a braçadeira de capitão. Ikechukwu Uche, que se recupera de lesão no joelho, está fora, assim como Victor Anichebe. Confira:

Goleiros: Vincent Enyeama (Hapoel Tel Aviv - ISR), Dele Aiyenugba (Bnei Yehuda-ISR), Austin Ejide (Hapoel Petah Tikva-ISR)

Defensores: Taye Taiwo (Marseille-FRA), Elderson Echiejile (Rennes-FRA), Chidi Odiah (CSKA Moscow-RUS), Joseph Yobo (Everton-ING), Daniel Shittu (Bolton Wanderers-ING), Ayodele Adeleye (Sparta Rotterdam-HOL), Rabiu Afolabi (SV Salzburg-AUS)

Meio-campista: Chinedu Ogbuke Obasi (TSG Hoffenheim-ALE), John Utaka (Portsmouth-ING), Kalu Uche (Almeria-ESP), Dickson Etuhu (Fulham-ING), John Mikel Obi (Chelsea-ING), Sani Kaita (Alaniya-RUS), Haruna Lukman (AS Monaco-FRA), Yusuf Ayila (Dynamo Kiev-UCR), Osaze Odemwingie (Lokomotiv Moscow-RUS)

Atacantes: Yakubu Aiyegbeni (Everton-ING), Nwankwo Kanu (Portsmouth-ING), Obafemi Martins (Wolfsburg-ALE), Victor Obinna Nsofor (Málaga-ESP).

Depois de perder Cabañas, que levou um tiro no início do ano, o técnico Gerardo Martino acredita ter achado o substituto ideal: Lucas Barrios. O atacante do Borussia Dortmund já jogou duas vezes com a camisa do Paraguai e marcou dois gols. Obviamente, ele foi confirmado na lista final e disputará a vaga no time titular com Oscar Cardozo, Haedo Valdez, Santa Cruz, Edgar Benitez e Rodolfo Gamarra. Martino, hoje, cortou seis atletas: Jorge Achucarro, Marcelo Estigarribia, Julio Manzur, Eduardo Ledesma, Marcos Caceres e Osvaldo Martinez. Esses jogadores foram observados no amistoso contra a Costa do Marfim e não agradaram. A lista final é:

Goleiros: Justo Villar (Valladolid-ESP), Aldo Bobadilla (Independiente Medellín-COL) e Diego Barreto (Cerro Porteño).

Defensores: Denis Caniza (León-MEX), Dario Veron (Pumas), Julio Cesar Caceres (Atlético Mineiro-BRA), Paulo Da Silva (Sunderland-ING), Antolin Alcaraz (Club Brugge-BEL), Claudio Morel (Boca Juniors-ARG), Carlos Bonet (Olimpia) e Aureliano Torres (San Lorenzo).

Meio-campistas: Enrique Vera (LDU-EQU), Cristian Riveros (Cruz Azul-MEX), Jonathan Santana (Wolfsburg-ALE), Nestor Ortigoza (Argentinos Juniors-ARG), Victor Caceres (Libertad) e Edgar Barreto (Atalanta-ITA).

Atacantes: Oscar Cardozo (Benfica-POR), Nelson Haedo Valdez (Borussia Dortmund-ALE), Lucas Barrios (Borussia Dortmund-ALE), Edgar Benitez (Pachuca-MEX), Rodolfo Gamarra (Libertad) e Roque Santa Cruz (Manchester City-ING).

A seleção brasileira realizou mais um treinamento coletivo nesta segunda-feira. Outra vez, titulares e reservas empataram por 0x0.
Jogadores dos EUA desembarcam na África do Sul. Depois de Austrália, Brasil, Argentina e Dinamarca, a seleção norte-americana é a quinta a chegar ao país da Copa.

Amanhã, no Complexo do Covilhã, Portugal recebe Camarões para mais um amistoso preparatório para a Copa do Mundo. Carlos Queiroz ainda não poderá contar com Tiago e Pepe, sendo que o último só foi confirmado na Copa depois de uma avaliação detalhada do departamento médico do Real Madrid e da seleção portuguesa. A partida serve para os patrícios se adaptarem ao estilo de jogo dos africanos, afinal eles estreiam na Copa do Mundo em um jogo-chave contra a Costa do Marfim. Se os elefantes tem Drogba, os leões indomáveis tem Eto’o. O agradável amistoso terá transmissão, ao vivo, pelo Sportv, a partir de 15h30.

Outra partida amistosa que chama a atenção é entre Holanda e Gana, que acontecerá amanhã, em Roterdã. Arjen Robben, a grande esperança da “Laranja” na Copa do Mundo, treinou normalmente nesta segunda-feira. O jogador, até então, treinava separadamente, devido a um problema no quadril. Apesar de recuperado, é provável que Robben seja poupado na partida.

Com desfalques, a Suíça encara a Costa Rica em amistoso. O zagueiro Mario Eggiman e o atacante Yakan Yakin estão com problemas musculares e não poderão participar do jogo contra os “ticos”. Eles, por sinal, estão satisfeitos depois de boa atuação contra a França e contam com Bryan Ruiz (Twente-HOL) para fazer frente aos suíços.

Wiliam Gallas continua sendo a maior preocupação na França. O zagueiro deixou o treinamento desta segunda-feira, após sentir um estiramento muscular. Por problemas parecidos, ele ficou sem jogar desde Março até a partida amistosa contra a Costa Rica, na semana passada. As opções que Domenech têm para o setor são escassas, afinal ele tem improvisado Abidal (sem sucesso) na zaga. Planus e Squillaci formaram a dupla de zaga no segundo tempo do amistoso contra a Tunísia e, dependendo da situação, podem até formarem a zaga dos “bleus” na África do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO