O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Coréia do Sul e Austrália vencem clássicos continentais!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

por Thiago de Barros

Nível de Manchester United! Park Ji-Sung comandou a Coréia do Sul na partida de hoje e mostrou os motivos que fazem a torcida acreditar em uma boa campanha na África do Sul. Um jogador, no mínimo, acima da média.
Park Chu-Young converte pênalti, já no final do jogo contra o Japão. A Coréia do Sul, sem dúvidas,é a seleção asiática com o maior número de bons jogadores.
O salvador! Nos acréscimos da partida, o perseguido Brett Holman marcou o gol da virada dos "socceroos" diante dos rivais. A transferência da Austrália para a confederação asiática proporcionou um fato inédito na história das Copas, afinal nunca duas nações da Oceania participaram da mesma edição do torneio. Isso vai acontecer em 2010!
Futebol ou Rugby? Um clima nada amistoso marcou o violento confronto entre Austrália e Nova Zelândia.

Com o estádio de Saitama completamente lotado, a Coréia do Sul derrotou o Japão por 2x0, resultado que serviu para constatar a superioridade dos sul-coreanos em relação ao adversário. Logo no início da partida, Park Ji-Sung recuperou uma bola no meio de campo e saiu em velocidade, passando por vários defensores japoneses, antes de mandar um chute cruzado e rasteiro para fazer um golaço. Com o placar a favor, a Coréia manteve o domínio da partida, enquanto que os japoneses saíram desesperados em busca do empate. Honda, o principal destaque dos “samurais azuis”, quase não apareceu em campo e só teve chance quando chutou uma bola prensada, que foi facilmente defendida por Jung-Sung Ryong. A melhor chance do Japão no primeiro tempo aconteceu em um contra-ataque, quando Okubo acertou um belo chute de fora da área, mas a bola passou perto da trave. A segunda etapa foi marcada por muitas substituições, como sempre acontece nos amistosos internacionais. Park Chu-Young, que foi poupado no primeiro tempo, entrou no início da segunda etapa, no lugar de Yeom Ki-Hun. Já nos acréscimos, o atacante do Mônaco fez boa jogada individual e foi derrubado por por Narazaki. O próprio Park Chu-Young converteu a penalidade e deu números finais ao jogo. A batata de Takeshi Okada, técnico do Japão, está assada e os murmurinhos de que ele pode ser demitido em plena Copa do Mundo ganharam força. Antes do Mundial, os nipônicos enfrentam a Inglaterra (30.05) e a Costa do Marfim (04.06). Já a Coréia do Sul ainda encara Belarus (30.05) e Espanha (03.06) antes de pegar a Grécia, já pela Copa.

No clássico da Oceania, a Austrália teve dificuldades para superar a Nova Zelândia, mesmo jogando em Melbourne. Os “socceroos” jogaram desfalcados de vários titulares e, por isso, a equipe estava visivelmente sem entrosamento. Mark Scharzer, Harry Kewell, Brett Emerton, Luke Wikshire, Scott Chipperfield e Josh Kenneddy foram poupados. A Nova Zelândia dominou as ações no primeiro tempo e não demorou a marcar o primeiro gol, através de Chris Killen. Os neozelandeses não se intimidaram com a pressão dos 55.000 australianos que compareceram ao estádio e, incrivelmente, continuaram pressionando o adversário, mandando até bola na trave com o próprio Killen. Na primeira etapa, inclusive, a Nova Zelândia reclamou muito da arbitragem, depois de Vince Grella cometer falta dura em Leo Bertos e receber apenas um cartão amarelo. Curioso é que Bertos acabou substituido após outra falta, dessa vez cometida por Tim Cahill. Na segunda etapa, a Austrália melhorou e partiu para cima do rival. Aos 11 minutos, Jason Culina chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Vidosic empurrar para as redes, empatando o jogo para os australianos. A Nova Zelândia, depois disso, tentou segurar o resultado e foi castigada com um gol nos acréscimos. Valeri fez boa jogada e encontrou Brett Holman, que definiu o placar. Esse amistoso, certamente, foi especial, afinal é a primeira vez que Austrália e Nova Zelândia se enfrentam classificadas para disputar uma mesma edição da Copa do Mundo. Em grupo com Alemanha, Sérvia e Gana, os australianos sabem que têm poucas chances. Já a Nova Zelândia é considerada uma das seleções mais fracas da competição e se daria por satisfeita em dificultar os jogos contra Paraguai, Itália e Eslováquia.

Outras notícias

Salvador Cabañas, que levou um tiro na cabeça em Janeiro, recebeu alta da clínica onde se tratava, localizada em Buenos Aires. Obviamente, o jogador não tem nenhuma condição de defender a seleção paraguaia no Mundial. Mesmo assim, Cabañas foi convidado pelo técnico Gerardo Martino para fazer parte da delegação que vai para a África do Sul. Esse é mais um grande exemplo de superação de um homem que lutou pela vida e agora tem como objetivo voltar aos gramados. Parabéns guerreiro!

Enquanto as principais seleções do mundo marcam amistosos contra equipes qualificadas, o Brasil deve anunciar seus dois jogos antes do Mundial contra Zimbabue e Tanzânia. Ainda faltam alguns detalhes burocráticos para que os jogos sejam marcados, mas as datas previstas são os dias 02.06 e 07.06, sem local definido. Esse filme eu já vi em 2006!

Dunga, enfim, pôde contar com Luís Fabiano. O atacante participou do treinamento físico realizado nesta segunda-feira, no CT do Atlético-PR. O atleta do Sevilla não participou da atividade de ontem, pois ainda se recuperava de uma lesão muscular. Dessa forma, a única ausência entre os 20 jogadores concentrados foi a de Kaká, que está em estágio final de recuperação de uma lesão muscular. Júlio Cesar, que foi campeão da Liga dos Campeões com a Internazionale, deve se integrar ao grupo já nesta Terça-Feira, embora tenha recebido folga até quinta. Maicon e Lúcio, os outros dois da Inter que foram privilegiados com um período de descanso, se apresentarão somente na quinta-feira, em Johhanesburgo.

Giorgio Chiellini, defensor da seleção italiana, sofreu uma leve contratura na panturrilha no primeiro dia de treinamentos com os companheiros em Sestrieri. Com isto, o zagueiro da Juventus vai trabalhar separadamente do restante do grupo e se torna preocupação para o técnico Marcelo Lippi, que ainda precisa cortar 5 jogadores para definir sua convocação final. O departamento médico da “Azurra” tranquilizou o treinador ao afirmar que o atleta teve apenas um ligeiro problema muscular e que deve se recuperar rapidamente.

A Espanha começou nesta segunda-feira sua preparação para a Copa do Mundo, na cidade do futebol em Las Rozas, localizada em Madrid. Os 23 convocados e o técnico Vicente Del Bosque se apresentaram e colocaram trajes oficiais para participarem da inauguração do museu da seleção, inclusive com a presença do príncipe Felipe de Borbon. A “fúria” é considerada uma das principais favoritas ao título do Mundial de 2010.

Raymond Domenech, técnico da França, aumentou os trabalhos físicos de seus jogadores, que se preparam para o Mundial nos Alpes Franceses. A novidade foi a presença do zagueiro William Gallas, que se recuperou de uma lesão no tornozelo, mas estava com alguns machucados nas mãos após capotar um buggy em brincadeira com seus companheiros. Gallas se juntou a Djibril Cisse, Andre Pierre-Gignac e Nicolas Anelka que também estavam trabalhando separadamente devido a problemas de lesão.

Daqui a pouco, a bola rola para mais amistosos internacionais: Inglaterra x México, Argentina x Canadá, Portugal x Cabo Verde, África do Sul x Bulgária. De noite, o “blog” volta com a cobertura completa dessas partidas.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO