O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 18 dias)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inglaterra- Copa do Mundo 1970


Campeã do mundo em 1966, a Inglaterra chegou ao México sonhando em conseguir o bi-campeonato. Na primeira fase, a equipe enfrentaria Romênia, Brasil e Tchecoslováquia. A espinha dorsal era a mesma de quatro anos antes, com craques como o goleiro Gordon Banks, o zagueiro Bobby Moore, o meia-atacante Bobby Charlton e o atacante Hurst. Os ingleses se classificaram com tranquilidade, vencendo tchecoslovacos e romenos, ambos pelo placar de 1x0. O grande jogo da chave, no entanto, aconteceu na segunda rodada, quando Brasil e Inglaterra travaram um duelo de arrepiar. A partida aconteceu no estádio Jalisco, em Guadalajara, para um público de 67.000 pessoas. Gordon Banks, nesse jogo, realizaria aquela que é considerada a defesa mais difícil da história das Copas. O lance aconteceu quando o inglês defendeu cabeçada firme de Pelé, tão potente como um chute. Banks, porém, não conseguiu impedir o gol de Jairzinho, que deu ao Brasil a vitória por 1x0. Na fase seguinte, os ingleses enfrentaram a Alemanha Ocidental, adversária da polêmica final de 1966: a partida estava na prorrogação (o jogo ficou 2x2 no tempo normal), quando o inglês Hurst acertou a bola no travessão e depois ela caiu muito perto da linha. Nem os recursos tecnológicos foram capazes de afirmar com precisão se a bola entrou ou não. A arbitragem validou o gol, para desespero dos alemães. No fim, o próprio Hurst fez outro e a Inglaterra saiu de campo com a vitória por 4x2, conquistando o título em casa. Quatro anos depois, na Copa de 1970, os ingleses não puderam contar com Gordon Banks, que teve problemas de estômago antes do jogo. Um grande desfalque! O “English Team” controlou as ações e com gols de Mulery e Peters abriu 2x0. Somente aos 23 minutos do segundo tempo que a Alemanha conseguiu descontar, com gol do “Kaiser” Beckenbauer. Na tentativa de segurar o resultado, o técnico Ramsey sacou Charlton para a entrada de Bell. Então veio o castigo, com o gol de empate da Alemanha Ocidental sendo marcado por Seeler. Outra vez, após um 2x2 eletrizante no tempo normal, ingleses e alemães eram obrigados a decidir na prorrogação. Depois de muita pressão, Gerd Muller marcou o gol que selou a vitória dos germânicos. Sem Banks e sem Charlton, a Inglaterra não resistiu ao poder do forte adversário e acabou impedida de, quem sabe, chegar a uma final contra o Brasil.

Fala Zakumi!


* O jornalista Vittorio Pozzo foi o único treinador a conquistar duas Copas do Mundo. Ele o fez de forma consecutiva, comandando a Itália nos títulos de 1934 e 1938.

* Na disputa do terceiro lugar contra a Alemanha, pela Copa do Mundo de 1934, a seleção austríaca teve que jogar com a camisa do Napoli (clube local) por não ter levado um uniforme reserva. As duas seleções, vale lembrar, têm camisas brancas como uniforme principal.

* Espanha e Áustria eram algumas das principais potências do futebol mundial em 1938! Mas uma guerra civil impediu que a “fúria” disputasse a competição. A Áustria, por outro lado, foi anexada pela Alemanha Nazista pouco antes da Copa. Por isso, o confronto entre austríacos e suecos não aconteceu e a seleção escandinava foi automaticamente classificada para a fase seguinte.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO