O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

De olho neles!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Foto oficial da seleção norte-coreana, antes do confronto contra a Grécia.
Seis anos depois do título europeu, a Grécia ainda depende de Karagounis (foto), Katsouranis e Charisteas. Muito pouco!

Aos poucos, o futebol da Coréia do Norte deixa de ser um “segredo” para o Ocidente. Pelo excesso de empates por 0x0 nas eliminatórias, todos acreditaram que os norte-coreanos sempre jogavam com os 11 jogadores plantados no campo de defesa. Mas minha impressão, na partida de hoje contra a Grécia, não foi essa. A seleção norte-coreana é limitada tecnicamente, mas tem muita vontade de vencer. Contra os gregos, eles correram tanto que, aos 30 minutos do segundo tempo, estavam todos exaustos. Além disso, outra característica interessante é que os jogadores não ficam muito tempo com a bola nos pés, estão sempre tocando, muitas vezes de primeira. Os jogadores de defesa (zagueiros e laterais) costumam ficar presos na marcação, com as subidas acontecendo apenas pelo lado direito com o esforçado Cha Jong-Hyok. Os atletas de meio de campo se movimentam bastante, sempre atacando e defendendo em bloco. O habilidoso Hong Yong-Jo é quem dita o ritmo e está sempre procurando a referência do ataque: Jong Tae-se (o Rooney asiático). Obviamente, o apelido é exagerado, mas confesso que o atacante me surpreendeu positivamente na partida de hoje. Ele seria titular em muitas equipes da primeira divisão do campeonato brasileiro! Desconhecido para nós, Jong Tae-se é um jogador incansável e que joga na vertical, característica de Rooney. No jogo de hoje, as principais jogadas de perigo passaram por ele. Bom, antes disso, preciso dizer que a Grécia abriu o placar logo no início, com Katsouranis. O lance mostrou uma das várias fragilidades da Coréia do Norte, já que Salpingidis cobrou falta para a área e Krygiakos mandou de cabeça, com a bola passando por todo mundo, até encontrar Katsouranis, que mandou para o gol vazio. Inocente, a defesa da Coréia do Norte tentou fazer linha de impedimento na jogada. A Grécia, diga-se de passagem, dominou a partida durante os primeiros 15 minutos, criando outras chances, inclusive com Gekas, que tentou encobrir Ri Myong-Guk e desperdiçou boa chance.
Quando a torcida grega imaginava que o jogo seria fácil, surgiu a figura de Jong Tae-Se. Em lance de Hong Yong-Jo, Tae-Se fez a parede e rolou para An Yong-Hak mandar por cima do gol. Esse foi o cartão de visita, já que minutos depois, Hong Yong-Jo, em cobrança de falta ensaiada, tocou para Tae-Se que mandou um lindo chute de fora da área, no ângulo do goleiro grego. A partir daí, a Coréia do Norte passou a pressionar o adversário em busca da virada. Os lançamentos longos eram a principal arma da equipe asiática. Em um deles, Kyrgiakos empurrou Tae-Se e, na cobrança da falta, Hong Yong-Jo mandou no travessão. Um pouco depois, Pak Chol-Jin deu passe perfeito para Tae-Se (sempre ele), que chutou forte para defesa do goleiro Sifakis. O atacante continuou criando suas oportunidades, sendo que, em uma delas, girou pra cima da defesa e, mais uma vez, foi impedido de marcar o gol pelo goleiro grego. Na segunda etapa, a Grécia voltou cheia de substituições. Uma delas foi a entrada de Charisteas no lugar de Samaras. Em seu primeiro lance, o herói do título europeu de 2004 aproveitou cruzamento em cobrança de falta, para completar para as redes. Mesmo jogando mal, a Grécia estava novamente na frente do placar. Dois minutos depois, adivinha quem apareceu? Jong Tae-Se recebeu lançamento, deu um drible espetacular no zagueiro e chutou forte para igualar a partida. Um golaço! Depois disso, porém, o ritmo do jogo caiu. A Coréia do Norte ainda teve algumas chances, sendo uma delas com o rápido Mun In-Guk. No fim, empate por 2x2. Atuando dessa forma, é difícil acreditar que a Grécia consiga brigar por vaga em grupo com Argentina, Nigéria e Coréia do Sul. Claro que, em um jogo amistoso contra a Coréia do Norte, o time não joga com a mesma raça que vai entrar em campo no Mundial. Mesmo assim, o setor defensivo falhou muito e não conseguiu acompanhar a velocidade dos norte-coreanos, que são inferiores a Coréia do Sul, primeira adversária dos gregos. A Coréia do Norte, sinceramente, não se classificará em grupo com Brasil, Portugal e Costa do Marfim. De qualquer forma, o time vai lutar muito para não ser o saco de pancadas da chave. E com Jong Tae-Se na frente, é bom o Brasil se cuidar, afinal o cara tem estrela e a Coréia do Norte adora protagonizar zebras históricas. De olho neles!

Irlanda e República Tcheca derrotam seleções que estarão na Copa do Mundo!

A República Tcheca, apesar de falha de Cech (foto), bateu os Eua por 4x2
Muita festa no embarque dos "socceroos" para a África do Sul.
Kalu Uche mostra vontade em amistoso entre Nigéria e Arábia Saudita. O jogo foi fraco e não saiu do 0x0.

Após vencer o Paraguai por 2x1, em Dublin, a Irlanda prova para o mundo que teria condições de disputar e, quem sabe, brilhar na Copa de 2010. Para quem não se lembra, uma “mãozinha” de Thierry Henry eliminou os irlandeses do torneio durante as eliminatórias. Pelo lado dos sul-americanos, destaque para o primeiro gol do argentino Lucas Barrios, que se naturalizou paraguaio para disputar a Copa do Mundo. O jogo começou movimentado e, logo aos 6 minutos, o “Eire” abriu o placar com Doyle. Três minutos depois, Jonathan Santana chutou de fora da área e quase marcou o gol de empate. O lance, porém, não assustou os irlandeses, que continuaram pressionando. Mas o segundo gol só saiu aos 39 minutos, com Lawrence. Na segunda etapa, o Paraguai melhorou e tentou se recuperar na partida. Aos 13 minutos, Lucas Barrios descontou e, por um momento, fez a torcida esquecer Cabañas. O jogo, depois disso, ficou morno e o placar se manteve inalterado. Giovani Trapattoni, técnico da Irlanda, armou um time competitivo, do mesmo nível que o Paraguai encontrará na Copa. Por isso, muita preocupação para Gerardo Martino, que ainda não viu sua seleção convencer nos amistosos preparatórios.

Jogando em casa, os EUA perderam para a República Tcheca pelo placar de 4x2. Bob Bradley, técnico da seleção norte-americana, poupou alguns jogadores e aproveitou a partida para fazer os últimos testes antes de cortar 7 atletas para definir a lista de convocados para o Mundial. O time que entrou como titular, para você ter uma ideia, era: Brad Guzan (gol); Cherundolo, Onyewu, Bornstein e Goodson; Beasley, Francisco José Torres, Stuart Holden e Maurice Edu; Edson Separadora e Eddie Johson. Atletas como Donovan, Dempsey e Bocanegra sequer estavam no banco de reservas. Pelo lado da República Tcheca, algumas ausências sentidas como Baros e Rosicky. Quanto ao jogo, os EUA abriram o placar com 17 minutos, com gol de Maurice Edu. Petr Cech falhou no lance! Aos 44 minutos do primeiro tempo, Tomas Sivok empatou para os europeus. Com as alterações feitas por Bradley no intervalo, os EUA caíram de produção. Jan Polak, aos 13, virou a partida para os tchecos. Sete minutos depois, Herculez Gomez empatou novamente para os norte-americanos. Na reta final do jogo, Martin Fenin e Tomas Necid marcaram e abriram 4x2 para a República Tcheca, que não estará na Copa.

Duas tradicionais seleções africanas também entraram em campo para amistosos. Coincidentemente, as duas equipes empataram por 0x0 contra adversários que não disputarão a Copa do Mundo. Camarões, jogando em Linz (Áustria), empatou com a Geórgia. Os leões indomáveis não jogaram com sua força máxima, mas contaram com alguns titulares em campo, como R. Song, A. Song, Makoun e Webo. Eto’o, a estrela do time, foi poupado, afinal disputou a final da liga dos campeões pela Internazionale, no último sábado. A outra seleção africana que jogou hoje é a Nigéria, que não saiu do 0x0 com a Arábia Saudita. O jogo também aconteceu na Áustria, na cidade de Wattens. A equipe árabe, treinada pelo brasileiro Marcos Paquetá, jogou retrancada e conseguiu segurar as super águias.

Alguns amistosos envolvendo seleções que não estarão no Mundial aconteceram nesta Terça-Feira. A Ucrânia, com Shevckenko e Aliyev marcando duas vezes cada um, goleou a Lituânia pelo placar de 4x0. A Armênia venceu o Uzbequistão pelo placar de 3x1, com gols de Manachuryan (duas vezes) e Mkhitarayn para os armênios e Geynirh para o Uzbequistão. Já a Albânia visitou Montenegro e saiu com a vitória por 1x0. Salihi, aos 34 minutos do primeiro tempo, marcou o gol da vitória da Albânia. Todas as seleções envolvidas nesses jogos se preparam para as eliminatórias da Eurocopa 2012, que começa em Agosto.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO