O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 16 dias)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Brasil- Copa do Mundo 1978


A seleção brasileira lamenta até hoje os episódios ocorridos na Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina. Da equipe que jogou a Copa de 1974, na Alemanha, restaram entre os titulares apenas o goleiro Leão e Rivelino. O técnico Cláudio Coutinho renovou a seleção praticamente inteira, com o objetivo de conquistar o tetra-campeonato em território rival. Na primeira partida, Brasil e Suécia empataram por 1x1, com Reinaldo fazendo o gol dos sul-americanos. Curioso é que, nos acréscimos do jogo, Zico aproveitou uma cobrança de escanteio e fez o gol da virada para o Brasil. Mas o árbitro invalidou o lance, justificando que havia terminado a partida com a bola no ar. Bom, na segunda rodada, outro empate, dessa vez com a Espanha por 0x0. A seleção canarinho jogou muito mal e poderia ter perdido o confronto. O último jogo se tornou de vida ou morte para o Brasil, que precisava vencer a classificada Áustria para seguir no torneio. Heleno Nunes, presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), pediu a escalação de dois jogadores ao técnico Cláudio Coutinho: Roberto Dinamite e Jorge Mendonça. E foi de um deles, Roberto Dinamite, o gol da vitória do Brasil por 1x0, resultado que selou a classificação do time. Segundo o regulamento, as oito seleções classificadas seriam divididas em dois grupos, cada um com quatro seleções. Dentro da chave, as equipes jogariam entre si e quem fizesse o maior número de pontos (o primeiro colocado) se classificaria para a disputa da Final contra o vencedor do outro grupo. A seleção brasileira enfrentaria Peru, Polônia e Argentina, a dona da casa. Contextualizando, a Argentina, quando recebeu a Copa do Mundo, era governada por ditadores, dispostos a tudo para ver a seleção levantando a taça, o que seria uma ótima propaganda para o regime militar. Com dois gols de Dirceu e outro de Zico, o Brasil venceu o Peru por 3x0. Na segunda rodada, empate por 0x0 com a Argentina, sendo que o Brasil criou as melhores chances durante o jogo. O resultado, no entanto, deixou a decisão do grupo para a última rodada. O regulamento bisonho da FIFA colocou os dois jogos em horários diferentes, o que provocou uma polêmica que está viva até hoje. O Brasil entrou em campo mais cedo e venceu a Polônia por 3x1, com dois gols de Roberto Dinamite e outro de Nelinho. Com esse placar, a Argentina entrou em campo um pouco depois, sabendo que precisaria de uma vitória por, no mínimo, 4x0 para superar os brasileiros nos critérios de desempate. Placar do jogo: Argentina 6x0 Peru. Quiroga, goleiro da seleção peruana, era argentino de nascimento. Muitos afirmam que houve um “acordo” entre as partes. O Brasil de Leão, Nelinho, Cerezo, Rivelino, Batista, Dirceu, Zico, Roberto Dinamite e Oscar (entre outros) foi mais uma grande seleção que não ficou com a taça.

Fala Zakumi!


* Na final da Copa do Mundo de 1978, entre Argentina x Holanda, um torcedor argentino de 49 anos sofreu um ataque cardíaco no momento em que o holandês Resenbrink carimbou o travessão da seleção local. O lance aconteceu nos acréscimos do jogo, que estava 1x1, e poderia ter decidido o título para a Laranja Mecânica. Na prorrogação, a Argentina conquistaria a taça e o torcedor, que foi socorrido, ainda festejou o título dos “hermanos”.

* No jogo entre Iugoslávia e Irlanda do Norte, pela Copa do Mundo de 1982, o norte-irlandês Norman Whiteside se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida de Copa do Mundo, com apenas 17 anos e 41 dias. O recorde anterior pertencia ao brasileiro Pelé, na Copa de 1958.

* O argentino Claudio Cannigia conseguiu um feito durante a Copa do Mundo de 2002. O jogador, que não entrou como titular em nenhuma partida, foi expulso do banco de reservas, ao reclamar com o árbitro de uma falta em favor dos “hermanos” em jogo contra a Suécia. A tragédia foi completada no fim do jogo, após empate por 1x1, resultado que eliminou os argentinos ainda na primeira fase.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO