O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 24 dias)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Itália- Copa do Mundo 1994
Em pé: Maldini, Berti, Mussi, Massaro, Pagliuca e D.Baggio. Agachados: Donadoni, Albertini, R.Baggio, Benarrivo e Baresi.

A Itália sofreu na primeira fase do Mundial de 1994. No grupo mais equilibrado da história das Copas (todas as seleções terminaram com 4 pontos e com o mesmo saldo de gols), a “Azurra” se classificou na terceira colocação, atrás de México e Irlanda, e na frente da Noruega por ter feito 1 gol a mais que os escandinavos. Na primeira rodada, derrota para os irlandeses, por 1x0. No jogo seguinte, a recuperação aconteceu após vitória por 1x0 sobre a Noruega, com gol de Dino Baggio. Nesse jogo, Pagliuca entrou para a história como o primeiro goleiro a ser expulso na história das Copas. Na rodada seguinte, os italianos precisavam vencer o México para se classificarem sem sustos, mas acabaram empatando por 1x1, com Massaro fazendo o gol dos europeus. Mesmo assim, o time se garantiu por ter ficado entre os quatros melhores terceiros colocados. Nas oitavas de final, o jogo era contra a Nigéria, que foi a sensação africana da primeira fase. Amunike colocou as “super águias” em vantagem no primeiro tempo, mas com gol Roberto Baggio a Itália empatou aos 43 da segunda etapa. Na prorrogação, o próprio R. Baggio definiu a vitória da Azurra, em cobrança de pênalti. Na fase seguinte, a seleção italiana mostrou sua força ao derrotar a Espanha por 2x1, com gols de Dino Baggio e R. Baggio. A Itália escapou de um confronto contra a Alemanha na semifinal graças à Bulgária, que passou pelos germânicos. O time de Stoitchkov era uma das sensações do torneio e sonhava com uma final inédita. Mas a tradição prevaleceu e os italianos conseguiram boa vitória por 2x1, com dois gols de R. Baggio. Na final, encontro com o Brasil de Romário e Bebeto. Em 1970, os brasileiros levaram a melhor no México. Em 1982, os italianos passaram pela seleção canarinho (que era favorita) e partiram rumo ao título. Em 1994, o equilíbrio seria marca registrada de um confronto que se arrastou sem gols durante 120 minutos de bola rolando. A decisão, portanto, aconteceu na disputa de pênaltis. Depois de quatro cobranças para cada lado, o Brasil vencia por 3x2. A Itália precisava fazer o seu gol e ainda torcer para que os brasileiros perdessem a cobrança seguinte. Isso não aconteceu! R. Baggio partiu e mandou a bola por cima do gol de Taffarel. O Brasil era tetra campeão e a excelente seleção italiana, formada por atletas de alto nível como Baresi, Maldini, Donadoni, Pagliuca, D. Baggio, Albertini e R. Baggio perdeu a chance de ser campeã do mundo.

Fala Zakumi!


* No jogo entre Brasil e Polônia, pela Copa de 1938, Leônidas marcou um de seus gols descalço. A seleção brasileira venceu por 6x5!

* O argentino Rattin, após ser expulso no jogo contra a Inglaterra pela Copa de 1966, solicitou um intérprete para conversar com a arbitragem. Sem ser atendido, o jogador deixou o campo irritado e pisou no tapete vermelho da rainha (que estava presente no estádio) e ainda amassou uma bandeirinha da Inglaterra, acirrando a rivalidade entre as duas seleções.

* Que mico! Na partida entre Austrália e Croácia, pela primeira fase da Copa de 2006, o juiz inglês Graham Poll deu três cartões amarelos para o zagueiro croata Simunic antes de expulsá-lo. O árbitro assumiu o erro, explicando que estava distraído.

1 comentários:

Vinicius Kexo 18 de maio de 2010 às 23:36  

Essa seleção era boa mas merecia o título não...

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO