O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 19 dias)

domingo, 23 de maio de 2010

França- Copa do Mundo 2006
Gallas, Zidane, Vieira, Henry, Thuram e Abidal. Makelele, Malouda, Barthez, Sagnol e Ribery.

Comandados pelo polêmico Raymond Domenech, os franceses chegaram ao mundial de 2006 sob muita desconfiança, devido ao desempenho vergonhoso da equipe na Copa de 2002. O início não foi nada animador, com empates contra Suíça (0x0) e Coréia do Sul (1x1). Zinedine Zidane, o grande destaque dos “bleus”, estava tão apagado que acabou chegando suspenso ao último jogo da fase de grupos. Na época, parte da imprensa considerou real a hipótese da França ser eliminada ainda na primeira fase. O time precisaria vencer Togo por dois gols de diferença para conseguir a classificação direta. Sem Zidane, a França pressionou o adversário do início ao fim e saiu com o placar de 2x0, se garantido na segunda colocação da chave. Nas oitavas de final, o jogo era contra a Espanha, que tinha atropelado todo mundo na primeira fase. Zizou retornou e foi o grande destaque da partida, comandando a fantástica vitória da França por 3x1. Nas quartas de final, encontro com o Brasil, que vinha de 12 vitórias consecutivas em Copas, desde a derrota para a própria França, na decisão do Mundial de 1998. Zidane, que destruiu o Brasil na final daquela Copa, comandou os “bleus”, principalmente por, em cobrança de falta, colocar a bola nos pés de Henry, que marcou o gol da vitória francesa. Nessa partida, Zidane deu um chapéu em Ronaldo (ídolo da seleção brasileira). Na semifinal, o craque marcou, de pênalti, o gol da vitória contra Portugal. A grande final, entre França e Itália, foi realizada no dia 09.07.2006, em Berlim. Com 7 minutos de bola rolando, Zidane converteu um pênalti e abriu o placar para os franceses. O jogador, que havia declarado que se aposentaria após a Copa do Mundo, estava prestes a fechar a sua brilhante história no futebol com chave de ouro. A seleção francesa de 2006 não era nem sombra do timaço que venceu a Copa de 1998 e a Eurocopa de 2000. Zizou, sabendo disso, assumiu a responsabilidade de colocar o time em suas costas (com Raymond Domenech pegando carona). Eliminar Brasil, Espanha e Portugal não é para qualquer um! Mas para Zidane não existia nada impossível! Quem roubou a cena, infelizmente, foi o zagueiro italiano Materazzi. Aos 19 minutos, ele fez, de cabeça, o gol de empate da Itália. Como um apaixonado pelo futebol arte, fico chateado cada vez que me lembro do lance que gerou a expulsão de Zidane na prorrogação. Zizou é ser humano e, como tal, não aguentou as provocações do zagueiro da Itália, que teria ofendido a irmã do craque e o chamado de “terrorista”, por ele ser argelino de origem. Zidane deu uma cabeçada em Materazzi e foi expulso. A cena do jogador passando perto da taça, antes de descer para o vestiário, é marcante. Nos pênaltis, deu Itália. A França, mesmo limitada, merecia sorte melhor. E o maior craque francês da história (que o Platini me perdoe) deveria levantar o troféu da Copa de 2006.

Fala Zakumi!


* Copa de 1938! Inspirado pela ideologia fascista que dominava o mundo na época, o jornal italiano “La Gazzetta dello Sport” colocou a seguinte manchete após a Azurra eliminar o Brasil: "Saudamos o triunfo da inteligência branca italiana sobre a força bruta dos negros".

* Monti, vice-campeão do mundo com a Argentina em 1930, defendeu a Itália na Copa de 1934, a pedido de Mussolini. Além dele, outros dois argentinos (Guaita e Orsi) e um brasileiro (Filó) estavam na “Squadra Azurra” que conquistou o título em casa. Fato é que todos eles eram descendentes de italianos.

* Copa de 1930! O atacante uruguaio, Castro, não tinha a mão direita e, por isso, seu apelido era “El manco”. O artilheiro colaborou (e muito) durante a campanha do Uruguai, que conquistou o título da primeira edição da Copa do Mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO