O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 17 dias)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Paraguai- Copa do Mundo 1998

Arce, Gamarra, Ayala , Chilavert, Sarabia, Cardozo e Caniza. Agachados: Benítez, Aceval, Paredes e Enciso.

Em grupo com Espanha (sensação do momento), Nigéria (ouro nos Jogos Olímpicos) e Bulgária (quarta colocada da Copa anterior), o Paraguai era o menos cotado. Tudo levava a crer que o time, dirigido pelo brasileiro Paulo César Carpegiani, seria eliminado na fase de grupos. Não foi! Com um esquema defensivo quase que instranponível, o Paraguai fez uma primeira fase impecável e garantiu a classificação. Nos dois primeiros jogos, segurou os oponentes europeus (Bulgária e Espanha) com empates por 0x0. A Nigéria, por outro lado, venceu as duas equipes europeias e chegou classificada ao confronto contra os sul-americanos, na última rodada. O Paraguai, precisando vencer para garantir a vaga, passou por cima das “super águias” (3x1). Celso Ayala, Miguel Benítez e José Cardozo fizeram os gols que colocaram o time frente a frente com a França (dona da casa) nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1998. O sistema defensivo, formado por Chilavert, Arce, Ayala, Gamarra e Sarabia foi heróico durante a partida contra os “bleus”. No meio de campo, o poder de marcação de jogadores como Acuña, Enciso e Paredes impedia a criação dos jogadores franceses. A partida se arrastou empatada por 0x0 durante 90 minutos e só foi decidida na prorrogação, quando o zagueiro francês Laurent Blanc, aos 8 minutos do segundo tempo, apareceu de surpresa e venceu a defesa paraguaia para fazer o “gol de ouro”. Foi um jogo histórico, afinal era a primeira vez que a Copa do Mundo era decidida na morte súbita (assim que saísse o gol na prorrogação, o jogo acabava). Gamarra saiu da Copa sem ter cometido nenhuma falta e foi eleito o melhor zagueiro da competição. O goleiro artilheiro, Chilavert, e o companheiro de zaga de Gamarra, Celso Ayala, também fizeram parte da seleção da FIFA. Pode até ser que o Paraguai não tivesse time para conquistar o título (faltava ataque), mas essa equipe montada por Carpegiani não podia passar em branco em nosso blog. O Paraguai, afinal, é mais uma grande seleção eternizada na história dos Mundiais.

Fala Zakumi!


* Itália e Espanha, pela Copa do Mundo de 1934, realizaram o primeiro jogo “desempate” da história das Copas. Isso só aconteceu porque as duas seleções empataram por 1x1 (inclusive na prorrogação). Como ainda não existia a famosa “disputa de pênaltis”, as equipes voltaram a campo dois dias depois e a Itália levou a melhor com vitória por 1x0.

* Pouco antes da Copa do Mundo de 1938, Hitler anexou a Áustria (uma das principais forças do futebol mundial) a Alemanha. Dessa forma, os nazistas se reforçaram com alguns jogadores austríacos, na tentativa de conquistar o primeiro título mundial da história da Alemanha. Não adiantou! Talvez por um boicote (ninguém pode afirmar), os alemães foram eliminados pela Suíça, logo na primeira fase.

* A Alemanha é o país que mais vezes amargou uma derrota em final de Copa do Mundo. No total, os alemães foram vice-campeões por 4 vezes: 1966, 1982, 1990 e 2002.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO