O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 12 dias)

domingo, 30 de maio de 2010

Dinamarca- Copa do Mundo 1998
Em pé: Shcmeichel, Riper, M. Laudrup, Hogh, Wieghorst,Schjønberg. Agachados: Kolding, Jorgensen, Sand, Brian Laudrup e Helveg.

Doze anos depois de ser apelidada de “dinamáquina”, a seleção escandinava voltou a disputar um Mundial em 1998. Nesse meio período, a equipe conquistou a Eurocopa de 1992. Liderada pelo veterano goleiro Schmeichel e pelos irmãos Brian Laudrup e Michael Laudrup, a Dinamarca não estava entre as equipes mais cotadas antes da competição. O caminho dos dinamarqueses foi o inverso de 1986, quando atropelaram todo mundo na primeira fase e acabaram humilhados pela Espanha nas oitavas de final. Dessa vez, a “dinamáquina” fez uma primeira fase muito discreta, passando praticamente despercebida. No primeiro jogo, vitória magra, por 1x0, contra a Arábia Saudita, gol de Rieper. Na partida seguinte, empate sem graça com a África do Sul, por 1x1, com o gol dos europeus sendo marcado por Nielsen. Na última rodada, derrota para a França, anfitriã do torneio, pelo placar de 2x1, com Michael Laudrup fazendo, de pênalti, aquele que seria seu único gol na Copa de 1998. Bom, a classificação ocorreu mais pela fragilidade de sul-africanos e árabes, do que por esforço próprio. Nas oitavas de final, os dinamarqueses encontraram a Nigéria, sensação da época. As “super águias”, que conquistaram o ouro nas olimpíadas de 1996, deixaram Espanha e Bulgária para trás, se tornando favorita no confronto das oitavas de final. A Dinamarca, no entanto, acordou e fez uma partida brilhante, anulando as principais peças do time africano e explorando os contra-ataques para construir uma goleada por 4x1. Moeller, Brian Laudrup, Ebbe Sand e Helveg fizeram os gols da equipe. O resultado, vale destacar, colocou a Dinamarca, pela primeira vez, entre as oito melhores seleções de uma Copa do Mundo. O confronto era contra o Brasil, do trio Rivaldo, Bebeto e Ronaldo. Jorgensen, com 2 minutos de bola rolando, colocou a Dinamarca em vantagem. Bebeto, aos 11, e Rivaldo, aos 27, viraram o jogo para o Brasil. Na início da segunda etapa, Brian Laudrup empatou o jogo. Dez minutos depois, o inspirado Rivaldo colocou a seleção brasileira em vantagem novamente. E assim terminou o jogo, com vitória do Brasil por 3x2. A Dinamarca foi guerreira do início ao fim e poderia ter eliminado o Brasil. Schmeichel, Jorgensen, Helveg, Rieper, Heintze, os irmãos Laudrup e companhia formaram um time fora de série que, por pouco, não foi mais longe naquele mundial.

Fala Zakumi!


* Em 1998, no jogo entre França x Brasil, O marroquino Said Belqola se tornou o primeiro árbitro africano a apitar uma final de Copa.

* Luis Felipe Scolari é o técnico com o maior número de vitórias consecutivas em Copas. No comando do Brasil, o treinador obteve sete triunfos em 2002. Já como treinador da seleção portuguesa, Felipão comemorou mais quatro vitórias durante a Copa de 2006, totalizando 11 jogos em sequência. No quinto jogo, Portugal empatou com a Inglaterra por 0x0, mas se classificou nos pênaltis. O resultado de empate quebrou a série de vitórias e a invecibilidade do treinador acabaria na semifinal, com derrota para a França.

* No dia 03.06.2006, Sérvia e Montenegro foram oficialmente separadas. No dia 11.06.2006, a equipe que jogou contra a Holanda representava um país que não existia mais. A seleção de Sérvia e Montenegro, diga-se de passagem, fez uma campanha pífia, ficando na última colocação da Copa e amargando uma goleada de 6x0 para a Argentina.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO