O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 3 dias)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bulgária- Copa do Mundo 1994
Em pé: Sirakov, Ivanov, Letchkov, Mihailov, Yankov, Kostadinov e Penev (técnico). Agachados: Balakov, Hubhchev, Stoichkov, Tzvetanov, Kiriakov.

Hristo Stoichkov é um daqueles jogadores que nunca serão esquecidos pelos fãs de futebol! Um líder dentro de campo, ele é considerado o maior jogador da história da Bulgária. Foi o principal responsável por levar uma desacreditada seleção, que nunca havia vencido um jogo de Copa do Mundo, até as semifinais do Mundial dos EUA, em 1994. Ao todo, Stoichkov marcou 6 gols durante a campanha, terminando como artilheiro ao lado de Salenko, da Rússia. O elenco ainda contava com muitos jogadores de talento, como Balakov, Yordanov, Letchkov e Kostadinov. Ah! Quem não se lembra do zagueiro “galã” Ivanov? Procure-o na foto acima! Bom, essa era a Bulgária que, vinha de eliminatórias surpreendentes, eliminando a França. O jogo decisivo aconteceu no Parque dos Príncipes e a Bulgária, após sair perdendo, virou o jogo para 2x1, com dois gols de Kostadinov. Na Copa do Mundo, porém, os búlgaros começaram muito mal e foram atropelados pela forte Nigéria, que venceu por 3x0. Ninguém dava nada pela equipe do técnico Penev, mesmo depois de golear a fraca seleção da Grécia por 4x0, na segunda rodada. Hristo marcou dois gols, em cobranças de pênalti, enquanto que Letchkov e Borimirov completaram o placar. Esse jogo foi histórico, afinal foi a primeira vez que a Bulgária venceu uma partida de Copa do Mundo. A seleção europeia, no entanto, só foi levada a sério quando passou pela Argentina, vencendo por 2x0 (Sthoichkov e Sirakov fizeram os gols), em jogo válido pela última rodada da fase de grupos. Nas oitavas de final, confronto contra os mexicanos. Stoichkov (sempre ele) e Garcia Aspe fizeram os gols do empate por 1x1, no tempo normal. Na disputa de pênaltis, a seleção mexicana parou no goleiro Mihaylov e a Bulgária passou com vitória por 3x1. Enfim, para “quase” todo mundo, os dias da seleção búlgara estavam contados, afinal o confronto das quartas de final era contra a Alemanha, que havia disputado a final das três últimas edições da competição, sendo que, em 1990, foi campeã. Lothar Matthäus colocou a Alemanha em vantagem, após cobrança de pênalti no início da segunda etapa. Aos 30 minutos, Stoichkov empatou para os búlgaros. Três minutos depois, foi a vez de Letchkov virar a partida. Sem dúvida, a grande surpresa da Copa! Na semifinal, a equipe do técnico Penev tentava surpreender outro peso pesado: a Itália. O confronto, na época, era aguardado com entusiasmo, principalmente pela presença dos craques Roberto Baggio e Stoichkov. Com 25 minutos de jogo, a Itália já vencia por 2x0 (dois gols de Baggio). No finalzinho do primeiro tempo, Stoichkov deixou o dele, cobrando pênalti. Na segunda etapa, o placar foi mantido e a Bulgária não pôde disputar uma tão sonhada final de Copa contra o Brasil. De lá para cá, 16 anos se passaram e o futebol búlgaro está decadente, sendo que não consegue nem se classificar para competições importantes (Euro e Copa do Mundo). Precisa-se, urgentemente, de um novo Hristo (Cristo em búlgaro)!

Fala Zakumi!


* O Brasil tem a maior invencibilidade da história das Copas. Entre 1958 e 1966, a seleção canarinho ficou 13 jogos sem perder no Mundial, sendo 11 vitórias e 2 empates. A série foi quebrada em derrota para a Hungria, pelo placar de 3x1.

* O encontro que aconteceu mais vezes em Copas do Mundo foi entre Brasil e Suécia. Ao todo, as duas seleções se enfrentaram 7 vezes, com 5 vitórias do Brasil e dois empates. O jogo mais importante aconteceu em 1958, quando a seleção brasileira venceu a Suécia por 5x2 na final da Copa do Mundo.

* Manuel Rosas, zagueiro do México, foi o primeiro jogador a marcar um “gol contra” na história dos Mundiais. A infelicidade aconteceu na Copa do Mundo de 1930, quando sua seleção foi derrotada pelo Chile por 3x0.

1 comentários:

Patrick Araújo 8 de junho de 2010 às 11:43  

Realmente esta seleção Búlgura foi mto boa e deu trabalho na Copa de 94.

Faltou poko para eles chegarem na final, mais enfrentar o time da Italia de Baggio era uma coisa mto complicada!

Estou passando aki tbm para desejar uma ótima semana!

Realmente sexta, a bola rola p/ Copa do Mundo.

Abraçossssssssss

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO