O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Holanda atropela a Hungria, mas contusão de Robben preocupa!

sábado, 5 de junho de 2010

Preocupação! Após lesão, Robben é dúvida para a Copa do Mundo.
O goleiro Van der Sa, que já jogou 130 vezes com a camisa da Holanda, foi homenageado antes do jogo.

A despedida da Holanda poderia ter sido motivo de festa no país. Com o Amsterdam Arena totalmente colorido de laranja, a seleção holandesa atropelou a Hungria, com goleada por 6x1. Com um futebol espetacular, como já é característica dessa seleção, a Laranja mostrou muitas qualidades e, para mim, está entre as quatro principais candidatas ao título, ao lado de Espanha, Inglaterra e Argentina. Enfim, o craque Arjen Robben estava sendo poupado nos últimos amistosos e entrou no segundo tempo da partida, substituindo Kuyt. Teve atuação fantástica, inclusive marcou dois gols. Mas ao tentar passar uma bola de calcanhar, se lesionou sozinho, para desespero de qualquer fã da Laranja Mecânica. Algumas informações preliminares afirmam que o “anjo de vidro” ouviu um estalo, provavelmente um problema no tendão. Segundo o jornal “De Telegraaf”, Robben saiu do estádio diretamente para um hospital, onde realizará exames detalhados. Dessa forma, a delegação seguirá daqui a pouco para a África do Sul sem sua principal estrela. Caso não seja constatado nada grave, Robben vai viajar sozinho para o país da Copa. A apreensão, porém, é grande e pelo histórico de contusões de Robben, sabemos que sua presença na competição pode ser comprometida.
Antes do jogo, Edwin Van der Sa que, infelizmente se aposentou da seleção, foi homenageado. Aplaudido de pé pelo público, o goleiro se emocionou, sobretudo ao falar de sua esposa, que teve um acidente vascular cerebral, mas já se encontra totalmente recuperada. Na execução do hino, Van der Sa, que é recordista de jogos com a camisa da Holanda, ficou ao lado do atual goleiro titular, Stekelenburg, e do capitão Van Bronckhorst. Enfim, falando sobre o jogo, Bert Van Marwijk escalou a Holanda de uma maneira diferente. Durante a semana, Van der Vaart cobrou a titularidade na seleção e foi atendido. O jogador do Real Madrid, que foi brilhante no jogo contra Gana, jogou pelo lado esquerdo do meio-de-campo, fazendo companhia ao talentoso Sneijder, que ficou mais centralizado. Mais recuados estavam De Jong e Van Bommel. Essa iniciativa do treinador holandês mudou a característica do ataque. Van de Vaart não jogou como ponta, como fez Afellay durante os últimos jogos. Kuyt, esse sim, caiu bem pelo lado direito e deu trabalho para o setor defensivo húngaro. Van Persie é um jogador que se movimenta muito e seria um erro dizer que ele ficou centralizado, pelo contrário, o craque do Arsenal se movimentou bastante, confundindo os oponentes. Mas a Hungria foi quem chegou pela primeira vez e abriu o placar. Após receber lançamento em profundidade, Dzsudzsak limpou a marcação e mandou no ângulo do goleiro Stekelenburg. Em jogo de golaços, a Holanda empatou aos 22 minutos, com Van Persie, que recebeu ótimo passe de Kuyt. Pelo lado direito, Van der Wiel sempre apoiava com muito perigo, fazendo uma boa dobradinha com Kuyt. Foi desse setor que saiu outra boa chance, quando Kuyt levantou para a área e Van Persie cabeceou para fora.
Na segunda etapa, Robben entrou no lugar de Kuyt. O setor, então, ganhou ainda mais em criatividade. Logo no início, Robben fez boa jogada e tocou para Van Persie, que ajeitou a bola para trás, justamente para Wesley Sneijder, que chutou para boa defesa do goleiro. Com sua jogada característica, Robben recebeu pela direita e puxou para o meio, arriscando o chute, que desviou na zaga e quase se transformou em gol. Pelo lado esquerdo, tão pouco utilizado até então, que sairia o segundo e o terceiro gol da Laranja. Van Persie encontrou Van Bronckhorst, que cruzou para Sneijder pegar de primeira, fazendo mais um bonito gol. Em seguida, Van der Vaart encontrou Van Bronckhorst sozinho que desceu com tranquilidade e, novamente, cruzou rasteiro. A bola passou por todo mundo, inclusive pelo goleiro, e Robben chegou para completar. Holanda 3x1 Hungria! Após cobrança de escanteio, Sneijder recuou a bola para Van Bommel, que acertou um chute forte e rasteiro (sua característica), fazendo o quarto gol da Holanda. Aos 28, logo depois de ter entrado no lugar de Sneijder, Eljero Elia fez linda jogada em velocidade pelo lado esquerdo, driblou três marcadores como maestria e mandou para as redes. Aos 32 minutos, mais motivos para a torcida comemorar, novamente com Robben, que pegou rebote do escanteio, limpou para o meio e acertou o ângulo. Como eu disse no início desse texto, as atuações da Holanda, que não perde desde Setembro de 2008 (19 jogos), fazem o torcedor se lembrar dos velhos tempos: década de 70, Euro 1988, Copa 1998... Vai ser difícil alguma seleção parar o ataque holandês que, pela sua qualidade, consegue ofuscar o sistema defensivo, que é fraco. Sem Robben, tem time para ficar entre os 4 da Copa. Com Robben, pode ser campeã do mundo, pela primeira vez.

Notícias!
Jogadores do México chegaram hoje e já treinaram em Johanesburgo

A maldição do Chelsea! Depois de jogadores como Essien (Gana), Ballack (Alemanha) e Bosingwa (Portugal) perderem a Copa do Mundo por causa de lesão, agora foi a vez de John Obi Mikel ser cortado da Nigéria devido a um problema no joelho. O talentoso jogador, que vestiria a camisa 10 das “super águias”, fez uma cirurgia no joelho em Abril e ainda não está recuperado. Para o seu lugar, Lagerback chamou o atacante Brown Ideye, do Sochaux. Além dos quatro jogadores do Chelsea citados acima, existe a possibilidade de Didier Drogba ficar de fora do Mundial depois de ter fraturado o braço. O marfinense passou por uma operação neste sábado e, segundo o jornal francês “l’e’quippe”, sua recuperação levará 10 dias.

Michael Dawson, substituto de Rio Ferdinand, já se apresentou ao técnico Fábio Capello e treinou neste sábado em Rustenburg, na África do Sul. O zagueiro, de 26 anos, fez parte da pré-convocação do treinador, mas acabou não escolhido para disputar o Mundial. Com a contusão de Ferdinand, Dawson disputará uma Copa pela primeira vez, mesmo que seja como opção para o banco de reservas. No próximo sábado, a Inglaterra estreia contra os EUA.

Ontem, durante amistoso entre Costa do Marfim e Japão, todas as atenções se voltaram para a contusão de Didier Drogba. No segundo tempo, porém, o zagueiro marfinense Tioné deu uma entrada criminosa em Yasuyuki Konno e praticamente tirou o jogador japonês da Copa. Na hora do lance, tive a impressão de que foi algo premeditado, talvez uma vingança pela entrada de Túlio Tanaka em Drogba, o que causou a queda do jogador do Chelsea e, por conseguinte, a contusão em seu braço. Konno teve uma lesão no joelho e sua recuperação deve levar duas semanas. Takeshi Okada tem até o dia 13.06, um dia antes de o Japão estrear contra Camarões, para decidir se vai cortar o lateral- direito.

Depois de muitos anos, a torcida uruguaia tem motivos para sonhar alto. Com uma equipe coesa, tendo como principais referências dois dos maiores goleadores do futebol europeu (Forlan e Suarez), a “celeste” pode ser uma das surpresas da competição. Ontem, durante o embarque no aeroporto de Montevidéu, cerca de 500 torcedores eufóricos compareceram com tambores e bandeiras para apoiar os 23 atletas que viajaram para o continente africano. A encrenca, porém, está na primeira fase. O grupo A é totalmente equilibrado, com as 4 seleções (Uruguai, África do Sul, França e México) com condições de brigar por vaga nas oitavas de final.

Na manhã deste sábado, quatro seleções desembarcaram na África do Sul: França, Coréia do Sul, México e Uruguai. Dessa forma, já são 14 delegações, incluindo a anfitriã, no país da Copa: África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Dinamarca, Estados Unidos, França, Inglaterra, México, Nigéria, Paraguai e Uruguai.

No Paraguai, o atacante Oscar Cardozo treinou normalmente neste sábado e animou o técnico Gerardo Martino. O jogador do Benfica se recuperou de lesão no tornozelo direito e não sentiu dores durante os trabalhos, que foram divididos em treino físico e um coletivo contra um combinado local.

A seleção brasileira realizou um coletivo de titulares contra reservas neste sábado. Mais uma vez, o placar ficou 0x0. Júlio César foi o único ausente, mas foi a campo e treinou a parte. Michel Bastos, por outro lado, participou normalmente da atividade de hoje, depois de ter preocupado o departamento médico com uma entorse no tornozelo direito. Na segunda-feira, a seleção sul-americana realiza amistoso contra a Tanzânia.

Amistosos!

EUA (acima) e África do Sul (abaixo) vencem amistosos contra seleções de respeito: Austrália e Dinamarca.


Jogando em Roodepoort, na África do Sul, os EUA derrotaram a Austrália por 3x1. O atacante Buddle, do Los Angeles Galaxy, foi o destaque da partida e marcou duas vezes. Logo aos 4 minutos, ele abriu o placar. Aos 15, Findley quase ampliou, chegou a driblar o goleiro Schawrzer, mas mandou para fora. Quatro minutos depois, Tim Cahill empatou para os “socceroos”. Mas aos 31, novamente Buddle colocou os norte-americanos em vantagem. Na segunda etapa, os australianos pressionaram e quase chegaram ao placar de igualdade, por duas vezes, com Bresciano e Chipperfield. Nos acréscimos, os EUA definiram o jogo, após gol de Herculez Gomez. A partir de agora, concentração total para norte-americanos e australianos, que só voltam a campo na Copa do Mundo. Os EUA estreiam contra a Inglaterra, dia 12.06, e a Austrália pega a Alemanha, 13.06.

Com gol de Owusu-Abeyie, Gana derrotou a Letônia por 1x0 neste sábado. As “estrelas negras” fizeram uma partida muito ruim tecnicamente e sem o volante Essien dificilmente conseguirão se classificar em grupo com Sérvia, Alemanha e Austrália. O gol da vitória dos ganeses só foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo.

A Eslováquia derrotou a Costa Rica por 3x0, em amistoso realizado agora a pouco. O zagueiro Skrtel, porém, deixou o campo de jogo com 13 minutos do primeiro tempo, após lesionar o tornozelo. Os exames não apontaram nada grave e, assim, o jogador deve permanecer no grupo que seguirá para a África do Sul. Enfim, a Eslováquia abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, contando com um “gol contra” de Douglas Sequeira. No início da segunda etapa, Sestak acertou o travessão e Vittek aproveitou o rebote para ampliar para os europeus. No fim do jogo, Sestak converteu pênalti e definiu a goleada dos donos da casa. Os “ticos”, então, encerraram uma série de amistosos e só voltam a disputar uma competição oficial no ano que vem: a Copa Ouro. A Eslováquia, por outro lado, vai para a sua primeira Copa do Mundo, com o objetivo de se classificar em grupo com Nova Zelândia, Itália e Paraguai. A estreia será contra os neozelandeses, dia 15.06.

Com gol de Karim Ziane, aos 7 minutos do segundo tempo, a Argélia derrotou os Emirados Árabes por 1x0, em amistoso realizado na Alemanha. Após uma série de resultados decepcionantes, as “raposas do deserto” seguem para o Mundial com uma vitória importante, mesmo que seja contra um time de nível inferior. A seleção argelina volta a campo no Domingo, dia 13.06, para enfrentar a Eslovênia pela Copa do Mundo.

A África do Sul venceu a Dinamarca por 1x0, em seu último amistoso de preparação para a Copa do Mundo. Até pouco tempo, o time do técnico Carlos Alberto Parreira era candidato a saco de pancadas, mas a ideia geral parece ter mudado depois de a equipe vencer seleções como Colômbia e, hoje, a Dinamarca. Bom, desde que voltou ao comando dos “bafana bafana”, Parreira está invicto (já são 12 jogos). Pelo lado da Dinamarca, Morten Olsen ainda aguarda pelo retorno de Bendtner e do goleiro Sorensen, que se recuperam de lesão. Dessa forma, o treinador armou o time no 4-4-2, com Thomasson e Jorgensen fazendo a dupla de ataque. A novidade ficou por conta da entrada do zagueiro William Kvist na segunda etapa, afinal ele saiu de maca no amistoso contra Senegal há alguns dias. Parreira armou a África do Sul no 4-5-1 e escalou o time que deve mandar a campo contra o México, na próxima sexta-feira. Dessa forma, Letsholonyane e Dikgacoi jogaram mais recuados e Modise, Pienaar e Tshabalala fizeram uma linha de três, com Mphela isolado na frente. O esquema funciona muito bem, diga-se de passagem. A partida foi sem graça no primeiro tempo, com a Dinamarca ameaçando com Daniel Agger, após cobrança de escanteio, e com Gronkjaer. Pelo lado dos sul-africanos, a melhor chance foi de Modise, que cabeceou bem após cruzamento de Tshabalala. O jogo continuou truncado no segundo tempo, mas em lançamento preciso de Letsholonyane, Mphela se livrou da marcação e mandou para as redes, abrindo o placar para os “bafana bafana”, aos 31 minutos do segundo tempo. No finalzinho do jogo, Beckmann quase empatou, mas Khune salvou a África do Sul. Na reta final de preparação, a seleção anfitriã cresceu e começa a dar indícios de que pode passar de fase, o que seria um grande feito. A estreia será na próxima sexta-feira, contra o México.

Placar geral: Holanda 6x1 Hungria; África do Sul 1x0 Dinamarca; Austrália 1x3 EUA; Letônia 0x1 Gana; Eslováquia 3x0 Costa Rica; Emirados Árabes 0x1 Argélia; Romênia x Honduras; Sérvia x Camarões; Suíça x Itália.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO