O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Décimo sexto dia)

sábado, 26 de junho de 2010

por Daniax Brandão


JOSÉ LEANDRO ANDRADE

Data de Nascimento: 1 de Outubro de 1901

Data de Óbito: 5 de Outubro de 1957

Copa(s): 1930

Partidas pela seleção: 343

Gols pela seleção: 1

Considerado o primeiro grande jogador negro da história do futebol, Andrade conquistou com a celeste os jogos olímpicos de 1924, em Paris, e 1928, em Amsterdã, atuando como meia direita foi o cérebro da equipe uruguaia. Daí que surgiu o nome de celeste Olímpica.

Conquistou também o campeonato Sul-Americano de 1923, 1924, 1926. Sempre atuando como o craque da equipe uruguaia.

Disputou a primeira copa da história, em 1930, no Uruguai. Na primeira fase, a celeste passou por Romênia (4x0) e Peru (1x0). Na semifinal, goleada histórica sobre a Iugoslávia (6x1), garantindo vaga na Final do Torneio, frente à Argentina. Na final dominaram os “hermanos” e conquistaram o primeiro titulo mundial, depois de uma vitoria por 4x2.

Chamado de “Maravilha Negra”pela imprensa Francesa, Andrade jogou por Nacional, Peñarol, Montevideo Wanderers e Bella Vista.

Seu sobrinho, Victor Rodríguez Andrade, foi bi-campeão com o Uruguai, em 1950. Avesso à fama, o “Lenda das copas” José Andrade, morreu em um asilo de Montevidéu, pobre e solitário, em 1957, aos 56 anos de idade.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO