O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Décimo quinto dia)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

por Daniax Brandão


MATTHIAS SINDELAR

Data de Nascimento: 10 de Fevereiro de 1903

Data de Óbito: 23 de Janeiro de 1939

Copa(s): 1934

Partidas pela seleção: 43

Gols pela seleção: 27

Considerado por muitos o melhor jogador de futebol austríaco de todos os tempos. Foi chamado de “O Mozart do futebol”, devido a sua elegância, inteligência e estilo de jogo apurado.

Na copa do mundo de 1934, ajudou a seleção austríaca a conquistar o resultado mais expressivo em mundiais. Nas oitavas de final (o torneio começou diretamente nos mata-matas) enfrentariam e ganhariam da seleção francesa ( 3x2). Na fase seguinte encontro clássico com a Hungria, cujo jogo a Áustria venceu por 2x1, e foi disputar a semifinal contra a anfitriã: Itália. Sucumbiram à força da “azzurra”, sendo eliminados pelo placar de 1x0, entretanto, haveria ainda a disputa do terceiro lugar contra a Alemanha. Com a seleção austríaca já muito debilitada (Sindelar estava lesionado após o jogo contra a Itália), os alemães venceram por 3x2, deixando o Wunderteam com a quarta colocação.

Sindelar já com 30 anos, continuou jogando pela Áustria, ajudando a equipe a obter a classificação para o mundial de 1938. Apesar da classificação, a seleção austríaca não disputou o mundial de 1938, pelo fato de que com o avanço do nazismo seus jogadores haviam sido “recrutados” para a Grande Alemanha.

Meses antes do mundial, uma partida entre Áustria e Alemanha, celebraria a unificação dos dois países, cujo jogo Sindelar protagonizou sua última grande façanha.

Sob a tutela do “Homem de papel”, a equipe austríaca estava orientada a não vencer o jogo, sequer marcar gols. A partida, porém, não ocorreu conforme o previsto. Nos minutos finais, Der Parpierene marcou um gol comemorando-o intensamente, em frente aos oficiais nazistas que assistiam ao jogo.A Áustria venceu por 2x0.

No inicio de 1939, o “Lenda das copas” foi encontrado morto com a namorada, no apartamento de ambos em Viena. Nem mesmo morto, o homem de papel perdeu sua popularidade, em 1998 foi eleito o atleta austríaco do século 20.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO