O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Nono dia)

sábado, 19 de junho de 2010

por Daniax Brandão


GIUSEPPE MEAZZA

Data de nascimento: 23 de agosto de 1910

Data de Óbito: 21 de agosto de 1979

Copa(s): 1934, 1938

Partidas pela seleção: 55

Gols pela seleção: 33

Devido a sua grande popularidade na Itália e apoiado pelo fato de ter jogado nos rivais da cidade de Milão, o estádio da cidade em 1980 -um ano após a sua morte- foi rebatizado com o nome de Giuseppe Meazza.

Disputou dois mundiais pela Azzurra (1934, 1938), sagrando-se bicampeão de forma consecutiva. No mundial de 1934, na Itália, marcou duas vezes no torneio, o primeiro foi na vitória esmagadora sobre os Estados Unidos (7x1) e o segundo no jogo desempate frente a Espanha. A Itália chegou a final contra a Tchecoslováquia, vencendo a partida por 2x1. Conquistando o primeiro titulo mundial.

Na copa do mundo em 1938, na França, a seleção italiana passou por Noruega e França, respectivamente nas oitavas e quartas de final. Na semifinal, a azzurra enfrentou a seleção brasileira e em um jogo bastante disputado venceu por 2x1. Meazza marcou o primeiro e único gol dele naquele torneio. Enfrentaria a Hungria na Final. Contra a seleção húngara, venceu por 4x2, com Meazza levantando a Taça Jules Rimet, após ter sido vaiado pelo estádio, pois fez uma saudação fascista.

Apesar de ter jogado no Milan e também na Juventus, tem seu nome ligado ao time da Internazionale onde permaneceu durante treze anos no começo de sua carreira profissional, voltando para encerrar a carreira no time do coração.

Como técnico, treinou a própria Inter, o Besiktas e ainda a seleção Italiana, confirmando assim mais uma “lenda das copas”.

Fala Zakumi!


Praticamente não existe história nos confrontos de amanhã pela Copa do Mundo.

Eslováquia x Paraguai
Nunca se encontraram!

Itália x Nova Zelândia
10.06.2009 Itália 4x3 Nova Zelândia (amistoso)

Costa do Marfim x Brasil
Essa será a primeira vez que Brasil e Costa do Marfim se enfrentam. Os marfinenses, vale lembrar, só ganharam projeção internacional nos últimos anos.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO