O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Quarto dia)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

por Daniax Brandão


ZINEDINE Yazid ZIDANE

Idade:37

Copa(s): 1998, 2002, 2006

Partidas pela seleção: 108

Gols pela Seleção: 31

“Zizou”, como é carinhosamente chamado pelos franceses, é sinônimo de futebol arte e jogadas geniais. É considerado por muitos o maior craque francês de todos os tempos( melhor até que Platini).

Estreou pela seleção francesa, aos 22 anos, contra a República Tcheca, quando entrou aos 18 minutos do segundo tempo, e já demonstrou tudo o que seria capaz. Com menos de 30 minutos para o final da partida, os blues perdiam por 2x0, e zizou marcou os dois gols, que decretaram o empate (2x2).

Mantendo o bom nível de atuação na seleção, Aimé Jacquet, o convoca para ser o camisa 10 na Eurocopa de 1996. Porém Zidane esteve bem abaixo das expectativas e não conseguiu evitar a eliminação francesa frente a Republica Tcheca.

Disputou também a Eurocopa de 2000, e com atuações seguras e decisivas de Zidane, os franceses eliminaram Espanha e Portugal, nas quartas e semifinais respectivamente. A final seria contra a Itália e com os italianos saindo na frente no marcador, tudo se encaminhava para o título da Azzura, contudo, Wiltord empatou. Na prorrogação, David Trézéguet, marcou o gol que deu o titulo aos blues. Ao final do torneio, Zidane foi eleito o melhor jogador. Na Eurocopa 2004, teve atuação discreta, sendo a França eliminada pela Grécia, nas quartas de final.

A copa do mundo de 1998 foi certamente o auge da carreira de Zidane. Não fez uma boa primeira fase, mas nas partidas eliminatórias ele apareceu para ser decisivo. Seu crescimento na competição culminou com uma apresentação épica na final, marcando dois gols e conduzindo a França ao titulo inédito com uma vitoria por 3x0 sobre o Brasil.

Em 2002, devido a uma lesão, ficou de fora das duas primeiras partidas. Retornou a equipe no terceiro e e último jogo dos blues naquele mundial, quando a seleção francesa perdeu para a Dinamarca e acabou eliminada na primeira fase, sem ter marcado nenhum gol. Nesse período, os franceses ainda comemoraram duas Copas das Confederações, em 2001 e 2003.

Atuou por várias temporadas na Juventus de Turim, e em 2001 despertou o interesse do Real Madrid, que pagou 77 milhões de EUROS, pelo passe do francês, sendo a contratação mais cara da história do futebol na época. Sendo superada hoje pela Contratação de Cristiano Ronaldo também pelo Real Madrid por 94 milhões de EUROS. Depois de cinco temporadas nos merengues anunciou que em 2006 iria se aposentar após a copa do mundo.



No mundial da Alemanha, fez uma primeira fase muito apagada, ficando de fora da última partida da fase de grupos (acumulo de cartões). Voltou em grande estilo nas oitavas de final, comandando a vitoria por 3x1 sobre a Espanha, anotando o último gol.

Nas quartas de final, um novo encontro com a seleção brasileira, e o algoz do Brasil esteve mais uma vez magistral, foi dele o passe para o gol de Henry, único na vitória francesa. Na semifinal, encontraram Portugal de Felipão, e novamente Zidane foi decisivo, marcando o gol de pênalti que decretou a passagem à final.

Na grande final frente à Itália, Zidane logo abriu o marcador, com um gol de pênalti, entretanto, um personagem roubaria a cena naquela decisão, seu nome: Marco Materazzi. Foi dele o gol de empate, e o protagonista do lance mais lamentável da carreira do genioso Zizou, numa troca de “elogios” (onde não se sabe ao certo a verdadeira história) Zidane desferiu uma cabeçada contra Materazzi, sendo expulso sumariamente, acabaria assim a carreira daquele que contribuiu (e muito) para o futebol arte, terminando também a copa para os franceses que viram a Azzurra se tornar Tetracampeã do Mundo.

Fala Zakumi!


Nova Zelândia x Eslováquia; Costa do Marfim x Portugal; Brasil x Coréia do Norte.

Coincidentemente, esses confrontos nunca aconteceram entre equipes profissionais. O Brasil, por outro lado, enfrentou a Coréia do Sul, vizinha e inimiga da Coréia do Norte. Só para não passar em branco, segue os jogos:

11.08.1995 Coréia do Sul 0x1 Brasil (amistoso)
09.08.1997 Coréia do Sul 1x2 Brasil (amistoso)
27.03.1999 Coréia do Sul 1x0 Brasil (amistoso)
19.11.2002 Coréia do Sul 2x3 Brasil (amistoso)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO