O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Espanha, França, Croácia e Inglaterra se garantem na semifinal do Europeu Sub-19.

sábado, 24 de julho de 2010

Zvonko Pamic (foto) marca três vezes e a Croácia faz 5x0 em Portugal em jogo decisivo. Mais um talento a ser lapidado para o futuro do futebol croata.

Não faltou emoção na definição do Grupo A da Eurocopa sub-19. Até os 42 minutos do segundo tempo, a Holanda estava conseguindo a vaga, mesmo com um empate sem gols contra a já eliminada seleção da Áustria. Ao mesmo tempo, a Inglaterra perdia para a já classificada França por 1x0 e facilitava a vida da Laranja. Mas aconteceu uma reviravolta, principalmente pela expulsão de Bacuna, da Holanda, aos 35 da etapa final. Com um a menos, os holandeses não conseguiram segurar os austríacos e levaram o gol aos 42 minutos, através de Djuricin. Com o placar, o “English Team” voltou a entrar na briga, inclusive empatou a partida contra a França aos 48 minutos do segundo tempo. Portanto, vitória da Áustria por 1x0 contra a Holanda e empate por 1x1 entre Inglaterra e França, resultados que deixaram os franceses na liderança com 7 pontos, seguidos pela Inglaterra com 4, enquanto que Holanda e Áustria ficaram com três pontos e foram eliminadas na primeira fase. O torneio serve de vitrine para alguns jogadores desfilarem seus talentos. Laurent Blanc, o novo técnico da seleção profissional da França, não convocará nenhum dos 23 jogadores que estiveram na Copa do Mundo, afinal eles foram suspensos pela federação por tempo indeterminado. No Europeu Sub-19 ele pode encontrar bons valores e testá-los no amistoso contra a Noruega, no dia 11.08. O goleiro Diallo, por exemplo, salvou o time em várias oportunidades nessa primeira fase. Além dele, podemos citar outros nomes como Kakuta, Bakambu, Tafer e, sobretudo, o capitão Gilles Sunu, jogador do Arsenal. O gol dos “bleus” na partida de hoje nasceu em linda jogada individual de Sunu, que deixou Tafer em condições de cabeçear para o gol. Do lado da Inglaterra, também existem alguns bons valores, mas o que mais me chamou a atenção nessa primeira fase foi o atacante Delfouneso, do Aston Villa. Ele é um jogador habilidoso, rápido, joga aberto pelas pontas, seja na direita, ou na esquerda. Enfim, ao longo da competição, falaremos mais sobre os talentos do sub-19.
Pelo Grupo B, a Espanha sapecou 3x0 na Itália e confirmou a primeira colocação da chave, com 100% de aproveitamento. Destaque, mais uma vez, para a ótima atuação de Daniel Pacheco, jogador do Liverpool e autor do segundo espanhol, uma pintura, diga-se de passagem. A equipe ibérica tem um futebol envolvente e cozinhou a “azurra”, vencendo o jogo quando bem entendeu. A outra vaga do grupo ficou, de forma surpreendente, com a Croácia, que aplicou uma goleada impiedosa sobre Portugal por 5x0. Os lusos poderiam se classificar até com um empate, mas quando se deram conta já estavam perdendo por 3x0, antes do intervalo. O garoto Pamic (duas vezes) e Andrijasevic colocaram os croatas em vantagem. Na etapa final, os portugueses saíram desesperados em busca do empate e acabaram cedendo espaços para os contra-ataques dos adversários, que fecharam a goleada com Ozobic e Pamic, que fez o terceiro dele no jogo. Dessa forma, a Espanha ficou na liderança com 9 pontos, a Croácia terminou em segundo com 4, enquanto que Portugal (3 pontos) e Itália (1 ponto) voltam pra casa. Na Terça-Feira, a bola volta a rolar para o Europeu, com Espanha x Inglaterra e França x Croácia pelas semifinais. A decisão acontecerá na próxima sexta-feira.

Mano Menezes é o novo técnico da seleção brasileira
Ontem foi o dia do mico nacional para a CBF e para a imprensa brasileira. Muricy Ramalho foi técnico da seleção canarinho durante boa parte da Sexta-Feira. Os meios de comunicação, então, começaram a noticiar, comentar, planejar e prever o futuro da seleção do Muricy. Inclusive o blog “grandes seleções” entrou nessa onda, com a opinião sobre o novo treinador do Brasil. Mas no início da noite, surge a notícia de que o Fluminense não liberou o treinador, que não fez nenhuma questão de insistir. Muricy Ramalho continua no Tricolor Carioca e “recusa” o time nacional. Que mico para o Ricardo Teixeira. Enfim, para a carreira do Muricy é melhor ele ficar quieto no Fluminense, afinal eram grandes as chances de se tornar o vilão nacional em 2014. No time carioca, Muricy pode aprender a ganhar títulos de mata-mata, até mesmo a Taça Guanabara, que é preciso fazer uma semifinal e final. E, dessa forma, se tornar um treinador completo, coisa que ele só conseguirá quando vencer a Libertadores, seja pelo Fluminense ou por qualquer outro clube brasileiro. Quanto ao Mano, uma boa opção. A história dele no futebol brasileiro me lembra a do holandês Bert Van Marwijk, que só tinha um título de expressão com o Feyenoord, a Copa da UEFA (2002), e mesmo assim a KNVB apostou em seu trabalho. O resultado, como sabemos, foi uma derrota na prorrogação para a poderosa Espanha, na final da Copa. Mano se destacou no Grêmio e no Corinthians, tem como principais conquistas a segunda divisão do Brasileiro por essas equipes e uma Copa do Brasil no ano passado pelo time paulista. Claro que o currículo do Muricy é mais recheado, mas o treinador do Corinthians passou por testes de fogo na Copa do Brasil do ano passado, até mesmo no Paulistão, quando o Corinthians saiu com o título ao derrotar o Santos em excelentes atuações do time do Parque São Jorge. Não acho que seja o treinador top, assim como Muricy não é, mas acho que ele tem um futuro promissor. A Copa de 2014 será difícil, o Brasil deixou de ser a grande potência do futebol mundial, mas jogando em casa as chances são boas, ainda mais quando o técnico não tem trauma de jogos eliminatórios.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO