O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Vigésimo quinto dia)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

por Daniax Brandão


Albert ROGER Mooh MILLA

Idade: 58

Copa(s): 1982, 1990, 1994

Partidas pela seleção: 102

Gols pela seleção: 28

Roger Milla é referência no futebol africano, por sua grande habilidade, faro de gol e também por sua maneira irreverente de comemorar seus gols.

No mundial de 1982, na Espanha, não teve grande destaque (nem Camarões), pois não passou da primeira fase com sua seleção, num grupo forte que contava com Polônia, Itália (os classificados) e ainda com o Peru.

Foi na copa do mundo de 1990, seu grande auge, levando a seleção camaronesa até às quartas de final (fato até então inédito), mas o sonho foi interrompido pela Inglaterra que na prorrogação ganhou por 3x2. Milla marcou quatro gols nesse mundial.Dois na vitória sobre a Romênia (2x1) e outros dois na vitória frente a Colômbia, do lendário René Higuita.Nessa mesma partida num lance de puro oportunismo, Milla roubou a bola de Higuita, que estava fora de sua área, pois tentou jogar com os pés.

Quando estava próximo a aposentadoria, foi ao mundial dos Estados Unidos, em 1994, por interferência de seu amigo Paul Biya (então presidente de Camarões). Cravou de vez seu nome na historia das copas, em 94 ao tornar-se aos 42 anos de idade, o mais velho atleta a disputar a competição. Aos 42 anos e 39 dias( idade que tinha na última partida de Camarões), estabeleceu como o jogador mais velho a marcar em um mundial. Na humilhante derrota frente a Rússia, por 6x1.Partida em que marcaria ainda outro recorde, o de maior artilharia em um único joga da copa, com o russo Oleg Salenko, marcando cinco gols. Encerrou sua brilhante carreira aos 45 anos, pelo time indonésio Putra Samarinda.

Fala Zakumi!


Holanda x Uruguai
Um divisor de águas. Assim pode ser considerado o jogo entre Holanda e Uruguai pela Copa do Mundo de 1974 para essas duas seleções. Foi o primeiro jogo das equipes naquele Mundial. A "Laranja" ainda era verde, ninguém sabia do que aquele time era capaz. Na realidade, era um time desconhecido, sem nenhuma tradição. E o adversário, por outro lado, já era bi-campeão do mundo, quarto lugar na Copa anterior. Deu Holanda com uma atuação de gala, vitória por 2x0. Assim os europeus encantaram o mundo, apesar da derrota para a Alemanha na final. Foram vice-campeões em duas oportunidades, 1974 e 1978. A Holanda, portanto, se tornou grande no mundo da bola. O Uruguai fez o caminho contrário e nunca mais apareceu bem em um Mundial, saindo do patamar de gigante para se tornar um time médio. Agora é a hora da verdade para holandeses e uruguaios. Ou seja, independente do resultado da partida será outro divisor de águas para essas seleções, o que torna o confronto de amanhã ainda mais interessante.

15.06.1974 Holanda 2x0 Uruguai (Copa do Mundo)
30.12.1980 Uruguai 2x0 Holanda (amistoso)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO