O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

E começa a Eurocopa.

domingo, 5 de setembro de 2010

A fase final da Uefa Euro só acontece em Junho de 2012, mas a competição já começou para valer. Importantes seleções da Europa sempre ficam de fora da competição. Por isso, as eliminatórias são tão atrativas. Uma simples bobeada e uma grande equipe como a Inglaterra, que ficou de fora da Euro 2008, é obrigada a assistir o torneio pela televisão. Dessa vez, Polônia e Ucrânia estão garantidas como sedes da competição. A bola começou a rolar e no blog “grandes seleções” você não perde nenhum detalhe.

Grupo A:
Cazaquistão 0x3 Turquia
Bélgica 0x1 Alemanha

Em um grande jogo, a Alemanha conseguiu derrotar a Bélgica em Bruxelas e deu um importante passo no grupo A. Os belgas, que desde a Copa de 2002 não disputam uma grande competição, têm uma boa equipe, a mesma base que disputou e conseguiu boa campanha nos Jogos Olímpicos de 2008. O time, no entanto, ainda não tem experiência para fazer frente a um adversário frio como é o caso da seleção alemã, terceira colocada na Copa de 2010. Os “diabos vermelhos” bem que tentaram, chutaram várias vezes ao gol e sufocaram os germânicos no primeiro tempo. O jovem Lukako, de 17 anos e um porte físico impressionante, é uma das grandes promessas para o futebol mundial. Mostrou seu talento, deu trabalho (e muito) para o goleiro Neuer, assim como Feillani, esse sim estava no time das Olimpíadas. Na etapa final, os belgas cansaram e a Alemanha tomou conta do jogo. O nationaleft não mostrou aquele poderio dos jogos contra Argentina e Inglaterra no Mundial, embora tenha controlado as ações e trocado passes com a mesma elegância de alguns dias atrás. Schweinstenger, outra vez, foi o destaque da equipe, enquanto que Klose, como sempre, foi o autor do gol alemão. Na Terça, os alemães enfrentam o Azerbaijão em casa, enquanto que os belgas têm um jogo de vida ou morte contra a Turquia, fora de casa. Esse jogo será muito importante para a Bélgica, afinal os turcos são (teoricamente) os principais candidatos a segunda vaga, que os levariam para a repescagem. A situação é ainda melhor depois de vencer o Cazaquistão por 3x0 fora de casa. Arda Turan e Hamit Alntitop colocaram 2x0 de vantagem no primeiro tempo, enquanto que Nihat Kahveci definiu a vitória na etapa final. Em caso de vitória contra a Bélgica na Terça, a Turquia dará um grande passo, afinal a Bélgica e talvez a Áustria são as principais concorrentes na chave, partindo do pressuposto de que a Alemanha é a força e deve se consolidar na liderança. Além de Turquia x Bélgica e Alemanha x Azerbaijão, o outro jogo da chave no dia 07.09 será Áustria x Cazaquistão.

Grupo B:
Armênia 0x1 Irlanda
Andorra 0x2 Rússia
Eslováquia 1x0 Macedônia
A Rússia começou bem nas eliminatórias e venceu Andorra por 2x0.

As três principais forças do grupo B conseguiram vencer seus jogos e continuam em condições iguais de brigar pela vaga direta na chave. A Irlanda, que por muito pouco não conseguiu disputar o Mundial de 2010, fez o dever de casa e bateu a Armênia por 1x0. Kevin Fahey, aproveitando rebote do chute de Robbie Keane, mandou para as redes e definiu a vitória do time de Giovani Trappatoni. Já a Rússia, agora dirigida por Dick Advocaat, bateu Andorra por 2x0, dois gols de Progrebnyak. Das três candidatas, a única que disputou a Copa do Mundo foi a Eslováquia, que até que fez um bom papel e eliminou a Itália naquela oportunidade. Os eslovacos, porém, sofreram para derrotar a Macedônia, gol de Holosko nos acréscimos do segundo tempo. Na próxima rodada, os eslovacos terão um confronto direto contra a Rússia fora de casa. A Irlanda, por outro lado, tem tudo para continuar com 100% de aproveitamento, afinal joga diante de sua torcida contra Andorra. A Macedônia, que sempre corre por fora, pega a Armênia com o objetivo de entrar na briga.

Grupo C:
Ilhas Faroe 0x3 Sérvia
Eslovênia 0x1 Irlanda do Norte
Estônia 1x2 Itália

Foi muito difícil, mas a Itália conseguiu virar o jogo contra a Estônia e, pela primeira vez, venceu uma partida em 2010. Depois do fiasco na Copa do Mundo, quando ficou na primeira fase, a Azurra precisa apagar a má impressão e a vitória contra a Estônia certamente tirou um peso das costas do novo treinador, Cesare Prandelli. Sergei Zenjov colocou a seleção da Estônia em vantagem, aos 31 minutos do primeiro tempo. Graças a bola parada, a seleção italiana conseguiu a virada na etapa final. Após cobrança de escanteio, Cassano (tão reinvidicado na seleção) igualou o marcador de cabeça. Em outro lance de escanteio, Bonucci virou para Azurra depois de confusão dentro da área. A Sérvia é considerada por muitos como a principal candidata a atrapalhar a vida da Itália nesse grupo. Claro que a vitória por 3x0 contra a fraca seleção das Ilhas Faroe não quer dizer muita coisa. Os sérvios conseguiram o placar com gols de Lazovic, Stankovic e Zigic. Eslovênia e Irlanda do Norte são outras seleções que almejam disputar a Eurocopa. Os primeiros surpreendentemente eliminaram os russos do Mundial, enquanto que os segundos há muitos anos não disputam uma grande competição. No primeiro jogo entre as equipes, realizado na Eslovênia, a Irlanda do Norte levou a melhor e venceu pelo placar de 1x0, gol de Evans. Um grande resultado para os norte-irlandeses, que só voltam a jogar pelas eliminatórias em Outubro. Já a Eslovênia não terá muito tempo para lamentar a derrota e precisará se recuperar depois de amanhã diante da rival Sérvia, na casa do oponente. A Itália recebe Ilhas Faroe no mesmo dia.

Grupo D:
Romênia 1x1 Albânia
Luxemburgo 0x3 Bósnia-Herzegovina
França 0x1 Bielorússia
A Bielorússia derrotou a França e sonha em disputar, pela primeira vez, uma fase final da Eurocopa.

Depois do desastre na Copa do Mundo, os “bleus” continuam em baixa. Agora comandados por L. Blanc, os franceses acabaram perdendo em casa para a seleção da Bielorússia, com gol de Sergei Kislayk aos 41 minutos do segundo tempo. Nem a renovação promovida pelo treinador mudou a postura da equipe, que não conseguia converter as suas chances em gol. Os bielorussos, por outro lado, estão otimistas, afinal venceram a principal seleção do grupo. Com a péssima fase da França, outras seleções sem muita expressão começam a acreditar na possibilidade de classificação direta para a Euro. Esse é o caso da Bósnia-Herzegovina, que passou fácil por Luxemburgo: 3x0. Vale lembrar que os bósnios conseguiram apresentar um bom futebol nas eliminatórias da Copa do Mundo, mas não conseguiram passar por Portugal na repescagem. Contra Luxemburgo, por incrível que pareça, todos os gols saíram nos primeiros minutos da etapa inicial: Ibricic (6), Pjanic (12) e o matador Dzeko (16). Na outra partida do grupo, a Romênia não saiu de um empate por 1x1 com a Albânia. Stancu abriu o placar para os romenos aos 35 da etapa final, mas Muzak empatou aos 42. Na Terça-Feira, a Albânia tem a chance de somar três pontos contra Luxemburgo. A Bielorússia recebe a tradicional Romênia, enquanto que a França tem parada dura contra a Bósnia-Herzegovina, fora de casa.

Grupo E:
Suécia 2x0 Hungria
Moldávia 2x0 Finlândia
S. Marino 0x5 Holanda
Kuyt e Huntelaar se destacaram na goleada da Laranja sobre San Marino.

Como já era de se esperar, a Holanda nem precisou se esforçar para atropelar um dos maiores sacos de pancadas do continente: San Marino. Trocando passes com paciência, a principal característica do time de Bert Van Marwijk, a Laranja chegou aos gols com muita tranquilidade. Sem Van Persie, contundido, aconteceu o que todos queriam que ocorresse na Copa do Mundo: a Holanda jogou com Huntelaar, um atacante fixo. Van Persie é um grande jogador, mas sua característica não é a de ser um homem de área, mas um segundo atacante (como é no Arsenal). Na Holanda, Van Persie sempre jogou como ponta, mas com Robben e Kuyt na concorrência, o treinador optou por colocá-lo mais centralizado e ele acabou não fazendo uma Copa no mesmo patamar dos outros atacantes. Enfim, Van Marwijk cedeu e chamou de volta o veterano Van Nilsterooy, de 34 anos. Huntelaar começou como titular e não decepcionou. Sofreu o pênalti, que originou o gol de Kuyt. Depois balançou as redes três vezes, sendo que o brilhante Kuyt deu assistências em duas oportunidades. Huntelaar provou para o treinador que a Copa da Laranja, que foi fantástica, poderia ter sido ainda melhor se a equipe tivesse um homem de área, fosse ele mesmo ou o ídolo Van Nilsterooy (não convocado para o Mundial), que entrou no lugar de Kuyt e marcou o quinto e último gol da Laranja. Na chave, a Holanda tem como principal adversária a forte seleção da Suécia, que venceu a Hungria pelo placar de 2x0. O jogo marcou a volta de Ibrahimovic com a camisa amarela, mas o destaque da partida foi o meio campista Wernbloom, que marcou os dois gols da vitória dos escandinavos. Dessa forma, fica claro que Suécia e Holanda vão travar um duelo interessante pela liderança da chave, afinal a Moldávia, que bateu a Finlândia por 2x0, e a própria Hungria (derrotada pela Suécia) têm poucas condições de lutar pela classificação.

Grupo F:
Israel 3x1 Malta
Letônia 0x3 Croácia
Grécia 1x1 Geórgia

Após ficar de fora da Copa do Mundo, a Croácia tem tudo para disputar a Eurocopa pela quinta vez consecutiva. Jogando fora, os eslavos começaram muito bem e atropelaram a Letônia que, diga-se de passagem, nunca foi um saco de pancadas no continente europeu. Pelo contrário, os letões já deram muito trabalho e roubaram pontos importantes de grandes seleções. Enfim, a equipe de Slavan Bilic começou a construir a grande vitória com um gol de Petric aos 43 minutos da etapa inicial. Olic, aos 6 minutos, e Srna, aos 37, fecharam o placar para os croatas. Teoricamente, a disputa pela vaga será contra a Grécia. Mas os gregos, que decepcionaram na África do Sul, sofreram muito para conseguirem um empate por 1x1 com a Geórgia, mesmo jogando em casa. Iashvili colocou os georgianos em vantagem aos 9 minutos do segundo tempo, mas Spiropoulos empatou para a Grécia aos 27. A seleção de Israel, considerada a terceira força do grupo, começou bem e venceu Malta pelo placar de 3x1. O ídolo Benayoun marcou os três gols de Israel, enquanto que Pace fez o gol de Malta na partida. Para lutarem pela vaga, os israelenses precisam mostrar força, inclusive em jogos fora de casa. A grande chance já acontece na próxima terça, quando Israel enfrenta a Geórgia na casa do rival. Já a Letônia enfrenta Malta (fora de casa) com o objetivo de se recuperar no grupo e, quem sabe, almejar uma vaga na repescagem. O grande jogo do grupo, entre Croácia e Grécia, também acontece na Terça, em Zagreb. Os croatas, é claro, são favoritos para o jogo, apesar de enfrentarem um adversário que sabe se fechar quando é visitante.

Grupo G:
Montenegro 1x0 País de Gales
Inglaterra 4x0 Bulgária

É só passar a Copa do Mundo que o “English Team” volta a apresentar um grande futebol. Ao contrário do que aconteceu na primeira fase da era Capello, justamente nas eliminatórias para o Mundial de 2010, o trabalho, a partir de agora, é visto com desconfiança. Nem uma goleada por 4x0 e, muito menos um futebol vistoso, são capazes de entusiasmar a torcida e a imprensa inglesa. Para falar a verdade, nem uma apresentação de gala de Rooney é aplaudida como seria há alguns meses. Esquecer o passado ainda não é possível, talvez só seja depois da Eurocopa 2012, caso a Inglaterra leve o título. Bom, mais estranho do que os ingleses derem um show é o criticado Defoe conseguir um hat-trick. O primeiro gol aconteceu quando Rooney deu um passe lindo para Ashley Cole, que não conseguiu chutar e passou para Defoe balançar as redes. Na segunda etapa, o goleirão Hart (que tem futuro na seleção) bateu o tiro de meta, Rooney aproveitou o contra-ataque e passou para Defoe fazer o segundo gol. Adam Johnson fez o terceiro e Defoe, outra vez com um passe de Rooney, fechou o placar em 4x0. Na outra partida do grupo, Montenegro derrotou País de Gales por 1x0, com gol de Vucinic. Com o placar, os montenegrinos vislumbram lutar, no mínimo, por uma vaga na repescagem, já que a Inglaterra é a favorita do grupo. O problema é que a segunda força da chave é a Suíça, uma seleção difícil de ser batida e que se acostumou a disputar as grandes competições nas últimas décadas. Enfim, o primeiro passo para Montenegro é superar a Bulgária em Sofia, jogo que acontece depois de amanhã. Para os búlgaros, é vida ou morte, afinal a goleada sofrida diante dos ingleses deixa a equipe em situação delicada, até pelo saldo de gols que pode ser critério de desempate. O outro jogo de Terça é simplesmente imperdível, um encontro entre a segunda força, a Suíça, e a grande favorita do grupo, a Inglaterra. Caso vença fora de casa, o “English Team” começa a desenhar sua classificação com tranquilidade. Esse grupo promete.

Grupo H
Islândia 1x2 Noruega
Portugal 4x4 Chipre

Egil Roger Olsen, o grande responsável pela ascensão do futebol noruguês nos anos 90, voltou a dirigir a seleção escandinava em 2009. Pegou um time desmontado nas eliminatórias e embalou uma sequência de vitórias, quase levando a sua equipe até a repescagem. Agora o trabalho é desde o início e a Noruega já começou com uma importante vitória fora de casa: 2x1 pra cima da Islândia. Hangeland e Abdellaoue marcaram os gols da Noruega. No grupo, porém, a seleção norueguesa encontra duas seleções que estiveram no Mundial de 2010: Portugal e Dinamarca. Os dinamarqueses só estreiam na Terça, quando recebem a Islândia. Para a sorte da Noruega, Portugal começou mal e empatou por 4x4 com o Chipre, em jogo sensacional. Jogando em Guimarães, o Chipre não se intimidou e abriu o placar com Aloneftis aos 3 minutos do primeiro tempo. Hugo Almeida empatou, cinco mimutos depois, mas Konstantinou fez 2x1 para os ciprianos aos 11. Somente aos 29 minutos que Portugal conseguiu o empate, com gol de Raul Meireles. Na etapa final, a partida continuou eletrizante: Danny virou o jogo para os lusos aos cinco, mas Okkas aos 12 empatou novamente. Três minutos depois, Manuel Fernandes acertou lindo chute e fez 4x3. O jogo esfriou e quando tudo parecia definido, Avraam empatou aos 44 minutos da etapa final. Na Terça-Feira, Portugal tenta se recuperar contra a Noruega, jogando fora de casa.

Grupo I
Liechtenstein 0x4 Espanha
Lituânia 0x0 Escócia
A dupla voltou. Após atuação apagada na Copa, Torres foi o destaque da goleada da Espanha. Para não perder o costume, Villa deixou o dele.

A campeã do mundo passou fácil por Liechtenstein e já soma 3 pontos no grupo I. Fernando Torres, que teve atuações apagadas na Copa do Mundo, marcou dois gols, um deles uma pintura, quando encobriu o goleiro após passe de Iniesta. David Villa, em lindo chute de fora da área, e David Silva marcaram os outros gols da vitória da “roja”. A seleção espanhola folga na rodada de terça e aproveitará para realizar um amistoso diante da Argentina. A Escócia, que sonha em voltar a participar de uma grande competição, conseguiu um bom empate por 0x0 contra a Lituânia. A segunda força do grupo, porém, é a República Tcheca, que só joga na Terça, quando recebe a Lituânia. A Escócia pega Liechtenstein, e como a Espanha não jogará na rodada, pode até assumir a liderança do grupo com 1 jogo a mais que thecos e espanhóis.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO