O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Eliminatórias para a Eurocopa.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Grupo A
Azerbaijão 1x0 Turquia
Cazaquistão 0x3 Alemanha
Bélgica 4x4 Áustria
4x4! Bélgica e Áustria fizeram uma partida de tirar o fôlego.

Surpresa no grupo A das eliminatórias. A Turquia, considerada uma das principais candidatas a brigar por vaga na repescagem, tropeçou diante da fraca seleção do Azerbaijão, perdeu por 1x0 e se complicou na classificação. Sadygov, aos 38 do primeiro tempo, fez o gol da vitória histórica dos azerbaijanos. Quem gostou do resultado foi a Alemanha, que passou fácil pelo Cazaquistão (3x0) e abriu grande vantagem em relação ao segundo colocado, que agora é a Áustria com 7 pontos. Miroslav Klose inaugurou o placar no início do segundo tempo, marcando seu sexto gol em quatro jogos nas eliminatórias. Mario Gomez e Podolski definiram a vitória do nationaleft, que foi superior ao adversário durante os 90 minutos de jogo. Em Bruxelas, Bélgica e Áustria protagonizaram um jogo eletrizante, digno de duas seleções que concorrem pela segunda colocação da chave. Com 11 minutos de jogo, Vossen abriu o placar para os belgas. Mas com gols de Schiemer e Arnautovic, a Áustria virou a partida ainda na etapa inicial. No segundo tempo, Fellaine empatou para os diabos vermelhos aos 2, mas novamente Schiemer colocou os austríacos em vantagem aos 17. Seis minutos depois, Paul Scharner recebeu cartão vermelho e deixou a Áustria com um jogador a menos. O promissor Ogunjimi empatou para a Bélgica, aos 42 do segundo tempo. Com o placar de 3x3, muitos acreditaram que o jogo estava decidido. Quem foi embora do estádio ou desligou a TV, certamente perdeu um final muito emocionante. Aos 45 minutos, Nicolas Lombaerts marcou o gol da virada da Bélgica, uma virada que poderia ter sido histórica e colocado os belgas com o mesmo número de pontos da Turquia e da própria Áustria. Aos 48 minutos, porém, Martin Harnik empatou o jogo novamente: 4x4. Sensacional! Uma verdadeira guerra de nervos entre duas seleções que sabem que esse era um jogo chave na briga por vaga na Uefa Euro. Com o placar, a Áustria chegou a 7 pontos, mas com 1 jogo a menos que todos os seus concorrentes. A Turquia ficou com 6 e a Bélgica com 4. Em Março de 2011, a Áustria recebe a Bélgica, enquanto que a Alemanha tem tudo para continuar em lua de mel com a torcida, afinal recebe o Cazaquistão. Turquia e Azerbaijão folgam na próxima rodada.

Grupo B
Armênia 4x0 Andorra
Eslováquia 1x1 Irlanda
Macedônia 0x1 Rússia

A Armênia aproveitou da fragilidade de Andorra e aplicou uma goleada por 4x0. Ghazarayan, Mkhiratarian, Movsisyan e Pizelli marcaram os gols da seleção armênia, que chegou aos 7 pontos, dois a menos que a Rússia (líder do grupo). Os russos, diga-se de passagem, venceram um jogo complicado contra a Macedônia, fora de casa. Na rodada passada, a equipe do técnico Dick Advocaat superou a Irlanda, em Dublin. Contra a Macedônia, vitória por 1x0, gol de Kerzhakov. No outro jogo da rodada, Eslováquia e Irlanda empataram por 1x1, resultado que levou as duas seleções aos 7 pontos. St. Ledger abriu o placar para os irlandeses, aos 16 minutos. Mas Durica, aos 36 da primeira etapa, empatou a partida, que ficou nisso. Na próxima rodada, a Irlanda recebe a Macedônia, enquanto que a Eslováquia visita Andorra. Já a Rússia enfrenta a Armênia.

Grupo C
Ilhas Faroe 1x1 Irlanda do Norte
Estônia 0x1 Eslovênia
Torcedores sérvios promovem terror e impedem realização de jogo contra a Itália. UEFA promete severas punições.

Itália e Sérvia, o jogo mais aguardado do grupo, acabou não acontecendo, devido a problemas gerados pela torcida sérvia em Gênova. A arbitragem tentou iniciar a partida, mas não havia segurança para isso. A UEFA prometeu punições severas a Sérvia, que vive um período de baixa, após campanha vergonhosa na Copa do Mundo e um tropeço não digerido pela torcida contra a Estônia, na rodada passada. O agravante é ver que a rival Eslovênia já começa a dar indícios de que pode lutar por uma vaga na Euro. Com um “gol contra” de Sidorenkov, a Eslovênia conseguiu vencer a Estônia, fora de casa. Destaque também para o tropeço da Irlanda do Norte, que não conseguiu superar a fraca seleção das Ilhas Faroe. Itália e Eslovênia dividem a ponta com 7 pontos, a Estônia tem 6, Irlanda do Norte tem 5 e a Sérvia apenas 4. Em Março do ano que vem, a Sérvia recebe a Irlanda do Norte, enquanto que a Eslovênia encara a Itália.

Grupo D
Bielorrússia 2x0 Albânia
França 2x0 Luxemburgo

A França passou por Luxemburgo, vitória por 2x0, e se manteve na liderança da chave. Benzema e Gourcuff marcaram os gols dos bleus, que enfim vão deixando para trás a má fase. Belarus bateu a Albânia por 2x0, com gols de Rodionov e Krivets. Com a vitória, a Bielorrússia chegou aos 8 pontos, 1 a menos que os franceses. Na próxima rodada, a França faz o jogo de volta contra Luxemburgo. A Bielorrússia, da mesma forma, visita a Albânia, enquanto que a Bósnia-Herzegovina recebe a Romênia (duas seleções que folgaram na rodada).

Grupo E
Finlândia 1x2 Hungria
San Marino 0x2 Moldávia
Holanda 4x1 Suécia
Afellay marca um lindo gol diante da Suécia. A Holanda jogou muito, lembrou o velho carrossel que encantou o mundo na década de 70.

Depois de um período apresentando um futebol burocrático, a Laranja Mecânica deu show e atropelou a Suécia com uma vitória espetacular por 4x1 em Amsterdã. O destaque, mais uma vez, foi o goleador Huntelaar, autor de dois gols na partida e de oito gols em quatro jogos nessas eliminatórias. Bert Van Marwijk, enfim, achou o seu homem gol, a peça que faltava na laranja durante o Mundial. A seleção holandesa não teve nenhum trabalho para sufocar os nórdicos. Sem Robben e Van Persie (machucados), o treinador escalou Affelay e o próprio Huntelaar, que até alguns meses não era o titular do time. Van Nilsterooy ficou no banco, um reserva de luxo para Huntelaar. O violento De Jong, que não é um jogador ruim, foi cortado da lista depois de falta criminosa no francês Ben Arfa durante a Premier League. Dessa forma, o treinador colocou Van der Vaart ao lado de Van Bommel e Sneijder no meio de campo, formando um trio que dá inveja em qualquer seleção do mundo, principalmente na brasileira, que disputou a Copa com Felipe Melo, Gilberto Silva e o apagado Kaká. Sneijder fez uma partida espetacular, como sempre. Tocando a bola de calcanhar, de primeira, fazendo lançamentos precisos, deixando os companheiros em condições de marcar o gol. Ele fez a jogada do primeiro e do segundo gol, ambos no primeiro tempo. Huntelaar abriu o marcador, Afellay ampliou. Toivonen ainda perdeu um gol incrível para a Suécia. Na etapa final, Afellay fez a jogada pela ponta esquerda (setor onde jogou) e cruzou para Huntelaar completar para as redes. No quarto gol, os dois inverteram suas posições e Huntelaar deixou Afellay em condições de fazer mais um. Além disso, a Holanda perdeu várias oportunidades claras. Vale destacar que o regular Kuyt machucou ainda no primeiro tempo, vai ficar um bom período afastado dos gramados e foi substituído por Lens. A Suécia diminuiu o placar com Granqvist. Nos outros jogos do grupo, a Moldávia passou por San Marino (2x0) e com um gol de Dzsudszack aos 49 minutos do segundo tempo, a Hungria bateu a Finlândia por 2x1, fora de casa. A Holanda lidera o grupo com 12 pontos, acompanhada pela Hungria com 9. No dia 17.11, a Finlândia recebe San Marino. Os outros jogos do grupo só acontecem em Março de 2011, com destaque para o confronto entre Holanda e Hungria.

Grupo F
Grécia 2x1 Israel
Letônia 1x1 Geórgia

A Grécia aproveitou que a Croácia folgou na rodada e assumiu a liderança do grupo F. Jogando em Atenas, os gregos conseguiram a vitória contra Israel, com gols de Salpingidis e Karagounis. Spyropoulos fez um contra, o gol de honra da seleção israelense. No outro jogo do dia, Letônia e Geórgia ficaram no 1x1, com Siradze abrindo o placar para a Geórgia e Cauna (aos 46 da etapa final) empatando para os letões. No dia 17.11, a Croácia tem tudo para reassumir a ponta, afinal recebe Malta. Os outros jogos só acontecem em 2011.

Grupo G
Suíça 4x1 País de Gales
Inglaterra0x0 Montenegro

Com gols de Stocker (duas vezes), Streller e Inler, a Suíça fez 4x1 no País de Gales e conseguiu sua primeira vitória no grupo G. Apesar do resultado positivo, os suíços ainda estão 7pontos atrás de Montenegro, líder do grupo, e 4 atrás da Inglaterra, vice-líder. Os montenegrinos continuam surpreendendo na competição. Dessa vez, eles seguraram a Inglaterra no estádio Wembley, um resultado histórico para uma seleção que participa pela primeira vez das eliminatórias para a Eurocopa. O English Team, por outro lado, é motivo de preocupação para a sua torcida. A equipe jogou muito mal, lembrou aquele time apático da Copa do Mundo. Fábio Capello terá muito trabalho para colocar as coisas no lugar. Em Março de 2011, tem Pais de Gales x Inglaterra e Bulgária x Suíça.

Grupo H
Dinamarca 2x0 Chipre
Islândia 1x3 Portugal

Depois de um péssimo início nas eliminatórias, Portugal reencontrou o caminho das vitórias e venceu a Islândia pelo placar de 3x1. Cristiano Ronaldo, enfim, consegue marcar gols em duas partidas consecutivas pela seleção lusa. Foi dele o primeiro gol, logo aos 3 minutos de jogo. Danielsson, aos 17, empatou para a Islândia. Mas com gols de Raul Meireles e Helder Postiga, Portugal chegou a vitória por 3x1. A Dinamarca também venceu na rodada: 2x0 no Chipre. Rasmussen e Lorentzen marcaram os gols dos escandinavos, que chegaram aos 6 pontos. Portugal tem 7 na vice-liderança e a Noruega, que folgou na rodada, permanece na ponta, com 9 pontos em 3 jogos. Na próxima rodada, em 2011, a Noruega recebe a Dinamarca para o clássico da Escandinávia. Portugal só volta a campo em Junho do ano que vem, quando recebe a Noruega.

Grupo I
Liechtenstein 0x2 República Tcheca
Escócia 2x3 Espanha

A República Tcheca venceu dois jogos seguidos, chegou aos 6 pontos e já projeta ficar, no mínimo, na segunda colocação do grupo. Necid e Kadlec marcaram os gols tchecos na vitória contra Liechtenstein. A Espanha, por outro lado, teve um jogo muito complicado e sofreu para vencer a Escócia, fora de casa. No fim do primeiro tempo, Villa converteu um pênalti e abriu o placar. Aos 10 da segunda etapa, Iniesta ampliou para 2x0. Parecia que seria um jogo tranqüilo para a “roja”. Mas Nailsmith e Gerard Piqué (contra) deixaram o placar em igualdade. Assim como ocorreu no jogo contra a Lituânia, Llorente foi o nome da partida, ao receber cruzamento de Capdevilla e mandar de cabeça para o fundo das redes. Com a vitória, os espanhóis ficaram na liderança com 9, deixando a República Tcheca na segunda colocação com 6 pontos. No dia 25.03.2011, Espanha e República Tcheca se enfrentam para um jogo decisivo.

Europeu sub-21
Fim das eliminatórias para a próxima edição da Eurocopa sub-21, que acontece em 2011, na Dinamarca. A Bielorrússia é a maior surpresa da fase de qualificação. No jogo de ida, a seleção bielorrussa perdeu por 2x0 para a Itália, mas devolveu o placar em casa e conseguiu a vaga na prorrogação, fechando com uma vitória categórica por 3x0. A Islândia é outra seleção que surpreendeu, eliminou a Escócia com duas vitórias por 2x1. Inglaterra e Espanha eliminaram Romênia e Croácia, respectivamente. A República Tcheca, que ficou de fora da edição de 2009, atropelou a Grécia, enquanto que a Suíça não teve dificuldades para eliminar a Suécia. Outra surpresa foi à eliminação precoce da Holanda, que perdeu o jogo de ida (em casa) para a Ucrânia, pelo placar de 3x1. Jogando fora, a laranja quase chegou lá, marcou 2x0, mas foi eliminada por ter feito um gol a menos que o adversário fora de casa. Estão classificadas, portanto, as seguintes seleções: Dinamarca (país sede), Espanha, Inglaterra, Ucrânia, República Tcheca, Suíça, Islândia e Bielorrússia.

Amistosos
O Brasil derrotou a Ucrânia pelo placar de 2x0, com gols de Daniel Alves e Alexandre Pato. Com o placar, a seleção canarinho continua invicta na era Mano Menezes: três jogos e três vitórias. O Brasil não passou por nenhum susto para derrotar os ucranianos, que jogaram fechados durante toda a partida. O primeiro gol saiu aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Robinho cruzou forte da esquerda e Dani Alves mandou de primeira, fazendo um bonito gol. A Ucrânia pressionou no fim do primeiro tempo, chegou a ter um gol anulado. Na segunda etapa, Rotan mandou uma bola na trave de Victor. Mas aos 18 minutos, Alexandre Pato fechou a conta, girando para cima da marcação e não dando chances para o goleiro da Ucrânia. No próximo mês, o amistoso será contra a Argentina, o primeiro grande teste da era Mano Menezes.
No amistoso entre seleções do Velho Continente, a Croácia derrotou a Noruega pelo placar de 2x1. É verdade que Abdellaoue abriu o placar para os nórdicos, mas com gols de Mandzukic e Kranjcar, a seleção croata virou a partida na etapa final. A Polônia, sede da próxima Euro, empatou por 2x2 com o Equador. Benitez, duas vezes, marcou os gols do Equador, enquanto que Smolarek e Obraniak fizeram os gols dos polacos. O Uruguai, que havia goleado a Indonésia por 7x1, voltou a conseguir um resultado elástico, dessa vez contra a China: 4x0. Xiaoting fez um gol contra e abriu o placar para a celeste. Cavani, Cristian Rodriguez e Sebastian Fernandes fecharam a goleada. E com gols de Nelson Valdez e Osvaldo Martinez, o Paraguai derrotou a Nova Zelândia por 2x0. Confira os resultados dos amistosos:

Ucrânia 0x2 Brasil; Nova Zelândia 0x2 Paraguai; Coréia do Sul 0x0 Japão; China 0x4 Uruguai; Croácia 2x1 Noruega; EUA 0x0 Colômbia; Panamá 1x0 Peru; México 2x2 Venezuela; Omã 0x1 Chile; Qatar 1x2 Iraque; Equador 2x2 Polônia; Bulgária 2x0 Arábia Saudita; Angola 2x0 Emirados Árabes; Kuwait 3x1 Vietnã; Uzbequistão 4x2 Bahrein.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO