O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010! Definidos os primeiros confrontos das quartas de final!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Kingson sai do gol e intercepta cruzamento para o burquinense Keré. Burkina Faso tentou sair para o jogo, mas não adiantou. Deu Gana nas quartas de final!
Fim de partida! Gana 1x0 Burkina Faso! Mesmo sem sua força máxima, Gana está nas quartas de final. Será o que aconteceria se Togo estivesse presente nesse grupo?

Sem apresentar um bom futebol, Gana se garantiu nas quartas de final da Copa Africana, após vencer Burkina Faso por 1x0. O grupo, é verdade, ficou bem mais fácil para os ganeses, com a ausência de Togo, do artilheiro Adebayor. Com a concorrência da fraca Burkina Faso, a obrigação de Gana (mesmo com um time B) era de se classificar sem sustos. E foi isso o que aconteceu! Na próxima fase, a parada vai ser dura, já que Gana enfrenta a anfitriã Angola. A Costa do Marfim, que folgou na rodada do grupo B, se confirmou como primeira colocada, já que só poderia ser ultrapassada caso Burkina Faso vencesse Gana por mais de dois gols de diferença. Com isto, os “elefantes” encaram a Argélia nas quartas de final.
Desfalcada pela maioria de seus jogadores, principalmente por seu ponto mais forte, que é o meio de campo, Gana entrou na Copa Africana fazendo um trabalho de renovação e lançando alguns jogadores que venceram a Copa do Mundo Sub-20 de 2009, como Badu, André (Dede) Awey, Opoku, Inkoom e Adiyia. E foi de Dede Awey, filho do ídolo local Abedi Pelé, o gol que selou a classificação de Gana na partida de hoje. Sem Muntari e Appiah (que sequer foram convocados), a esperança de Gana na Copa Africana foi depositada em Essien. O jogador, no entanto, está fora do campeonato após agravar uma contusão depois do jogo contra a Costa do Marfim. Com a ausência de seus três melhores jogadores, o meio de campo do time fica sem criatividade e Gana se torna uma seleção “normal”, já que quando está completa é uma das mais fortes do continente. O técnico Milovan Rajevic, portanto, está montando o time durante a competição. Na partida de hoje, escalou Badu, Dedé Ayew, Dramani e Kwado Asamoah para formar o meio de campo. Dramani entrou no lugar de Opoku, que foi titular na semana passada. Atuando pela meia direita, Dramani se movimentou muito e fez uma boa dobradinha com o lateral Inkoom. A fraca marcação de Burkina Faso facilitou a vida dos jogadores nesse setor. E foi da direita que surgiram as melhores oportunidades dos “estrelas negras”. No papel, Gana jogou em um 4-4-2, mas muitas vezes o time se ordenava para um 3-5-2, com Inkoom atuando como um verdadeiro ala pela direita e Kwado Asamoah incomodando pela esquerda. A criação, porém, foi fraca e se não fosse a força do flanco direito, Gana não conseguiria ameaçar a meta adversária. Pelo lado de Burkina Faso, apenas vontade e pouco poderio ofensivo. Somente Pitroipa (jogador do Hamburgo) era capaz de oferecer perigo ao goleiro Kingson. O jogador, vale ressaltar, se movimenta bastante e tem ótima visão de jogo. No início da partida, a Burkina Faso teve leve domínio e o próprio Pitroipa ameaçou em cobrança de falta e depois em cruzamento para Bamogo, mas interceptado pelo goleiro Kingson. Mas quem fez o gol foi à seleção de Gana! Aos 30 minutos, Dramani cruzou da direita e Dede Ayew, totalmente livre, não precisou nem sair do chão para mandar de cabeça e abrir o placar para Gana. Com a vantagem, os ganeses passaram a tocar a bola e cadenciar a partida até o fim do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, os burquinenses buscaram o empate que lhes daria a classificação. A pressão, no entanto, era desorganizada e somente Pitroipa era capaz de fazer jogadas um pouco mais perigosas. Aos poucos, Gana voltou a dominar o meio de campo. A marcação do bom jogador Badu e o sistema defensivo formado por Addy, Sarpei e Vorsah anulavam as tentativas do adversário. No ataque, porém, Asamoah Gyan e Amoah estavam pouco inspirados. O grande momento de Gyan, foi quando ao sofrer uma falta de Tall, provocou a expulsão do adversário. O atacante de Gana alegou ter sofrido uma cotovelada e fazendo bastante teatro, convenceu a plateia, inclusive o árbitro que expulsou o jogador de Burkina Faso. Com um a menos, os burquinenses partiram com tudo e deixaram vários espaços para os contra-ataques de Gana, que poderia ter construído uma goleada, caso seus jogadores acertassem a pontaria. Dramani, por exemplo, perdeu gol incrível aos 31, após sozinho na área, mandar a bola na rede, mas pelo lado de fora. O placar, mesmo assim, acabou mantido e a vitória por 1x0 confirmou o favoritismo de Gana, desfalcada da maioria de seus titulares.

Nigéria, Moçambique e Benin lutam por vaga no Grupo C!

Amanhã acontece a última rodada do grupo C, com duas partidas. O Egito, já classificado e garantido na primeira colocação do grupo, enfrenta Benin para cumprir tabela. Para os beninenses, o jogo tem bastante importância, afinal uma vitória contra os “faraós”, aliada a uma derrota da Nigéria para Moçambique, pode colocar Benin nas quartas de final. A situação é muito complicada, afinal tem que haver uma grande combinação de resultados e no fim Benin ainda deve conseguir melhor saldo de gols que os moçambicanos. No outro jogo do dia, a Nigéria se classifica com um empate contra Moçambique. Isso acontece porque a única seleção que pode alcançar os “Super Águias” em caso de um empate contra Moçambique é justamente o Benin, que perdeu o confronto direto para os nigerianos (primeiro critério de desempate). Já que a primeira colocação do grupo é impossível (a Nigéria pode alcançar o Egito em número de pontos, mas perdeu o confronto direto), os nigerianos querem sair da primeira fase apresentando um bom futebol, coisa que ainda não aconteceu e por isso nem pensam na hipótese de segurar o empate. Shaibu Amodu tem o desfalque de Yobo, que se contundiu no jogo contra Benin. Fica a expectativa pela presença ou não de Oba Oba Martins, que ainda não foi utilizado na CAN, devido a problemas particulares. Os moçambicanos, por outro lado, só conseguem a classificação com vitória sobre a Nigéria e com, pelo menos, um empate de Benin contra o Egito, para não depender de saldo de gols em um possível empate em número de pontos contra os beninenses. Os “mambas” estão otimistas por uma inédita classificação, principalmente depois de realizarem boa partida contra o Egito na semana passada. Os jogos da última rodada acontecem às 14 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO