O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola e Argélia se classificam em empate chato!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O argelino Ziane divide a bola com o angolano Jamuana. Empate por 0x0 serviu para as duas seleções, que se classificaram para a fase seguinte.
Chavula se assusta com a presença do artilheiro da Copa Africana de Nações: Kanoute. A derrota para a Argélia na rodada passada custou caro para Mali.
Jogadores de Mali comemoram gol contra Maláui. Se o primeiro critério de desempate fosse saldo de gols (como acontece na Copa do Mundo), os malineses se classificariam.

Começo fazendo uma correção e pedindo desculpa aos leitores! O primeiro critério de desempate na Copa Africana de Nações é o “confronto direto” e não número de vitórias, saldo de gols e número de gols marcados, como acontece em outras grandes competições, como na Copa do Mundo. Cometi essa heresia após ler em um site o regulamento da Copa Africana de Nações, que colocava esses critérios que citei como sendo os oficiais da competição. Mas o erro foi absolutamente meu, que deveria ter apurado o regulamento através do site oficial da Copa Africana. A falta de uniformidade dos regulamentos das principais competições acaba propiciando esses erros. Na Eurocopa, por exemplo, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, já na Copa do Mundo e nos principais campeonatos de clubes é o saldo de gols. Enfim, com o confronto direto como primeiro critério, a situação de Mali ficou complicada na última rodada. Os malineses precisavam vencer seu jogo e torcer por um vencedor no confronto entre Angola e Argélia. Em caso de vitória da Argélia, os malineses precisariam construir uma vitória maiúscula sobre Maláui para conseguir a vaga. Por isso mesmo, Mali partiu pra cima desde o início do jogo e abriu 2x0 com menos de três minutos, gols de Kanouté e Keita. Enquanto isso, Angola aprontava uma correria pra cima da Argélia no estádio 11 de Novembro, mas sem criar perigo para a meta de Chaouchi. Quem teve a primeira oportunidade foi à Argélia, que perdeu gol com Bougherra. Após cruzamento de Belhadj, o jogador chutou para grande defesa do goleiro Carlos. Os argelinos continuaram perigosos, com o próprio Belhadj arriscando chute do meio de campo. No fim do primeiro tempo, Angola teve ótima chance para abrir o placar, quando Jamuana tocou a bola para Djalma, que chutou para grande defesa de Chaouchi. Na outra partida, Mali continuou criando chances, principalmente com Bagayoko que perdeu duas oportunidades de aumentar a vantagem malinesa.
Com a vitória de Mali por 2x0 no primeiro tempo, a situação de Angola e Argélia era tranquila, já que o empate por 0x0 bastaria para garantir as duas seleções na fase seguinte. Isso por causa do confronto direto, já que o empate levaria Angola a 5 pontos, a Argélia a 4, mesmo número de pontos que Mali conseguiria caso mantivesse a vitória. Se o critério de desempate fosse o mesmo da Copa do Mundo (o saldo de gols), a situação seria outra. Mas sendo o confronto direto, a Argélia leva vantagem, pois venceu Mali na semana passada. Assim, com o regulamento debaixo dos braços, Angola e Argélia jogaram o segundo tempo. “As raposas do deserto” começaram ameaçando, afinal se Maláui conseguisse empatar a outra partida, os argelinos ficariam de fora, já que perderam o confronto que fizeram contra Maláui. Após dominar as ações nos primeiros 10 minutos, a Argélia perdeu o ímpeto ofensivo e Angola voltou a cadenciar o jogo, já que o empate era bastante para as “palancas negras” conseguirem a vaga. No outro jogo, os malauianos partiram com tudo pra buscar o empate, que valeria uma surpreendente classificação. Aos 13 minutos, Russel descontou para Maláui. Os malineses acordaram com o susto e Keita quase fez o terceiro dois minutos depois. Aos 18, Keita sofreu pênalti, que não foi marcado pelo árbitro. Aos 26, Russel teve grande chance de empatar de cabeça, mas mandou para fora. O gol de Maláui, que poderia mudar a história do Grupo A, não aconteceu. Aos 40 minutos, Bagayoko definiu a vitória de Mali por 3x1. As duas seleções morreram abraçadas, já que Argélia e Angola fizeram um jogo chato a partir da segunda metade do segundo tempo. Os argelinos, mesmo ameaçados por Maláui, não conseguiram criar chances reais, enquanto que Angola se dava por satisfeita em tocar a bola sem objetividade, esperando o tempo passar. Não diria que foi um resultado de “conveniência”, afinal Maláui poderia empatar o outro jogo e eliminar os argelinos. De qualquer forma, o placar de 0x0 foi mantido até o final. Com os resultados, a classificação final ficou assim: 1) Angola- 5 pontos; 2) Argélia- 4 pontos; 3) Mali- 4 pontos; 4) Maláui-3 pontos. Angola e Argélia esperam a definição do Grupo B para saber quais seleções enfrentarão nas quartas de final. O grupo tem a Costa do Marfim com 4, Burkina Faso com 1 e Gana que ainda não somou pontos. O único jogo de amanhã é entre Gana e Burkina Faso, já que a chave só tem três seleções. A tendência é que as “raposas do deserto” enfrentem Costa do Marfim, afinal só um milagre daria a Burkina Faso a liderança do grupo (uma vitória por mais de dois gols de diferença sobre Gana). Os burquinenses jogam pelo empate para ficarem com a segunda vaga, enquanto que as “estrelas negras” só se classificam com vitória. O jogo entre Burkina Faso e Gana acontece às 14 horas (horário de Brasília).

Mali está sem treinador!

O nigeriano Stefan Keshi não é mais treinador do Mali, após eliminação na primeira fase da Copa Africana. O técnico pediu demissão após a vitória por 3x1 sobre Maláui, em jogo que marcou a eliminação das duas equipes. Keshi não declarou os reais motivos de sua saída, mas afirmou que existem problemas na federação e nas autoridades malinesas que fazem com que o time não consiga obter bons resultados. Mali, vale lembrar, tem jogadores de destaque no futebol internacional, como Keita, Sissoko e Kanouté. Muito abatido, o próprio Kanouté declarou ao fim da partida que a equipe precisa de um balanço e que não sabe se estará defendendo Mali na próxima edição da Copa Africana.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO