O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Vitória categórica garante "Super Águias" nas quartas de final!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Oba Oba Martins comemora o terceiro gol da Nigéria contra Moçambique. O atacante, que só fez sua estreia hoje, é a peça que faltava para dar consistência ao ataque nigeriano.
Moteab sobe para cabeçear e fazer o segundo gol do Egito. Se a bola entrou ou não entrou, não importa agora. Fato mesmo é que o camisa 10 está fazendo uma grande competição com a camisa dos "faraós".

Mais um grupo definido na Copa Africana de Nações. Com vitória por 3x0 sobre Moçambique, a Nigéria garantiu a segunda colocação do grupo C e aguarda adversário que sairá do grupo D. A seleção do Egito, que entrou na rodada confirmada na primeira colocação, não precisou se esforçar muito para vencer Benin por 2x0, terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento e confirmar a melhor campanha da fase de grupos. Os egípcios, com o placar, conquistaram a marca de 15 jogos de invencibilidade na Copa Africana e são favoritos para a conquista de seu sétimo título da competição.
Os “Super Águias” entraram em campo para o jogo contra Moçambique com o objetivo de apagar a má impressão deixada pela atuação contra Benin. Mais uma vez, Shaibu Amodu armou o time com Obasi e Odemwingie caindo pelas pontas e Yakubu centralizado. A tática poderia dar mais certo, se Yakubu e Obasi acertassem a pontaria. A Nigéria, a exemplo dos jogos anteriores, começou dominando a partida, mas com muitas dificuldades na hora da criação e principalmente nas finalizações, com defesas do goleiro Kapango em chutes de Obasi e Odemwingie. A partir da segunda metade do primeiro tempo, Moçambique passou a pressionar a Nigéria. Enyeama, no entanto, salvou as investidas dos “mambas”, defendendo chutes de Lobo e Tico Tico. Mas quem fez o gol foi à Nigéria, em chute de longe de Odemwingie, que venceu o goleiro Kapango. Com a derrota parcial, os moçambicanos voltaram com tudo para o segundo tempo, em busca da virada. Mas logo no início, um balde de água fria, após contra-ataque, quando Yakobo encontrou Odemwingie livre para fazer 2x0 para a Nigéria. Aos 25 do segundo tempo, Monteiro teve chance em cabeçada à queima roupa, mais uma vez defendida por Enyeama. Um pouco antes disso, Oba Oba Martins fez sua estreia na CAN após entrar no lugar de Yakubu, aos 22 minutos do segundo tempo. E o jogador foi premiado com um gol, já no fim da partida, pegando rebote de Kapanga, que defendeu chute do regular Mikel. Placar final de 3x0 para a Nigéria, que efetivou sua classificação com tranqüilidade.
Tico Tico tenta passar pelos nigerianos Obasi e Obinna. Essa foi a última aparição do ídolo moçambicano com a camisa de sua seleção, já que Tico Tico se aposentou após a partida de hoje.

A outra partida do dia aconteceu em Benguela, onde o Egito venceu Benin por 2x0. Embora desfalcados de vários titulares, os “faraós” não encontraram nenhuma dificuldade para derrotar os “esquilos”. A seleção egípcia dominou a partida e os beninenses (que precisavam da vitória para tentar a vaga) não conseguiam sequer ameaçar o gol de Al Hadari. O primeiro gol aconteceu aos 6 minutos, quando Al Muhamadi cruzou da direita e a bola fez uma curva, enganando o goleiro Djidonou que não esboçou nenhuma reação. Egito 1x0! Aos 22, Raouf mandou de cabeça na trave e no rebote Moteab mandou para dentro, com o goleiro Djodonou fazendo a defesa um pouco depois da linha (o lance é discutível até no replay). Egito 2x0! Com a ausência de Sessegnon, o já carente setor de criação de Benin foi improdutivo durante a partida. Na segunda etapa, o Egito continuou melhor, com Moteab, Hassan, Mohamed Nagy e Hosni Abdrabou perdendo chances. Pelo lado de Benin, Aodou e Omoyotossi tiveram oportunidades de diminuir a vantagem e tentar a improvável virada, mas não deu. Com a Nigéria vencendo o outro jogo, que acontecia simultaneamente, Benin ficou praticamente entregue, esperando o tempo passar e cruzando os dedos para não tomar mais gols. Os egípcios, como aconteceu em 2006 e 2008, estão sobrando na competição e se continuarem nesse ritmo podem levantar a taça outra vez. Na próxima fase, o Egito espera o segundo colocado do grupo D. Claro que existe o famoso discurso de que ninguém pode escolher adversário quando quer ser campeão, mas para os faraós seria muito melhor evitar um confronto contra Camarões nas quartas de final.

Todos brigando por vaga no Grupo D!

Amanhã será definido o Grupo D e conheceremos os dois últimos classificados para a próxima fase. O jogo mais esperado é entre Camarões e Tunísia, já que apenas uma dessas duas tradicionais seleções africanas se classificará. Os camaroneses jogam pelo empate, mas uma combinação maluca de resultados pode tirar os “leões indomáveis” mesmo com igualdade no jogo contra a Tunísia. De qualquer forma, Camarões entra em campo ameaçado e só a vitória interessa para um time que ainda está devendo na Copa Africana. Pelo lado adversário, é preciso lembrar que as “águias de Cartago” lutam pela classificação, que acontecerá caso vençam Camarões. O treinador tunisiano Benzarti Faouzi lamenta a ausência de vários jogadores experientes, que desistiram de disputar a Copa Africana após a frustrante campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo. No outro jogo do dia, Zâmbia e Gabão lutam por uma das vagas. Os gaboneses precisam de um empate para se classificarem, mas em caso de vitória confirmam a primeira colocação do grupo D e escapam de um confronto com o Egito nas quartas de final. Em caso de empate, Gabão depende do resultado entre Tunísia x Camarões para saber se termina na primeira ou na segunda colocação. Para a Zâmbia, uma vitória simples basta, afinal os zambianos empatariam em numero de pontos com Gabão, superando o adversário justamente no emblemático critério de desempate: o confronto direto. O indefinido grupo D é o que mais promete emoções para a última rodada.

Mais notícias da CAN 2010!

O holandês Mart Nooij não é mais o técnico de Moçambique. O treinador foi demitido após a derrota de hoje para a Nigéria, que causou a eliminação dos “mambas” da Copa Africana de Nações. Nooij era técnico de Moçambique desde fevereiro de 2007 e seu único grande feito foi à classificação para a CAN 2010, ao vencer a Tunísia e eliminar os tunisianos da Copa do Mundo, já na última rodada das eliminatórias.

A seleção da Argélia viaja amanhã para Cabinda, onde enfrentará a Costa do Marfim, no próximo Domingo, pelas quartas de final da Copa Africana. Após atentado ocorrido com a seleção do Togo, todas as viajens para Cabinda são consideradas uma grande aventura. Os argelinos ficarão hospedados na Vila Olímpica de Cabassango, mesmo local que as outras seleções ficaram hospedadas e onde está a delegação dos "elefantes". Argélia e Costa do Marfim jogam às 16h30 (horário de Brasília) do próximo Domingo.

O povo angolano aguarda com entusiasmo o confronto contra Gana, pelas quartas de final. Os ingressos para a partida já foram praticamente esgotados e é grande a expectativa pela classificação dos “palancas negras” para a semifinal da competição. O entusiasmo é tão grande que nem mesmo a forte chuva que caiu durante a madrugada foi capaz de espantar o torcedor angolano, que logo cedo já lotava as filas dos principais pontos de venda de Luanda. O técnico Manuel José comandou hoje uma atividade com o grupo e o zagueiro Dedé e o atacante Flávio participaram do trabalho, exceto do treinamento com bola, quando ficaram correndo em volta do gramado. O departamento médico da seleção angolana confirmou, porém, que os jogadores estarão disponíveis para o jogaço de Domingo. O zagueiro Zuela, por outro lado, sequer participou do treinamento de hoje e pode ser vetado. Angola e Gana jogam às 14 horas ( horário de Brasília) na cidade de Luanda.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO