O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010! Está chegando a hora da decisão!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010



Com a definição dos dois finalistas da CAN 2010, fica a expectativa por um grande jogo no próximo Domingo. Aliás, um jogo cheio de curiosidades. Se, por um lado, o Egito confirmou o que dele se esperava e tem tudo para fazer história, se tornando a primeira seleção a conquistar três títulos seguidos da competição e aumentar sua hegemonia com a sétima conquista ao todo, por outro, Gana é a única seleção que pode ameaçar o Egito, já que é a segunda maior vencedora do torneio, ao lado de Camarões, com 4 títulos. Além disso, as seleções têm algo em comum. Antes das convocações, não seria nenhum exagero afirmar que Gana e Egito eram favoritos ao titulo, devido aos jogadores que têm. Mas quando as duas seleções foram confirmadas com ausências importantes, como Zaki, Aboutrika, Appiah e Muntari me deixaram com uma pulga atrás da orelha, apesar da tradição. Pelo lado de Gana, mais desconfiança ainda, já que o time chegou formado por jogadores que venceram o Mundial Sub-20.

Dupla perigosa! Asamoah Gyan e Kwadwo Asamoah dão entrevista após treinamento leve nessa Sexta-feira. Por duas vezes nessa CAN, Gyan marcou gol após assistência de Kwadwo Asamoah. No Domingo, pode ocorrer o cheque-mate.

Enquanto Gana foi telespectadora da primeira rodada, devido à ausência de Togo, a seleção egípcia passou pela Nigéria, provando que o time continuava o mesmo. Na segunda rodada, Gana perdeu para a Costa do Marfim, com domínio total dos “elefantes” no jogo. No dia seguinte, o Egito sofreu para vencer Moçambique por 2x0, resultado que levou os “faraós” para a fase seguinte. Com a contusão de Essien, a já enfraquecida seleção de Gana perdeu o encanto e muitos apostaram que o time sequer eliminaria Burkina Faso. Em jogo muito ruim, Gana venceu por 1x0, gol de Dedé Awey e, assim, confirmou sua classificação para as quartas de final. As atuações da primeira fase, no entanto, deixaram os “estrelas negras” na posição de azarões para o confronto contra a anfitriã Angola. Antes disso, com um time reserva, o Egito derrotou Benin por 2x0, mostrando a força do conjunto, formado basicamente por jogadores que atuam no próprio país. Pelas quartas de final, as duas seleções tiveram confrontos difíceis, onde uma eliminação seria algo normal. Gana passou por Angola, graças a um contra-ataque mortal da dupla Kwadwo Asamoah e Asamoah Gyan. No dia seguinte, Camarões dominou o Egito durante o tempo normal e mereceu vencer o jogo. Mas, graças ao sistema defensivo ruim dos “leões indomáveis” e a competência de Ahmed Hassan, o Egito conseguiu a vitória na prorrogação. Pelas semifinais, Gana e Nigéria fizeram o jogo das duas equipes “chatas” do torneio, que foram passando de fase aos trancos e barrancos, sem demonstrar um bom futebol. Como era de se esperar, o jogo foi ruim. Mais uma vez, Gana, apesar de dominada pelo adversário, achou seu gol e venceu o jogo. Quanto ao Egito, uma vitória por 4x0 contra a Argélia, fez os “faraós” chegarem com moral na grande decisão. Enfim, com cinco jogos e 4 vitórias no tempo normal, mais uma vitória na prorrogação, a seleção egípcia é favorita incontestável para o duelo final. Gana, pelo contrário, chega com 3 vitórias e 1 derrota, sempre jogando na retranca. É provável, então, que esse seja o desenho tático do jogo, com o Egito controlando a posse de bola e Gana apostando na marcação que, por sinal, é muito bem feita pelos defensores ganeses. O atacante egípcio Meteeb é dúvida para o jogo de Domingo, já que deixou a partida contra a Argélia com uma lesão e segundo informações do departamento médico, o jogador dificilmente terá condições de se recuperar. A saída, talvez, seja à entrada de Ghally (que substituiu Meteeb no último jogo) ou mesmo do talismã Gedo, que sempre tem entrado no segundo tempo e feitos gols. Em Gana, preocupação com Sarpei e Opoku que deixaram o último jogo lesionados e podem desfalcar a equipe na final em Luanda.

Curtinhas...

O técnico mexicano Javier Aguirre terá 12 jogos amistosos para preparar a equipe para a Copa do Mundo. Enfrentando um grupo da “morte”, com a anfitriã África do Sul, além de França e Uruguai (duas campeãs do mundo), os mexicanos decidiram enfrentar cachorros grandes como Itália, Inglaterra e Holanda. Outros seis adversários foram confirmados até Junho: Bolívia, Nova Zelândia, Islândia, Equador, Chile e Senegal. Mais três partidas serão realizadas, mas sem os adversários definidos. O México faz o jogo de abertura da Copa do Mundo, no dia 11.06, contra a África do Sul.

A seleção uruguaia já tem dois confrontos marcados antes da Copa do Mundo. No dia 03.03, a “celeste olímpica” terá um importante teste contra a Suíça, em Zurique. No mês seguinte, o Uruguai terá clássico sul-americano contra o Chile. Outros amistosos ainda devem ser agendados para os meses de Maio e início de Junho, antes da estreia uruguaia na Copa do Mundo, dia 11.06, contra a França.

A CBF já definiu onde a seleção brasileira ficará hospedada durante a Copa do Mundo: o hotel Fairway, em Johannesburgo. O local, utilizado como clube de golfe, tem 62 quartos para hóspedes, além de piscina, academia e spa. Vale lembrar que a seleção canarinho fará seus dois primeiros jogos em Johannesburgo, contra Coréia do Norte (15 de Junho) e Costa do Marfim (20 de Junho).

Carlos Alberto Parreira confirmou que a base dos “bafana bafana” não será formada por europeus. Após boas atuações em jogo treino contra a Suazilândia e em amistoso contra Zimbábue, o técnico declarou que a equipe que disputará o Mundial deverá ser formada por jogadores que atuam no campeonato nacional. A justificativa do treinador é que a maioria dos jogadores sul-africanos que estão na Europa jogam pouco por suas equipes, muitos sem ritmo de jogo e não merecendo convocação. A única exceção é Pienaar que, segundo o treinador, é nome praticamente certo na convocação, já que vem fazendo um belo campeonato inglês pelo Everton.

Após campanha ruim na Copa Africana de Nações e a não classificação para a Copa do Mundo de 2010, a federação de Mali encontrou um bode expiatório perfeito, justamente o técnico nigeriano Stephan Keshi. O treinador foi demitido hoje e, em sua defesa, afirmou que a federação interfere no trabalho, intimida jogadores e praticamente escala o time que vai a campo. A seleção malinesa teve outra baixa há alguns dias, já noticiada no blog, que foi a aposentadoria do atacante Kanouté, do Sevilla. O próximo objetivo dos malineses é conseguir classificação para a disputa da Copa Africana 2012, que será realizada no Guiné Equatorial e no Gabão.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO