O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010- Os "faraós" mandam na África?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Nigéria abriu o placar, mas o entrosado time do Egito virou para 3x1. Os "faraós" venceram as duas últimas edições da Copa Africana de Nações e caminham para o Tri. No entanto, faz 20 anos que não disputam uma Copa. Ficarão ausentes de 2010 graças a Argélia, que ontem perdeu de 3x0 para Maláui.Na imagem, Zidan e Obasi, os dois destaques do confronto de hoje.
O ídolo moçambicano Tico Tico é marcado de perto pelo beninense Sessegnon. Só um milagre para levar alguma dessas seleções para a próxima fase!

Acompanhar a Copa Africana de Nações é um ótimo passatempo durante as férias. Se, por um lado, vemos em campo alguns dos maiores jogadores do mundo, por outro nos divertimos com lances bisonhos, principalmente dos sistemas defensivos das seleções envolvidas. Depois de um jogo de bom nível entre Egito e Nigéria, a cidade de Benguela foi palco de uma verdadeira vídeo cassetada no confronto entre Moçambique e Benin. Teve jogador tropeçando na hora de bater escanteio, juiz dando vantagem em pênalti e depois voltando atrás, gol contra dos mais esquisitos e falhas sucessivas dos goleiros. Falando nisso, o goleiro de Moçambique Capango protagonizou um lance inusitado já no fim do jogo, quando resolveu dar uma cambalhota para defender um lance fácil. A sorte do goleirão é que o adversário era Benin, que não aproveitou a bola ali sozinha para marcar o gol. Quanto ao jogo, Benin começou bem melhor, colocando Moçambique na roda e explorando a velocidade de Omotoyossi e Poté. O gol não demorou a sair! Omotoyossi foi derrubado pelo goleiro Kapango, a bola sobrou para Ogunbiyi que frente a frente com o gol conseguiu fazer o impossível: dar um tiro de meta na bola, que deve ter ido parar fora do estádio. O juiz, após a conclusão do lance, marcou o pênalti, cobrado pelo próprio Omotoyossi que converteu o primeiro gol beninense. Poucos minutos depois, em uma dividida, o zagueiro moçambicano Khan mandou a bola para as próprias redes. Benin 2x0! A superioridade dos beninenses era muito grande, mas em uma péssima saída do goleiro Djidonou após cobrança de escanteio, Lobo fez o primeiro de Moçambique. No início do segundo tempo, novamente o goleiro beninense falhou após jogar a bola para fora, depois de saída errada. Em reposição rápida, Moçambique surpreendeu o goleiro que ainda voltava para o gol, conseguindo o empate com Fumo. Com o 2x2 no placar, as equipes se arriscaram pouco. O veterano Tico-Tico, ídolo do futebol moçambicano, teve chance real de virar a partida, mas Djidonou tirou com as pontas dos dedos. No fim, minha conclusão é que as duas seleções mostraram que dificilmente conseguem a classificação nessa chave, afinal Nigéria e Egito são equipes bem superiores. No entanto, essa mesma Copa Africana de Nações já mostrou que a história não é bem assim. De qualquer forma, acho que os goleiros e zagueiros da maioria dos times da Copa São Paulo de Juniores poderiam atuar como titulares nessas seleções.
Voltando um pouco no tempo, Egito e Nigéria fizeram um bom jogo no primeiro confronto do dia. Os nigerianos, adversários da Argentina na Copa do Mundo, dominaram grande parte do jogo, mas poucas vezes conseguiram ameaçar a meta do goleiro egípcio. A primeira delas foi aos 12 minutos, quando Obasi marcou um bonito gol e abriu o placar para a Nigéria. O atacante, inclusive, se movimentou bastante durante toda a partida e incomodou a defesa adversária. O técnico Shaibu Amodu optou por deixar Oba Oba Martins, Obinna e Kanu no banco, sendo que os dois últimos entraram na segunda etapa. O escolhido foi Yakubu que foi discreto durante o jogo. Por outro lado, o lateral esquerdo Taiwo fez uma bela partida, dificilmente sendo contido em suas rápidas descidas. Em uma delas, o jogador deixou Uche em condições de marcar, mas o meia não conseguiu balançar as redes. Pelo lado egípcio, as ausências dos contundidos Aboutrika e Zaki não foram sentidas graças à grande atuação de Zidan. O jogador do Borussia Dortmund se movimentou bastante e fez a diferença, sendo o primeiro a ameaçar a meta do nigeriano Enyeama. Mas o gol de empate dos “faraós” saiu apenas aos 34 minutos, quando o atrapalhado goleiro da Nigéria saiu para interceptar um lançamento do campo de defesa e foi surpreendido por Moteab que driblou o goleiro e mandou com tranqüilidade para o gol vazio. No fim do primeiro tempo, Moteab perdeu grande chance para o Egito, enquanto que Taiwo poderia ter feito para a Nigéria. O tom da partida foi mantido no segundo tempo, com a Nigéria tomando a iniciativa do jogo e o Egito usando sua principal arma: os contra-ataques. Foi dessa forma que os “faraós” fizeram o resultado, quando Zidan recuou uma bola para Ahmed Hassan que bateu firme, contando com o desvio em Taiwo, para virar a partida para o Egito. Os nigerianos, a partir daí, foram afobados para cima e deram espaço para o Egito. Zidan, em linda cobrança de falta, quase fez o terceiro, enquanto que Taiwo deu trabalho ao goleiro Al Hadari em chute de longe. No final do jogo, em mais um contra-ataque mortal, Gedo fez o terceiro do Egito e decretou a vitória importante sobre um adversário de gabarito. Com os placares, a rodada terminou com o Egito na liderança com 3 pontos, Moçambique e Benin com 1 e a Nigéria sem pontos conquistados. Os nigerianos tentam a reabilitação no sábado, quando enfrentam a seleção de Benin. Já o Egito tem tudo para confirmar a classificação no jogo contra a fraca seleção de Moçambique.

1 comentários:

Unknown 12 de janeiro de 2010 às 20:16  

foda essa merda toda que aconteceu por lá, meio que manchou a imagem da competição e do país de uma forma geral

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO