O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010- Zebras no segundo dia

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Polícia atenta em Cabinda, antes do confronto entre Costa do Marfim e Burkina Faso. A região está em guerra!
Muito sol e estádio praticamente vazio para jogo entre Argélia e Maláui. A competição é um fracasso em termos de organização!

Duas partidas hoje pela Copa Africana de Nações. Mas eu começo falando de um jogo que não aconteceu. Depois de muitas divergências de informação, enfim podemos ter certeza de que Togo abandonou o campeonato. A delegação togolesa voltou ontem pra casa e nenhuma surpresa (já houve muitas dentro e fora de campo) aconteceu nesse caso, já que Gana e Togo não se enfrentaram nesta segunda-feira. A CAF, dessa forma, oficializou a desistência de Togo e garantiu que não existe possibilidade dos togoleses voltarem para a disputa da competição. Pior de tudo é que segundo a imprensa local um membro da CAF que não quis se identificar, afirmou que o regulamento prevê sanções, ou seja, que Togo pode ser punido. Sabe o que eu penso disso? O regulamento da CAF deveria prever sanções para quem escolheu Cabinda e, sobretudo, para quem teima em manter a cidade como sede da competição. O Grupo B ficou com três seleções: Costa do Marfim, Burkina Faso e Gana.
O argelino Bougherra briga pela bola com o malauiano Kanyenda. Após 26 anos ausente da Copa Africana de Nações, Maláui quer fazer bonito. O jogo de hoje foi um ótimo cartão de visitas, com 3x0 pra cima da favorita Argélia.

O primeiro jogo do dia foi à surpreendente vitória de Maláui contra a Argélia, fechando a rodada do Grupo A. Descrever o feito da seleção de Maláui é muito difícil. Mas mais complicado ainda é entender a apatia da Argélia, seleção que se classificou para a Copa de 2010 com bastante raça. Mas esse espírito guerreiro inexistiu no jogo de hoje e as “raposas do deserto” foram prezas fáceis para uma seleção carente de estrelas e sem nenhuma tradição em competições internacionais. O calor excessivo de um início de tarde ensolarado foi um trunfo para uma seleção com ótimo preparo físico e que aprontou uma correria para cima da defesa argelina. No fim do primeiro tempo, Maláui já vencia por 2x0, gols de Mwafulirwa e Kafoteka. O primeiro gol, vale ressaltar, saiu após uma falha grotesca do goleiro Chaouchi que chutou em cima do jogador adversário, deixando a bola livre para Mwafulirwa estufar as redes. Na segunda etapa, os malauianos acabaram com qualquer hipótese de reação dos argelinos ao marcarem o terceiro gol com Davi Banda após rebote de bola na trave. Até mesmo por causa da temperatura, Maláui passou a tocar a bola sem objetividade e se poupou durante a segunda etapa, enquanto que os argelinos, visivelmente esgotados, não conseguiam sequer ameaçar o gol adversário. No fim, o placar de 3x0 para Maláui foi considerado uma grande surpresa, um resultado histórico que fez o povo malauiano comemorar como se fosse vitória em Copa do Mundo. Quanto aos argelinos, é verdade, não podemos generalizar e esquecer o passado recente de vitórias importantes nas eliminatórias. Apesar das “raposas do deserto” não serem tão badaladas como Costa do Marfim e Camarões, certamente o time, quando bem encaixado, é capaz de dar trabalho para gigantes, tanto é que o Egito não agüentou. A próxima rodada é decisiva para os argelinos, que precisam vencer Mali para entrar na briga por vaga. Maláui, dessa vez, tentará surpreender a anfitriã Angola.
Drogba bem que tentou, mas a Costa do Marfim não conseguiu encontrar seu jogo diante de um velho conhecido das eliminatórias: Burkina Faso.

Enquanto Maláui e Argélia jogavam pelo Grupo A, o mundo recebeu uma notícia já esperada: o treinador da Costa do Marfim Valid Halilhodzic afirmou que alguns de seus jogadores receberam ameaça de morte, inclusive Drogba. Foi nesse clima de tensão que Cabinda recebeu o jogo entre Costa do Marfim e Burkina Faso pelo Grupo B, sob um fortíssimo esquema de segurança. Segundo o próprio Drogba, a seleção de Costa do Marfim está muito abalada pelos últimos acontecimentos. Talvez por isso, os “elefantes” não tenham conseguido render seu máximo na partida contra Burkina Faso. A Costa do Marfim teve domínio total do jogo, criando várias chances, mas como sempre errou muito na hora da finalização. No início, o treinador marfinense optou por Bakari Koné e Gervinho pelos flancos e Drogba centralizado. As melhores jogadas saíam pelo lado direito com Eboué e Gervinho. Bakari Koné desperdiçou boas chances durante o jogo, sendo que uma delas após ótimo passe de Yaya Touré. Drogba esteve sumido durante a partida, tendo apenas alguns lampejos como, por exemplo, um pênalti não marcado pelo juíz que sofreu no início da partida. Temos que destacar que a seleção de Burkina Faso cumpriu a risca o que se propôs a fazer, jogando apenas para segurar a seleção de Costa de Marfim, não dando nenhum espaço para os “elefantes” conseguirem criar suas jogadas. Afinal os burquinenses só não se classificaram para a Copa do Mundo porque perderam os dois jogos para Costa do Marfim, um deles por 5x0. Como jogar de igual para igual é suicídio, o treinador Paulo Duarte adotou a postura correta para não sair humilhado novamente. A retranca foi tão descarada que os burquinenses só chutaram ao gol em uma cobrança de falta de Dagano. No fim,o marfinense Halilhodzic mudou os pontas, colocando Kader Keita e Salomon Kalou no lugar de Koné e Gervinho, além da entrada do ofensivo Aruna Dindane no lugar de Tiotê. Mas de nada adiantou e a zebra que havia aparecido mais cedo, com a goleada de Maláui sobre a Argélia, deu as caras novamente com o empate segurado por Burkina Faso contra a Costa do Marfim por 0x0. O resultado é desesperador para os “elefantes”, pois com a ausência de Togo cada equipe só realiza duas partidas. Portanto a Costa do Marfim é obrigada a vencer Gana na próxima sexta para garantir sua classificação, já que na última rodada será apenas uma telespectadora do confronto entre ganeses e burquinenses.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO