O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010- “Palancas Negras” podem fazer história!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Uma imagem fala mais do que mil palavras! O povo angolano está envolvido no clima da Copa Africana de Nações.

Amanhã começa a fase de quartas de final da Copa Africana de Nações com duas partidas. A primeira delas mobiliza o país inteiro, já que o povo angolano vestiu a camisa dos “palancas negras” e vive o clima de uma campanha histórica, já que uma vitória amanhã contra Gana levará a seleção de Angola, pela primeira vez, para uma semifinal de Copa Africana de Nações. O futebol angolano evoluiu bastante nos últimos anos, com uma surpreendente classificação para a Copa do Mundo de 2006 e depois com uma inédita vaga assegurada para as quartas de final da Copa Africana de Nações de 2008. No entanto, em 2008, Angola perdeu para o Egito e não conseguiu chegar às semifinais. Dessa vez, a história tem tudo para ser diferente! Jogando em casa, com o estádio 11 de Novembro lotado em todas as partidas que atuou como mandante, Angola conseguiu classificação sem sustos na primeira fase e terá pela frente uma renovada seleção de Gana, que passou sufoco para chegar às quartas de final. Todos os 50.000 ingressos disponibilizados para o confronto foram vendidos com antecedência, o que comprova a empolgação da torcida. Uma eliminação, porém, seria uma grande decepção para o povo angolano. Essa faca de dois gumes causa apreensão nos jogadores de Angola, que podem sair do patamar de heróis, para se tornarem vilões da história esportiva do país em caso de eliminação.
As duas seleções treinaram na tarde desse sábado, visando a “decisão” de amanhã. O técnico angolano Manuel José tentou diminuir a pressão em cima de sua equipe, frisando durante a coletiva de imprensa que não existe favoritismo no confronto, já que boa parte dos jogadores ganeses atua no futebol europeu, o que dá um certo grau de experiência para o time comandado por Milovan Rajevic. É sempre preciso ressaltar que Gana está sem sua espinha dorsal (Essien, Appiah e Muntari) e utiliza a Copa Africana para renovar a seleção com jogadores do Sub-20. Por isso, naturalmente, Gana saiu da lista de favoritos para se tornar um azarão, deixando a responsabilidade para o adversário. Por mais que Manuel José tente dividir essa pressão com os ganeses, não tem como admitir uma eliminação de Angola amanhã, já que a torcida toda estará a favor do time da casa, esperançosa por uma classificação. Angola, vale ressaltar, é uma seleção limitada tecnicamente, com uma defesa insegura e que não tem um bom preparo físico. Pelo lado de Gana, uma equipe jovem, com melhor condicionamento e sem nenhuma pressão (uma eliminação é normal e uma classificação é um feito heróico). A esperança dos ganeses está depositada no meio de campo, formado pelo jovem Dedé Awey e por Kwando Asamoah, que foram bem nos dois primeiros jogos. No treino de hoje, Milovan Rajevic só liberou os primeiros 15 minutos para a imprensa, quando os jogadores fizeram apenas um trabalho recreativo. Depois o treinador ganês mandou fechar os portões e fez um treinamento secreto, mantendo mistério sobre a equipe que mandará a campo. Já no time de Angola, Manuel José ainda aguarda aval do departamento médico para saber se poderá contar com o artilheiro Flávio e com Zuela para a partida de amanhã. Caso os jogadores não estejam em condições de jogo, Zé Kalanga substituirá Flávio, enquanto que Dias Caires entrará no lugar de Zuela. Com isto, o time de Manuel José jogará no 3-5-2 da seguinte forma: Carlos; Kali, Rui Marques e Zuela(Dias Caires); Mabiná, Chara, Gilberto, Stélvio e Djalma; Flávio(Zé Kalanga) e Manucho. A partida acontece às 14 horas (horário de Brasília).

Prova de fogo para os “elefantes”!

O jogo de amanhã contra a Argélia será muito importante para sabermos até que ponto o time da Costa do Marfim pode mesmo ser considerado um forte candidato ao título das competições que disputa. Não estou discutindo a qualidade dos jogadores, pois é fato que os “elefantes” são a seleção africana com o maior número de estrelas atuando no futebol europeu, o que eleva a equipe ao patamar de melhor do continente. O Egito, por outro lado, tem alguns gatos pingados no futebol da Europa, mas tem um conjunto fantástico e, por isso, venceu as duas últimas edições da CAN. Peguei os “faraós” de exemplo, afinal nem sempre um número grande de estrelas significa um time coeso. A Copa Africana de Nações, para mim, é um excelente teste para sabermos como se comporta a Costa do Marfim em confrontos de maior competitividade, começando amanhã contra a fria seleção da Argélia. Na Copa do Mundo de 2006, várias justificativas foram dadas para a eliminação precoce da Costa do Marfim (inexperiência, grupo da morte, falta de pontaria). Quatro anos depois, todo mundo está experiente, mas a pontaria foi um problema visível na primeira partida contra Burkina Faso. No jogo contra Gana, a bola entrou e o torcedor marfinense espera que continue entrando nas partidas seguintes. O técnico Vahid Halihodzic, ciente do afobamento de sua equipe, treinou muito as finalizações nos últimos dias. Com a desistência de Togo, os “elefantes” ganharam mais dias para treinar, já que foram meros telespectadores da última rodada. Halihodzic esconde o jogo, realizou treinamento fechado, mas não deve mudar a equipe que começou jogando contra Gana. A tendência é que o treinador mantenha o trio ofensivo formado por Salomon Kalou, Drogba e Gervinho, com o meio de campo com Zokora, Yaya Touré e Tioté. O técnico marfinense fez questão de demonstrar muito respeito com a guerreira seleção argelina, que cresce em momentos decisivos, que tem uma defesa solida e uma disciplina tática impressionante. Pelo lado das “raposas do deserto”, o discurso é o mesmo, mas com muita confiança em uma classificação. Fator de motivação para os argelinos é a histórica classificação diante do Egito nas eliminatórias para a Copa, que valeu a volta da Argélia por cima, após anos na penúria. A Argélia deve entrar em campo com um esquema cauteloso, como aconteceu nos jogos contra Mali e Angola. A partida de amanhã ocorre às 17h30 (horário de Brasília) e promete muitas emoções.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO