O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010- Tabu quebrado no quinto dia!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O argelino Chaouchi sobe para defender a bola. Mesmo sem exibir um bom futebol, a Argélia venceu Mali e entrou na briga por uma das vagas.

Enfim uma seleção que disputará a Copa do Mundo conseguiu vencer na Copa Africana de Nações, justamente a Argélia (maior decepção da primeira rodada) que se recuperou ao vencer Mali por 1x0. As “raposas do deserto” apagaram a má impressão deixada no primeiro jogo e fizeram uma partida um pouco melhor diante dos malineses. O técnico argelino Rabah Saadane decidiu mudar o esquema tático do 3-5-2 para um 4-2-3-1. Dessa forma, sacou Saifi que fez dupla de ataque com Ghezzal no jogo contra Maláui e promoveu ao time titular o meia Bezzaz que atuou na ponta esquerda, com Ziane centralizado e Matmour sendo o responsável pela jogadas pelo flanco direito. Ghezzal ficou isolado na frente, não aproveitou as poucas oportunidades durante o jogo e foi substituído pelo próprio Saifi no segundo tempo. Com o novo esquema, a Argélia ganhou em movimentação, principalmente no primeiro tempo, quando Matmour e Ziane ditaram o ritmo. Apesar de maior posse de bola, os argelinos não conseguiram transformar o seu domínio em lances de gol. A chance mais clara aconteceu em chute de Ziane aos 26 minutos. Aos 42 minutos, Ziane levantou a bola em cobrança de falta na cabeça do zagueiro Halliche, que abriu o placar. No segundo tempo, Mali começou dando um susto na Argélia, mas aos poucos as “raposas do deserto” tomaram o controle da partida. O técnico malinês Stephen Keshi ignorou a recomendação médica de que Kanouté não estava em condições de jogo e decidiu colocar o jogador em campo. A estrela do Sevilla quase não tocou na bola, tendo chance apenas no fim do jogo, quando driblou um defensor argelino e conseguiu um escanteio. Outros nomes famosos de Mali como M. Diarra, Kanouté e Sissoko estiveram apagados e não conseguiram contribuir com a sua seleção. A Argélia, por outro lado, errou muitos passes durante o segundo tempo que foi muito truncado, devido ao número excessivo de faltas. Yebda foi o único a assustar a meta do goleiro Sanudi, quando em chute de fora da área, quase marcou o segundo gol argelino. No fim, Ziane ainda teve chance em cobrança de falta, mas mandou para longe. O resultado colocou a Argélia na briga por vaga.
Jogadores angolanos comemoram após gol de Manucho. Vitória por 2x0 sobre Maláui colocou Angola na ponta do grupo A!

No outro jogo do dia, Angola se recuperou do decepcionante resultado de 4x4 na primeira rodada e venceu Maláui por 2x0. O resultado colocou os angolanos na liderança do grupo com 4 pontos, deixando Maláui na vice liderança com 3 ao lado da Argélia e Mali segurando a lanterninha da chave com apenas 1 ponto. Angola aprendeu bem a lição após ter cedido um resultado impossível para Mali e conseguiu manter o placar de 2x0 construído no início do segundo tempo. Na realidade, os “palancas negras” dominaram o jogo inteiro, sendo poucas vezes ameaçados por Maláui. Embora tenha sido melhor no primeiro tempo, a nervosa seleção angolana não conseguiu marcar o gol. As melhores oportunidades foram de Manucho. Na primeira, o atacante pegou de primeira após passe de Flávio e o goleiro malauiano Sanudi defendeu de forma atrapalhada, quase sofrendo um frango. A outra oportunidade aconteceu após falha da zaga de Maláui que perdeu a bola no campo de defesa para Djalma, que deixou Manucho livre para fazer o gol. O atacante chutou bem, mas o goleiro Sanudi fez um verdadeiro milagre ao conseguir desviar a bola para escanteio. No fim do primeiro tempo, Flávio ainda teve chance em cabeçada para fora. O atacante, porém, não desperdiçou cruzamento de Djalma no início do segundo tempo e concluiu de cabeça para delírio dos mais de 50.000 angolanos que lotaram o estádio 11 de Novembro. Em seguida, após roubar a bola de Mponda, Manucho fez o segundo gol. A partir daí, Angola manteve o domínio e apesar de ter ameaçado a defesa malauiana outras vezes, não conseguiu fazer mais gols. Do ponto de vista tático, vale destacar que o 3-5-2 utilizado por Manoel José funcionou muito bem no confronto de hoje. Pela ala direita, Mabiná fazia uma partida impecável, enquanto que Gilberto e Djalma incomodavam pela ala esquerda. Com a contusão de Gilberto, o treinador remanejou Mabiná para o flanco esquerdo e colocou Jamuana em campo, para atuar pelo lado direito. A dobradinha Mabiná e Djalma funcionou e foi pelo flanco esquerdo que surgiu as principais jogadas de Angola no segundo tempo. Quase na metade da segunda etapa, a torcida angolana levou um susto com a contusão de Flávio, mas a entrada do ídolo Mantorras (que passou muito tempo contundido) fez o estádio se encher de alegria. No fim, preocupação com Flávio, Djalma e Gilberto que são dúvidas para a última rodada. Manoel José ainda terá o desfalque de Stélvio, suspenso pelo terceiro amarelo. Maláui, que não foi nem sombra do time que atropelou a Argélia, teve uma única chance clara durante o jogo, quando Wadabwa quase fez um gol de letra. No último jogo, Angola enfrenta a Argélia precisando de um empate para confirmar sua classificação. Aos argelinos só a vitória interessa. Maláui, por outro lado, precisa vencer Mali para se garantir. Mali, inclusive, está em situação difícil, pois tem que vencer Maláui e torcer por derrota da Argélia para Angola, afinal só assim chegaria a uma segunda colocação do grupo.

Final Antecipada

Amanhã acontece o jogo mais esperado da primeira fase: Costa do Marfim x Gana. Antes mesmo da desistência de Togo, esse jogo era considerado uma final antecipada. Depois da saída dos togoleses e do tropeço da Costa do Marfim contra Burkina Faso, o jogou ganhou contornos dramáticos e pode determinar a sorte dessas seleções no torneio. Para os “elefantes” só a vitória interessa, afinal a Costa do Marfim realiza o seu último jogo na fase de classificação. Uma derrota amanhã pode selar a eliminação precoce de um time que é considerado o maior favorito ao título. Gana, por outro lado, faz sua estreia, mas em caso de derrota não poderá mais alcançar a liderança do grupo. Além disso, o jogo reúne as seleções africanas que contém o maior número de estrelas no futebol mundial, como Drogba, Yaya Touré, Appiah e Essien. O jogo acontece às 16h30, horário de Brasília, em Cabinda.

3 comentários:

Anônimo 14 de janeiro de 2010 às 19:07  

Acredito que sua cobertura da Copa Africana é muito interessamte, pioneira e inovadora é dificil cobrir com tanto profissionalismo e inteligência um evento deste porte na blogosfera, parabéns!

Hítalo Souza 15 de janeiro de 2010 às 09:17  

grandew cobertura sobre a copa africana
parabens pelo trabalho
deve ser dificil ficar tao antenado assim

Unknown 16 de janeiro de 2010 às 14:11  

Gostaria de agradecer pelos comentarios sobre o blog, me esforço cada dia mais para fazer um bom trabalho. Ow Ítalo, vou te add então pra gente conversar. Abraços a todos!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO