O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Angola 2010- Vitória de "peso" e elefantes classificados para a fase seguinte!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Parceiros de Chelsea, Drogba e Essien são rivais na Copa Africana. Deu Drogba, que fez um gol e contribuiu para a vitória por 3x1 da Costa do Marfim sobre Gana!
Solidariedade do goleiro marfinense é a imagem do dia.
Jogadores da Costa do Marfim comemoram após gol de Drogba! "Elefantes" derrubam concorrente direto e já estão classificados.

Costa do Marfim 3x1 Gana! Esse foi o placar do jogo mais esperado da primeira fase da Copa Africana de Nações. O resultado foi espetacular para os “elefantes” que conquistaram a classificação e ficaram muito próximos de garantir a primeira colocação do grupo (só perdem a liderança caso Burkina Faso consiga vitória elástica sobre Gana). Os ganeses, por outro lado, amargaram a derrota e vivem situação delicada na última rodada, quando precisarão vencer os burquinenses, que jogarão pelo empate. O técnico da seleção de Gana Milovan Rajevac foi obrigado a fazer várias mudanças na equipe, que esteve totalmente alterada por motivos diversos. Para se ter uma ideia, oito dos onze jogadores considerados titulares não começaram a partida, sendo eles Appiah, Muntari, Kingston (que sequer foram convocados), Annan, os zagueiros Pantsil e Mensah, além de Essien e Gyan, que entraram no segundo tempo. Por outro lado, seis jogadores campeões do Mundo da categoria sub-20 foram convocados para a equipe, sendo que 4 deles entraram como titulares: o lateral direito Inkoom e os meias Badu, André Ayew e Opoku. O time de Gana, porém, não foi em nenhum momento inferior a seleção da Costa do Marfim. O jogo foi bastante equilibrado e decidido pela força de conjunto dos marfinenses. A única alteração do técnico Valid Halihodzic em relação a estreia contra Burkina Faso, foi a entrada de Salomon Kalou no lugar de Bakary Koné, que perdeu muitos gols no jogo anterior. O esquema continuou o mesmo, com a Costa do Marfim atuando com dois pontas (Gervinho e Kalou) e com Drogba centralizado, formando hora um 4-3-3, hora um 4-4-2 com Gervinho e Kalou se alternando na armação. No início, os marfinenses dominaram o meio de campo, com Zokora e Yaya Touré anulando as tentativas de Gana. Zokora, por duas vezes, arriscou de fora de área, obrigando Kingson a fazer defesas complicadas. Após insucesso de Gana no campo de ataque, a Costa do Marfim teve a oportunidade de sair em velocidade, aproveitando os espaços deixados pelos ganeses. Em rápida triangulação, Yaya Touré lançou Kalou, que totalmente livre encontrou Gervinho para fazer o primeiro gol dos “elefantes” na Copa Africana. A partir daí, Gana se viu obrigada a sair para o jogo e passou a dar trabalho para o sistema defensivo adversário. Com as principais jogadas de ataque saindo dos pés de Kwadwa Asamoah e Opoku, as “estrelas negras” arriscavam incessantemente em chutes de fora de área. Um desses lances exigiu grande defesa do goleiro Bary, após petardo de Asamoah. Assim terminou o primeiro tempo, com vantagem de 1x0 para a Costa do Marfim.
Na segunda etapa, Milovan Rajevac sacou Narry e colocou Essien para contribuir na marcação e no setor criativo de Gana. Outra substituição no intervalo foi à entrada de Asamoah Gyan no lugar de André Ayew. Parecia que seria um segundo tempo bem diferente para as “estrelas negras”, principalmente depois da expulsão do lateral-direito Eboué, que deu uma tesoura por trás em Amoah, aos 10 minutos. No lance seguinte, o próprio Amoah mandou bola na trave do goleiro Bary, quase empatando o jogo. O técnico marfinense, percebendo os problemas defensivos pelo lado direito, sacou Gervinho (o melhor jogador em campo segundo a Confederação Africana) para a entrada de Demel, que anulou as subidas de Addo e Asamoah Gyan. Gana levou um balde de água fria aos 22 minutos, quando Tiené fez um lindo gol em cobrança de falta. Quando todos pensavam que o lateral esquerdo cruzaria a bola para a área, Tiené mandou direto, no ângulo do goleiro Kingson. A partir daí, Costa do Marfim tomou as rédeas do jogo e passou a tocar a bola com inteligência. No fim, Halihodiz sacou Kalou para a entrada de Abdulkader Keita, do Galatasary. E foi de Keita o cruzamento para Drogba marcar o seu primeiro gol na Copa Africana de Nações, já nos acréscimos da partida. Ainda teve tempo para Bamba cometer pênalti sobre Asamoah Gyan, que converteu a cobrança. O resultado final de 3x1 fez explodir de alegria o torcedor marfinense que compareceu ao estádio. Vale destacar que o estádio de Cabinda (que tem capacidade para 20.000 pessoas) estava praticamente lotado para o jogo de hoje. Entre apitos, batucadas, cornetas e muita festa, os torcedores de Gana e Costa do Marfim deram uma verdadeira lição de paz aos revoltosos que tentaram destruir a imagem do país. O colorido estádio foi palco de uma excelente partida de futebol, entre duas seleções fortíssimas do continente. Apesar dos desfalques, Gana mostrou um bom futebol e a garotada que veio do Sub-20 tem potencial para ajudar muito a equipe, principalmente Opoku que é um jogador que se movimenta bastante e incomoda a defesa adversária. Pelo lado marfinense, classificação justa e folga merecida, já que os “elefantes” são apenas telespectadores na última rodada.

Faraós podem se garantir neste sábado

Dois jogos amanhã pela Copa Africana de Nações. A Nigéria enfrenta Benin no primeiro jogo do dia, precisando muito da vitória. Qualquer resultado contrário pode dificultar muito a vida dos nigerianos. Amodu Shaibu esconde o time que vai escalar para enfrentar os beninenses, sendo que a dúvida maior é Odemwingie que pode ser poupado. A pressão sobre o técnico Amodu Shaibu é grande e um insucesso na Copa Africana pode causar uma reviravolta no comando técnico da seleção, inclusive com o assistente Daniel Amokachi podendo assumir o comando. Pelo lado de Benin, o discurso é de respeito, mas a equipe se apega aos últimos sucessos de seleções como Gabão e Maláui para surpreender. Para isso, os “esquilos” apostam suas fichas no trio Sessegnon, Ogunbiyi e Omoyotossi que jogaram bem contra Moçambique. O outro jogo do dia é justamente dos “mambas” que enfrentam o líder Egito. Os “faraós”, com vitória simples, se garantem antecipadamente nas quartas de final. A grande esperança é Zidan, um dos grandes nomes do futebol egípcio nos últimos tempos e que preenche a ausência de Aboutrika e Zaki, que estão contundidos. Os moçambicanos, responsáveis pela eliminação da Tunísia nas eliminatória para a Copa, querem repetir o feito e contam com o ídolo Tico Tico para tentar um milagre. Nigéria e Benin jogam às 14 horas, enquanto que Egito e Moçambique fecham a rodada às 16h30 (horário de Brasília).

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO