O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Faraós classificados!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Goleiro Kapango divide bola com Moteab. O camisa 10 é um dos destaques dos faraós na Copa Africana de Nações.
Chitou (goleiro de Benin) divide bola com Obinna (atacante das "Super Águias"). Quem levou a pior foi o goleiro, que acabou se machucando e foi substituído.
O povo protesta pelas ruas de Cabinda. A ferida deixada pelos ataques terroristas contra a seleção de Togo jamais será apagada.

O Egito é a segunda seleção a se classificar de forma antecipada para as quartas-de-final, já que ontem a Costa do Marfim garantiu sua vaga. Neste sábado, os faraós venceram Moçambique pelo placar de 2x0, em jogo truncado e cheio de faltas. O resultado fez crescer a confiança dos egípcios, que lutam pela conquista de um inédito Tri campeonato. Na última rodada, os “faraós” jogam por um empate, para garantir a primeira colocação do grupo C. No outro confronto do dia, a Nigéria conseguiu vitória apertada sobre Benin, pelo placar de 1x0. O resultado foi importante para os nigerianos, que chegaram a vice-liderança do grupo com 3 pontos. Na quarta-feira a Nigéria precisa de vitória simples sobre Moçambique, para se classificar sem depender de outros resultados.
O dia de futebol em Benguela começou com o confronto entre Nigéria e Benin. Após início de jogo equilibrado, a Nigéria passou a ter o domínio das ações, com maior posse de bola. Mas a exemplo do primeiro confronto contra o Egito, os nigerianos não conseguiam transformar sua superioridade em chances claras de gol, a não ser em um lance quando Yakubu venceu a defesa beninense e ficou cara a cara com o goleiro. Por incrível que pareça, o atacante desperdiçou e mandou para fora aos 15 minutos. Com a corda no pescoço, o treinador nigeriano colocou uma equipe mais ofensiva em campo, com Obasi, Yakubu e Odemwingie formando um trio de respeito no papel, mas apenas com Odemwingie inspirado. Foi dos pés do jogador que saíram as melhores jogadas da Nigéria durante o jogo. Mais atrás, Mikel comandou bem e não permitiu que a correria de Benin surtisse efeito. Mesmo assim, muito pouco para um time que enfrentará Argentina e Grécia na Copa. Sessegnon foi o principal jogador de Benin na primeira etapa, ameaçando o gol nigeriano em cobrança de falta e em chute de fora da área, quando acertou a bola no travessão. No lance seguinte, a Nigéria teve pênalti a seu favor, após Boco interceptar cabeçada de Odemwingie com a mão. Yakubu bateu mal, mas fez o primeiro gol das “super águias”. Depois disso, a expectativa era de que a Nigéria crescesse no jogo, mas o futebol apático prevaleceu na segunda etapa. No início, Shittu chegou a ameaçar em cobrança de falta, mas o goleiro dos “esquilos” defendeu. Em seguida, o perigoso Sessegnon assustou a defesa nigeriana, primeiro em chute perigoso e depois ao dar uma bola açucarada para Kobena, que mandou na trave. A partir desse lance, que aconteceu aos 10 minutos, o jogo ficou sonolento. O único destaque foi à contusão do goleiro beninense Chitou, que se adiantou para interceptar uma linda jogada de Obasi, que lançou para Obinna ficar cara a cara com o goleirão dos “esquilos”. O goleiro bem que tentou se manter na partida, mas acabou substituído por Djidonou alguns minutos depois. Outro ponto negativo foi à contusão do zagueiro nigeriano Yobo, que saiu sentindo dores musculares e foi substituído por Apam. No fim, comemoração discreta dos nigerianos que se recuperaram na competição, mas estão cientes de que têm muita coisa para melhorar.
O Egito passou por situação semelhante no confronto contra os “mambas”. Em jogo truncado no primeiro tempo, Moçambique se prostrou na defesa, usando tática comprovadamente bem sucedida nessa Copa Africana, com Gabão e Burkina Faso. A primeira chance foi dos moçambicanos, quando Fumo chutou de fora da área. Os “faraós” passaram a controlar o jogo, mas não conseguiam passar pela defesa dos “mambas”. Zidan, Moteab e Shikabala bem que tentaram, mas sem sucesso. No início do segundo tempo, Hassan tentou cruzamento e Khan (um verdadeiro atacante para os adversários de Moçambique) mandou para as próprias redes. Foi o segundo gol contra do moçambicano em duas partidas na Copa Africana de Nações! No jogo contra Benin, Khan marcou um gol bisonho. Talvez fosse o caso do jogador ser escalado como atacante, afinal tem faro de gol, principalmente de gol contra. A partir daí, Moçambique passou a pressionar, mesmo de forma desorganizada. Lobo chegou a fazer o gol de empate, corretamente anulado por impedimento. No fim do jogo, Moteab tocou para Hassan que encontrou Gedo que, de costas para o gol, girou e mandou de primeira (sem deixar a bola cair) no ângulo de Kapango, fazendo 2x0 para os “faraós”. Apesar de atuação apagada, o time do técnico Hassan Shehata continua cotado como favorito ao título da Copa Africana. No primeiro jogo, Zidan havia sido o diferencial da seleção egípcia com grande movimentação e responsável pelas melhores jogadas. Apesar de ter se esforçado muito, Zidan não foi o mesmo no jogo de hoje. Isso contribuiu para a pouca produtividade dos faraós, que dependeram muito da movimentação de Hassan e Moteab, que fizeram boa partida. Na próxima quinta feira, o Egito enfrenta Benin apenas para garantir a liderança do grupo. Os “esquilos” ainda têm chances de classificação. Por outro lado, os “mambas” têm confronto direto com a Nigéria, em jogo que deve sair o segundo classificado do grupo. A Nigéria joga pelo empate, desde que Benin não derrote o Egito.

Amanhã Gabão pode se garantir e Camarões pode se despedir!

Após surpreender Camarões no primeiro jogo, a seleção do Gabão depende de vitória contra a Tunísia para garantir sua vaga nas quartas-de-final. As “panteras” querem mostrar que a vitória sobre os camaroneses não foi um acidente de percurso e têm boa chance em confronto contra a fria seleção da Tunísia. As “águias de Cartago” tentam a recuperação, após empate chocho com a Zâmbia na primeira rodada. A tradicional seleção tunisiana precisa fazer uma boa campanha na Copa Africana, para apagar a má impressão deixada nas eliminatórias, quando perdeu a vaga no último jogo. Na outra partida do dia, Camarões precisa vencer ou vencer no confronto contra os zambianos. O jogo deve selar a sorte dos “leões indomáveis” já que uma derrota pode causar uma eliminação precoce. Para Zâmbia, o desejo de repetir o feito de Gabão e, quiçá, entrar forte na briga por vaga. Tunísia x Gabão jogam às 14 horas, enquanto que Camarões x Zâmbia fecham a rodada às 16h30.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO