O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Eliminatórias Copa da Ásia

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Empate com a classificada Síria garantiu a China na Copa da Ásia 2011!

O ano de 2010 começou movimentado com os jogos das eliminatórias para a Copa da Ásia que acontecerá em 2011. 12 das 16 seleções que disputarão o torneio no Catar já estão definidas. Na rodada do último dia 06.01 outras cinco equipes garantiram suas vagas: Japão, Emirados Árabes, Irã, China e Bahrein. Também estão garantidas as seleções de Uzbequistão e Síria (classificadas anteriormente pelas eliminatórias), Iraque, Arábia Saudita e Coréia do Sul (três primeiras colocadas da Copa da Ásia 2007) e a Índia (campeã da última edição da AFC Challenge Cup). Ainda restam três vagas que serão conhecidas pelas eliminatórias, além da vaga a ser preenchida pelo campeão da AFC Challeenge Cup 2010.
Pelo gupo A, Japão e Bahrein se garantiram com vitórias. Os nipônicos derrotaram o Iêmen fora de casa pelo placar de 3x2. Já o Bahrein não teve trabalho para golear Hong Kong por 4x0. Com isto, os jogos restantes do grupo são apenas para cumprir tabela. Por outro lado, o grupo B continua indefinido com três seleções com chances. Com vitória por 2x1 sobre a Indonésia fora de casa (com direito a invasão de torcedor local), Omã entrou na briga por vaga. No outro jogo, Kuwait e Austrália empataram por 2x2, resultado que deixou as duas seleções com 8 pontos. O Omã está na cola com 7. Na última rodada, as três seleções brigam pelas duas vagas do grupo. Em casa, a Austrália precisa apenas de um empate com a eliminada Indonésia para se garantir. Enquanto isso Omã e Kuwait travarão uma verdadeira decisão, com a seleção visitante jogando pelo empate. As partidas da última rodada acontecem no dia 03 de Março.
Fouzi Basheer comemora gol contra a Indonésia. Com a vitória fora de casa, o Omã segue com chances de classificação na última rodada.

Já com o Uzbequistão garantido, o grupo C conheceu o seu outro classificado na quarta-feira, justamente a seleção dos Emirados Árabes que venceu a Malásia por 1x0. No grupo D, a China empatou com a Síria por 0x0 e se garantiu antecipadamente, pois o Vietnã não passou de um empate com a eliminada seleção do Líbano. A outra vaga restante das eliminatórias vai sair do grupo E. Na quarta-feira, ao vencer Singapura por 3x1, o Irã garantiu sua classificação. Com o empate por 0x0 entre Tailândia e Jordânia, a outra vaga do grupo será decidida na útima rodada. Até o momento, Tailândia e Singapura somam 6 pontos, enquanto que a Jordânia tem 5. Com essa situação, a Tailândia precisará do resultado fora de casa contra o Irã para disputar a competição no Catar. Jordânia e Singapura fazem confronto direto, além de torcerem por tropeço dos tailandeses.

AFC Challenge Cup 2010

Uma vaga extra para a Copa da Ásia 2011 saíra da edição da AFC Challenge Cup 2010, torneio que acontecerá entre os dias 16 e 27 de fevereiro na Sri Lanka. A competição, vale lembrar, não conta com nenhuma seleção asiática que está na briga por vaga nas eliminatórias. A próxima edição terá a participação de 8 seleções, divididas em dois grupos de 4. O grupo A conta com Sri Lanka, Bangladesh, Mianmar e Tadjiquistão. No grupo B está a atual campeã Índia, além de Coréia do Norte, Quirguizistão e Turcomenistão. Vale lembrar que se a Índia (já garantida na Copa da Ásia por vencer a AFC 2008) conquistar o BI campeonato, o vice campeão da edição de 2010 será automaticamente classificado para a competição no Catar.

O torneio internacional da amizade

A Coréia do Norte, adversária do Brasil na Copa do Mundo, conquistou um torneio amistoso realizado no Catar. Mesmo com a derrota para o Irã em seu último jogo, pelo placar de 1x0, os norte-coreanos somaram 6 pontos ao todo e terminaram na primeira colocação. Isso porque a Coréia venceu Catar e Mali, ambos por 1x0 e chegou em situação confortável na útima rodada. O título rendeu aos cofres da seleção campeã um prêmio de 170.000 euros.

1 comentários:

Karina Kate 8 de janeiro de 2010 às 06:01  

Ola Thiago,
Gostei muito da proposta do seu blog, é a minha primeira visita.
Mas com sinceridade: não sou muito fã do futebol. Gosto de assistir alguns jogos para ver as pernas dos jogadores.
belo post sobre a copa da asia... eles estão bem longe da gente.. rs
bjinhos*

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO