O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Especial- Copa do Mundo

sábado, 27 de março de 2010

Eslováquia
Em pé: Robert Vittek, Skrtel, Sestak, Mucha, Pekaric, Kopunec e Strba. Agachados: Durica, Weiss, Zabavnik e Stoch.

Essa é a primeira Copa do Mundo da Eslováquia, após separação da República Tcheca. Por sinal, os eslovacos constamente vêem os rivais tchecos participarem das principais competições, sendo lembrados como legítimos herdeiros da Tchecoslováquia. Depois de deixar a própria República Tcheca para trás nas eliminatórias, os eslovacos encaram Nova Zelândia, Itália e Paraguai na Copa do Mundo. Na defesa, Skrtel é a segurança do time. No meio de campo, o promissor Hamsik é quem comanda as ações. No ataque, a responsabilidade é de Sestak.

Projeção:A Eslováquia vai brigar com unhas e dentes pela classificação. Uma vitória maiúscula contra a Nova Zelândia é quase que obrigatória, afinal o saldo de gols pode definir a classificação final do grupo. Teoricamente, o adversário direto pela vaga é o Paraguai, mas não será surpresa nenhuma se a Itália se complicar nesse grupo e deixar a primeira colocação (quem sabe até a classificação) escapar. Os italianos, vale lembrar, tem um histórico de sofrimento em primeira fase de Copas.

Eslovênia
Em pé: Handanovic, Bostjan Cesar, Novakovic, Suler, Dedic e Birsa. Agachados: Radosavjjevic, Kirm, Brecko, Jokic e Stevanovic.

A Eslovênia volta a disputar uma Copa do Mundo, após ficar ausente da Copa de 2006. Para chegar ao Mundial, precisou enfrentar a repescagem, após ficar na segunda colocação em um grupo com adversários como Eslováquia (primeira colocada), República Tcheca, Polônia e Irlanda do Norte. A grande surpresa aconteceu justamente na repescagem, ao eliminar os russos. No primeiro jogo, após estarem perdendo por 2x0, os eslovenos acharam um gol nos acréscimos. Com isto, jogando em casa, conseguiram vitória simples por 1x0 e eliminaram a Rússia de Arshavin e Guss Hiddink, terceira colocada na última Eurocopa. A Eslovênia se caracteriza por um conjunto que sabe se defender e não por valores individuais. O grandalhão Novakovic, atualmente no Colônia, é a principal arma da equipe. O goleiro Handanovic e o meia Robert Koren foram outros destaques da campanha, considerados peças fundamentais para a classificação.

Projeção: Estados Unidos e Argélia são os concorrentes da Eslovênia na luta por vaga. As chances são reais para os três! Na verdade, os norte-americanos levam vantagem na teoria, devido aos bons resultados dos últimos dois anos. Mas a Eslovênia passou pela Rússia e isso confere créditos a uma das herdeiras da antiga Iugoslávia. Portanto, vem briga boa por aí! O Grupo C não é o grupo da morte, mas tem três seleções com condições de conseguir a segunda vaga, afinal a Inglaterra leva a primeira, se nenhum desastre acontecer, é claro.

Espanha
De pé: Casillas, Piquet, Busquets, Capdevila, Xabi Alonso e Fernando Torres. Agachados: David Silva, Xavi, David Villa, Arbeloa e Puyol.

Em algumas ocasiões, a Espanha chegou badalada para a disputa de uma Copa do Mundo e foi um fiasco. Das outras vezes, porém, a equipe não tinha vencido nada e seu favoritismo se baseava na fase dos jogadores, na campanha das eliminatórias, entre outras. Agora a “fúria” vem de uma conquista grandiosa, o título da Eurocopa de 2008. Além disso, a fase dos jogadores é ótima, a campanha nas eliminatórias foi impecável, o time tem conjunto e todo mundo se entende. Claro que cair diante de uma Argentina na semifinal ou perder uma decisão de Copa para a Inglaterra não pode ser considerado uma tragédia. Mas, cá pra nós, a imprensa brasileira vai cair em cima da Espanha, caso isso aconteça. Entre os destaques estão o goleiro Casillas, os meias Xavi e Iniesta e os atacantes Fernando Torres e David Villa.

Projeção: A Espanha passa com certa facilidade em seu grupo. Nas oitavas, porém, um confronto contra Costa do Marfim ou Portugal pode ser muito perigoso. Pior do que isso pode acontecer, caso o adversário de mata mata seja o Brasil. Se passar, pode pegar a Itália nas quartas de final. Lembre-se: qualquer resultado que não seja o título será um fiasco e a Espanha, injustamente, será taxada de amarelona. Para a maioria dos brasileiros, o título europeu não vale nada. Para mim tem um valor muito grande, quase que uma Copa, mas sem Brasil e Argentina, é óbvio.

EUA
Em pé: Altidore, Onyewu, Tim Howard, Bocanegra, M. Bradley e Casey. Agachados: Cherundolo, Donovan, Feilhaber, Bornstein e Holden.

Como sempre, não sabemos o que esperar dos EUA em uma Copa do Mundo. Em 2002 não esperamos nada e o time foi longe! Em 1998 e 2006 esperamos que fizesse alguma coisa, mas não fez nada. E agora? Bom, a campanha animadora da Copa das Confederações 2009 enche o time de moral, mas isso é pouco. Donovan continua sendo o grande nome do time e a esperança por uma classificação para às oitavas. No gol, Tim Howard é responsável por boas defesas. M. Bradley (filho do técnico), Onyewu, Bocanegra, Altidore e Dempsey formam uma das melhores seleções dos EUA de todos os tempos. Isso não significa quase nada!

Projeção: Os EUA brigam com Eslovênia e Argélia por vaga. Tem gente que se arrisca a dizer que os norte-americanos se classificam tranquilamente ou mesmo que podem surpreender a Inglaterra, como em 1950. Eu, particularmente, acredito que a equipe não repetirá o feito de 60 anos atrás. Mas um empatezinho na rodada de abertura contra os ingleses seria um ponto precioso na luta por vaga. Acho que os EUA podem e devem lutar por esse ponto e depois encarar os dois concorrentes, pensando na segunda colocação do grupo. O que vier, além disso, é lucro!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO