O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Especial- Copa do Mundo

sexta-feira, 26 de março de 2010

Coréia do Norte
Em pé: Cha Jong Hyok, Park Chol Jin, Ri Myong Guk, Ri Kwang Chon, Jong Tae Si e Kim Yong Jun. Agachados: Hong Yong Jo, Ji Yun Nam, Mun In Guk, Park Nam Chol e Ri Jun Li.

Em 1966 ninguém acreditava e os norte-coreanos venceram a favorita Itália. Esse jogo se tornou uma lenda da história das Copas! 44 anos depois, a situação é a mesma. Em grupo com Brasil, Portugal e Costa do Marfim, a previsão geral é de que a Coréia do Norte seja um saco de pancadas. Nas eliminatórias, a equipe eliminou Arábia Saudita e Irã, que frequentemente disputam a Copa. Mas as surpresas devem parar por aí! A grande maioria dos jogadores atuam no campeonato local, em um país que vive sob um regime de ditadura, fechado para o mundo. Saber informações dessa seleção é quase impossível! Muitas histórias são contadas, inclusive de que os jogadores apanham quando a seleção perde. A Copa não será transmitida ao vivo, haverá uma reprise apenas dos jogos que a equipe ganhar. Ou seja, nenhuma reprise deve acontecer! A dupla de ataque formada por Hong Yong-Jo e Jong Tae-Si deixa o seu time com medo? Mun In-Guk, o meio de campo e cérebro da seleção, seria reserva de qualquer clube do campeonato paulista.

Projeção: Repetir Trinidad e Tobago e sair da Copa sem levar goleada já será um grande feito. De qualquer forma, a esperança geral é de tirar pontos de alguém, quem sabe do Brasil na primeira rodada. Tudo pode acontecer numa partida de futebol, contrariando todas as previsões. Três derrotas por 1x0, por exemplo, seria fantástico para a Coréia do Norte. Pense nisso!

Coréia do Sul
De pé: Lee Jung Soo, Cho Yong Hyang, Ki Sung Yweng, Kim Jung Woo, Park Chu Young e Lee Woon Jae. Agachados: Park Ji Sung, Lee Chung Young, Lee Young Pyo, Lee Keun Ho e Ho Beom Seok.

Ao contrário de sua vizinha do norte, a Coréia do Sul tem motivos para acreditar numa classificação. Park Ji-Sung, o grande destaque do time, vive boa fase no Manchester United. O jogador é capitão da equipe e responsável pela criação das jogadas, municiando o ataque, que tem como destaque Park Chu-Young. Depois de campanha espetacular em 2002 (graças a arbitragem) e participação fraca em 2006, a Coréia do Sul quer mostrar que pode enfrentar as grandes seleções de igual pra igual.

Projeção: A maioria dos analistas esportivos colocará os asiáticos com poucas chances de classificação. Partindo do pressuposto de que a Argentina passa em primeiro, a outra vaga ficará em aberto entre Nigéria, Coréia do Sul e Grécia. Por ter conquistado uma Eurocopa em 2004 e por ter enfrentado eliminatórias mais competitivas, a Grécia aparece como segunda opção, um pouco a frente de Nigéria e Coréia do Sul. De qualquer forma, eu acredito que os sul-coreanos vão entrar na briga. Não será surpresa se os asiáticos superarem gregos e nigerianos, que não estão entre as mais fortes equipes de segundo nível. Por isso, fique atento! A Coréia do Sul não é uma galinha morta e tem Park Ji-Sung.

Costa do Marfim
Em pé: Tiote, Yaya Toure, Kolo Toure, Bamba e Tien. Agachados: Boubakar Barry, Eboue, Drogba, Zokora, Gervinho e Bakary Kone.

Eliminada pela Argélia na Copa Africana de Nações, a Costa do Marfim resolveu mudar o comando técnico um pouco antes do início da Copa. Valid Halihodzic foi demitido e ainda não foi anunciado o nome do novo treinador. A Costa do Marfim, ainda assim, é a seleção africana com os melhores jogadores, sendo temida por seus adversários. Didier Drogba, em grande fase, quer se consagrar na África do Sul. Eboué, Kolo Touré, Boka, Yaya Touré, Zokora, Gervinho e Kalou são nomes conhecidos para quem acompanha os principais clubes da Europa. Essa turma, cheia de vaidades, só está precisando se unir e formar uma verdadeira seleção.

Projeção: A Costa do Marfim tem um jogo chave contra Portugal na primeira rodada. Se vencerem os portugueses, os marfinenses chegam tranquilos para o jogão contra o Brasil. A tarefa é complicada! Passar de fase em grupo com Portugal e Brasil e depois correr o risco de enfrentar a Espanha nas oitavas de final parece ser fatal. Mas se a Costa do Marfim passa por esse teste de fogo, entrará na briga para ser a primeira seleção africana campeã do mundo. Time pra isso tem! O problema é que os concorrentes tem Cristiano Ronaldo, Liedson, Kaká, Luis Fabiano, Maicon...

Dinamarca
Em pé: Sorensen, Daniel Agger, Bendtner, Simon Kjaer, Kahlemberg e Kvist. Agachados: Jorgensen, Rommedahl, Jacobsen, Jakob Poulsen e Christian Poulsen.

A Dinamarca sempre surpreende em Copas do Mundo. Em 1986 recebeu o apelido de Dinamáquina. Em 1998 chegou às quartas de final e deu muito trabalho para o Brasil. Em 2002 ficou na primeira colocação em um grupo com duas seleções que já foram campeãs do mundo: França e Uruguai. Em 2010, a Dinamarca novamente aparece bem cotada. Pelas eliminatórias, sobrou em um grupo com Portugal (de Cristiano Ronaldo) e Suécia (de Ibrahimovic), ficando na primeira colocação. Destaque da campanha foram as duas vitórias contra a Suécia, ambas por 1x0 e a sensacional vitória contra Portugal por 3x2, em Lisboa. Tomasson e Bendtner formam uma boa dupla de ataque, para a felicidade do técnico Morten Olsen. Daniel Jensen, Rommedahl, Poulsen e Daniell Agger também merecem destaque.

Projeção: O maior problema da Dinamarca na primeira fase é o confronto com a Holanda, logo na primeira rodada. Em caso de derrota, os dinamarqueses jogariam sob pressão e dependeriam de vitórias contra Japão e Camarões para conseguirem a segunda vaga. Por outro lado, uma vitória ou mesmo um empate contra a Laranja daria muita moral ao escandinavos. De qualquer forma, a Dinamarca é a segunda força do grupo e pode enfrentar a Itália nas oitavas.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO